• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 24/10/2019 - 06:50h
Gustavo Linhares

Escritor mossoroense concorre a grande prêmio literário do país

Livro concorrente (Foto: reprodução)

O médico neurologista e escritor mossoroense radicado em São Paulo, Gustavo Linhares, 39, concorre a importante concurso literário do país. Ele está elencado entre os 20 finalistas da 12ª Edição do Prêmio São Paulo de Literatura (veja AQUI).

Linhares situa-se em uma das duas categorias da premiação, a de “Melhor romance de ficção do ano de 2018”, ao lado de mais nove concorrentes.

O livro “O infeliz das costa oca” é sua primeira incursão na seara ficcional, com produção da Editora Patuá (veja e adquira AQUI).

Ao todo, 175 livros entraram na competição e cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil (maior do Brasil).

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em dezembro. Permanecem na disputa autores naturais de sete estados brasileiros: São Paulo (6), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (3), Paraná (2), Goiás (1), Pernambuco (1) e Rio Grande do Norte (1), além de um finalista chileno.

A iniciativa do prêmio é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Paralelismo de paixão

Gustavo Linhares enveredou profissionalmente pela medicina, mas a literatura o abduziu de modo profundo. Puxou-o por esses escaninhos e labirintos ainda nos bancos acadêmicos – num paralelismo de paixão.

Afeito à prosa, sua escrita trata dos conflitos da existência humana.

Atualmente, ele também se dedica a estudos da literatura e teoria literária na Universidade de São Paulo (USP), além de sequenciar suas atividades como médico.

Nota do Blog – Gustavo é filho de Gracinha Linhares e sobrinho do meu amigo querido Diassis Linhares. É outro nome de nossa origem que envereda, bem, por esse universo fascinante da literatura. Há pouco vimos surgir José Almeida Júnior em dois romances de repercussão nacional (veja AQUI o mais recente). Temos o também médico João Paulo Gurgel de Medeiros no batismo do terceiro livro (veja AQUI), com registro positivo em crítica especializada do país. Outros tantos estão por aí, escrevendo, produzindo, lançando luz onde há tantas trevas. Ave!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que informação gratificante! Tão jovem, Gustavo Linhares, em especialidade difícil da medicina, apresenta seu amor à literatura e já tem produção apontada entre vencedoras. Parabéns, Gustavo!

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Oportuno ressaltar o quão deveras importante a inserção de um Mossoroense, não só lendo, mas, sobretudo escrevendo e se inserindo dentre figuras destaque no âmbito da nova literatura Potiguar/Nacional num país/Estado, que infelizmente, via de regra, desde priscas eras, não exercita o habito da leitura, por conseguinte da escrita.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.