• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 21/09/2021 - 20:50h
CPI

Auditores do TCE mostram que custo da Arena das Dunas é um mistério

Custos administrativos, valor total da obra e comparações com outros estádios edificados no Rio Grande do Sul e no Nordeste – em Pernambuco, Ceará e Bahia- marcaram os depoimentos  de duas testemunhas ouvidas nesta terça-feira (21). Foi durante mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa para apurar possíveis irregularidades no contrato para construção e administração da Arena das Dunas.

Os números da Arena das Dunas assustam até hoje, como a desinformação (Foto: João Gilberto)

Os números da Arena das Dunas assustam até hoje, como a desinformação (Foto: João Gilberto)

O primeiro a ser ouvido foi o auditor do Tribunal de Consta do Estado (TCE), Vladimir Sérgio de Aquino Souto, que antes de ser submetido à oitiva apresentou um documentário em vídeo sobre os pontos contidos no relatório elaborado por uma equipe do Tribunal.

Ele disse aos integrantes da CPI que sempre teve dificuldades de obter os documentos requisitados pela equipe, desde 2011 quando o Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações sobre o contrato com a empresa construtora, a OAS.

A questão principal era como a empresa tinha chegado a um orçamento de R$ 400 milhões para a demolição do Machadão e do ginásio Machadinho e construção da Arena das Dunas, para a Copa do Mundo der 2014.

Proposta muito alta

“Era uma proposta muito alta para a gente entender como chegaram àquela quantia, para a construção em três anos e um prazo de mais 17 anos de concessão. A única coisa era uma planilha que não dava a entender que tinham vários valores quebrados e no final dava um total de R$ 400 milhões. Isso era muito misterioso para nós”, disse o auditor Vladimir Sérgio.

Ele disse ainda que na comparação feita com a Arena Grêmio (construção privada), em Porto Alegre, construída pela mesma empresa, o preço do metro quadrado na Arena da Dunas foi 54,9% mais caro. Já em relação as Arenas do Nordeste que foram comparadas, o custo em Natal foi 40,9 % mais elevado.

Leia também: Essa culpa eu não carrego (Arena das Dunas).

O depoimento do auditor José Rosenilton seguiu na mesma linha e acrescentou que no caso da Arena do Grêmio é mais confortável e de qualidade maior, inclusive é toda coberta o que não acontece com a de Natal.

“A Arena do Grêmio (conheça AQUI) é a única na América do Sul que recebeu nota 5 da UEFA, que é mais exigente do que a Fifa”, afirmou Rosenilton.

Nota do Blog – A Arena do Grêmio foi concluída em 2012 e, mesmo assim, com tamanha qualidade e cerca de um ano e meio antes da Copa do Mundo de 2014, não foi relacionada para receber jogos.

O país precisava de estádios novos e caríssimos para alimentar o apetite desenfreado da corrupção. O RN fez parte desse círculo de rapinagem, mas infelizmente é pouco provável que alguém seja punido.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Tanto barulho pra nada. Comissão de Piada Inventada-CPI, aqui e em Brasília. Aguardemos as desculpas finais.

  2. João Claudio diz:

    O brasil é um país que não deu certo. Aqui, nada se cria, nada é inventado. Quando o povo não está andando para trás, está andando para os lados. Pra frentemente, só quando sofrem uma topada.

    E vem aí o dia 30 de setembro, a maior fake news da história de Rosadolândia, antiga terra dos monxorós.

    Figa, pé de pote.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.