• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 09/04/2021 - 16:14h
Saúde

Secretário diz que projeto do Hospital da Mulher não tinha pediatria

Mineiro contesta informação de Dix-sept Sobrinho (Foto: reprodução)

Mineiro contesta informação de Dix-sept Sobrinho (Foto: reprodução)

Segundo o secretário Fernando Mineiro, da pasta de Gestão de Metas e Projetos/coordenador do Projeto Governo Cidadão, o modelo original do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (em Mossoró) não sofreu alteração. Ele não possuía pediatria.

Seu pronunciamento é provocado pelo Blog Carlos  Santos, a partir da postagem sob o título “Médico lamenta que pediatria seja excluída do Hospital da Mulher”, veiculada nessa quinta-feira (8). Nela, o pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho se queixava de suposta modificação que excluiria seção pediátrica.

“Sobre essa notícia, eu informo que nosso governo não promoveu nenhuma mudança no projeto do Hospital da Mulher. E pela informação que tenho, o projeto original (gestão Robinson Faria-PSD) também não previa pediatria”, reforçou Mineiro.

“A proposta não foi modificada”, insistiu.

Para Dix-sept Rosado Sobrinho, esse equipamento que terá obras retomadas (veja postagem adiante) em breve ficará com grande lacuna na assistência infantil.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Ora, se o Hospital Pediátrico não fazia parte do plano original, que faça! Ainda é tempo. Se houve essa falha absurda, que seja corrigida.

  2. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    O projeto original tinha pediatria. Ele foi modificado ao longo do tempo, não na gestão Fátima Bezerra e deixou pelo caminho a unidade hospitalar pediátrica. Pena. Fiz parte, como vários outros técnicos, da elaboração do projeto original, lá atrás no tempo.

  3. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    E, algum tempo depois da modificação do projeto original, descobri que a pediatria tinha sido deixada de lado. Fiz declarações à imprensa tentando fazer retornar a pediatria. Mas não houve modificação. Alegaram, na época, que o Hospital Tarcísio Maia supria bem a demanda. Hoje vemos a enfermaria de pediatria do Hospital Tarcísio Maia , com pouco número de leitos e espremida entre a Traumatologia e o Unidade de pacientes com COVID-19. A pediatria estava no projeto original, sim. Não foi o governo Fátima Bezerra que o transformou de fato. O que chamo a atenção é que perdemos a oportunidade de ter um bom hospital pediátrico na cidade e região. Não tenho a intenção de tornar isto em uma polêmica partidária, mas algo que seja estudado como benefício para camadas mais desfavorecidas de nossa população. E pediatria é tradicionalmente relegada. Principalmente para quem não tem plano de saúde ou posso custear do próprio bolso tratamento para crianças e adolescentes.

  4. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    E, algum tempo depois da modificação do projeto original, descobri que a pediatria tinha sido deixada de lado. Fiz declarações à imprensa tentando fazer retornar a pediatria. Mas não houve modificação. Alegaram, na época, que o Hospital Tarcísio Maia supria bem a demanda. Hoje vemos a enfermaria de pediatria do Hospital Tarcísio Maia , com pouco número de leitos e espremida entre a Traumatologia e o Unidade de pacientes com COVID-19. A pediatria estava no projeto original, sim. Não foi o governo Fátima Bezerra que o transformou de fato. O que chamo a atenção é que perdemos a oportunidade de ter um bom hospital pediátrico na cidade e região. Não tenho a intenção de tornar isto em uma polêmica partidária, mas algo que seja estudado como benefício para camadas mais desfavorecidas de nossa população. E pediatria é tradicionalmente relegada. Principalmente para quem não tem plano de saúde ou posso custear do próprio bolso tratamento para crianças e adolescentes. Na comissão técnica original, vários profissionais fizeram parte. Da área da engenharia, arquitetura, enfermagem, pediatria, ginecologia e obstetrícia, administração etc. Ligados à Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, UERN etc. Pela Pediatria da UERN, designados eu e dr. Paulo Simonetti.

  5. Amorim diz:

    Ou é burro ou corre na frente de um trem
    Maternidade sem pediatra não existe.

  6. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    Corrigindo possa, e não posso.

  7. Marco Limeira diz:

    Incrível como se brinca de engenharia com a coisa pública. O ente público é useiro e vezeiro nessa prática de fazer projetos “nas coxas”, sem sequer verificar o atendimento à sua finalidade. Um “projeto de ar condicionado”é vital para se estabelecer a demanda elétrica de uma unidade complexa como essa. A subestação elétrica haverá de atender todas as demandas elétricas que a edificação requer. Se o projeto denominado “Hospital da Mulher” não contempla instalações para a medicina pediátrica, eu sinceramente não entendo como não detectaram isso. Será que pensavam que se tratava de um curral? de um matadouro? de um frigorífico? Não. Desde a concepção até o início (e sequência) de sua execução, é obrigação do ente público checar e verificar os possíveis erros, principalmente os que saltam aos olhos. Dizer que não modificou o projeto não exime a gestão atual de suas responsabilidades, tampouco a gestão que deixou “passar” esses erros tão absurdos. Não conheço o projeto, mas tenho a absoluta convicção que uma análise superficial, qualquer engenheiro civil detectaria enormes equívocos de projeto. Agora quanto de dinheiro do nosso será dispensado para adaptar o projeto e suscitar novas demandas? Parece que essa palavrinha “engenharia” não é conhecida no meio público.

  8. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    Se se fizer uma pesquisa jornalistica ou em blogs, se verificará que sempre defendi a construção do hospital pediátrico. Não é um desejo de agora. Não foi o governo estadual atual que o retirou do projeto original. Manteve o que vinha do governo anterior, sem modifiá-lo. Espero ter esclarecido a minha posição.

  9. Fernando diz:

    A revolta da família, é que a construção foi prometida durante muito tempo em estavam no poder e nada fizeram. Usaram durante anos no proselitismos político, sempre prometendo é nada foi feito, na realidade o que foi feito é o que a cidade sabe. Nada.

  10. PROFESSORA DE CAICÓ diz:

    Meu Deus que absurdo de projeto! Não contemplar a pediatria em uma obra de tamanha envergadura para a saúde…e absurdamente demais. Agora, ficar o governo do Rn, dizendo eu sabia disso. É no mínimo duvidoso esse tal propósito governamental, como se dissesse deixa mal feito do jeito que estava. Assim é concordar com o mal feito no segundo plano. A sociedade civil, organizada, impressa e o publico em geral tem que gritar êêêêpaaa! A imprensa da Capital, poderia contribuir??

  11. PROFESSORA DE CAICÓ diz:

    Correção: Imprensa!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.