terça-feira - 12/11/2019 - 23:58h

Pensando bem…


“Toda coragem precisa de um medo para existir”.

Bráulio Bessa

Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 12/11/2019 - 23:46h
Caicó

Episódio de suposto atentado carece de melhor roteiro


A versão divulgada pelo prefeito caicoense Robson Araújo (MDB), o “Batata”, de que teria sofrido um atentado à tarde dessa última segunda-feira (11), quando supostamente um motorista tentara atropelá-lo na BR-427 (área urbana), carece de um roteiro mais verossímil.

Mesmo sem ser citado nominalmente, o motorista Fabiano Laércio Dantas acabou se pronunciando e contestou a versão do prefeito.

Batata chegou a dizer ao Blog do Marcos Dantas enxergar o episódio como de conotação “política”.

O caso deve virar uma polêmica mais jurídica do que político-eleitoral ou mesmo policial.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Assembleia Legislativa - Queijeiras - Art&C - 23-10-19
terça-feira - 12/11/2019 - 23:32h
Mossoró

Tem secretário municipal na corda bamba


A bancada governista na Câmara Municipal de Mossoró quer maior afinação entre secretariado/auxiliares de outros escalões e eles.

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e o líder do rosalbismo, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, estão bem bem cientes disso.

O assunto foi tratado em reunião (veja AQUI) do grupo com ambos em Tibau no domingo (10), não obstante o desmentido de que ocorrera um encontro sem qualquer pauta política (veja AQUI).

Tem secretário com nome na corda bamba.

Se não ‘entrar nos eixos’ poderá ser substituído.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
terça-feira - 12/11/2019 - 23:02h
Mossoró

Ex-prefeito será ouvido sobre contas por vereadores


Do Blog Saulo Vale

A Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Mossoró vai começar a analisar as contas do ex-prefeito Francisco José Júnior (sem partido), referentes ao ano de 2016. Essa análise deve acontecer em um prazo de até 30 dias.

O grupo deverá convocar o ex-gestor, ainda neste ano, para apresentar a sua defesa, de forma presencial. A decisão vem logo após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviar ao Legislativo mossoroense o parecer prévio pela reprovação das contas do ex-gestor. A Corte alega que o ex-prefeito não prestou contas ao órgão, nem apresentou sua defesa, mesmo tendo sido convocado várias vezes.

Plenário

Após todo o trâmite na Comissão, o plenário vai votar se aprova ou não as contas de Francisco José Júnior, o que deve acontecer ainda neste ano. Ele precisa de uma maioria qualificada (14 votos) para aprovação.

Se a Câmara ratificar a desaprovação, o ex-gestor terá complicações, como inelegibilidade e pagamento de multas. As contas da gestão Francisco José Júnior de 2014 e 2015 também foram reprovadas pelo TCE, mas a Corte ainda não enviou o parecer à Câmara. Por isso que agora só serão analisadas as de 2016.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Repav - 30 Anos - Residencial Dix-neuf Rosado - Mais Publicidade - 240-08-19
terça-feira - 12/11/2019 - 22:40h
ESF

Servidores têm promessa de correção salarial para 2020


Audiência avançou: falta compromisso (Foto: cedida)

Servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) foram recebidos hoje (terça-feira, 12) à tarde pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e alguns secretários. Saíram com a promessa de que a demanda deles começará a ser atendida a partir de março de 2020, sendo dividida em 6 parcelas.

A prefeita se comprometeu em enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal no mês de fevereiro do próximo ano com a correção do vencimento dos servidores, os quais trabalham em uma jornada de 40 horas, mas possuem o equivalente a 20 horas.

Promessa anterior

Em audiência anterior, ela mesma falou que enviaria projeto para já começar em janeiro, pois temia impedimentos legais devido legislação eleitoral. Agora resolveu passar mesmo para 2020.

Os servidores queriam que o projeto de lei fosse enviado ainda nesse ano, mas a prefeita alegou impossibilidade e deu a garantia que de fevereiro não passaria. Esperam não ser decepcionados.

Participaram ainda da reunião os secretários de Administração, Pedro Almeida; da Saúde, Saudade Azevedo, além da Procuradora Geral, Karina Ferreira e Consultor Geral Anselmo Carvalho.

Nota do Blog – Cuidado com as condutas vedadas em ano eleitoral, prefeita. Só lembrando.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Política / Saúde
terça-feira - 12/11/2019 - 14:00h
Nota de Esclarecimento

Bancada diz que não tratou sobre política com Rosalba e Carlos


Em relação à postagem “Rosalbismo e bancada acertam rateio de cargos e obras”, feita ontem (11) neste Blog, esclarecemos que o encontro de vereadores com a prefeita Rosalba Ciarlini, em Tibau, domingo (10), foi uma reunião social, sem caráter de articulação política ou legislativa.Estávamos acompanhados de familiares e assessores, em compromisso informal mantido em ambiente coletivo, o que pode ser provado, por diversas testemunhas, não ter havido diálogo reservado e nenhuma abordagem sobre atuação na Câmara Municipal de Mossoró.

Lamentamos profundamente que confraternização de colegas de trabalho tenha sua finalidade deturpada, ao ponto de ser relacionada a práticas políticas não republicanas e condenáveis – as quais têm nosso absoluto repúdio e que não coadunam com os princípios que nos movem.

Vereador Alex Moacir – MDB

Vereadora Aline Couto – Avante

Vereador Didi de Arnor – PRB

Vereador Emílio Ferreira – PSD

Vereador Flávio Tácito – PcdoB

Vereadora Izabel Montenegro – MDB

Vereador Professor Francisco Carlos – PP

Vereador Manoel Bezerra – PRTB

Vereadora Maria das Malhas – PSD

Vereador Ricardo de Dodoca – Pros

Vereador Rondinelli Carlos – PMN

Vereadora Sandra Rosado – PSDB

Vereador Tony Cabelos – PSD

Vereador Zé Peixeiro – PTC.

Nota do Blog - Como é comum, jamais favor, este Blog dá o contraditório – procedimento absolutamente corriqueiro. É um direito alheio, preservado com zelo por nós.

Estranhamos, porém, que o vereador Flávio Tácito seja endossante de uma nota que se refere a um “compromisso informal” em que ele não esteve presente.

Da próxima vez, seria interessante que divulgassem em seus endereços em redes sociais um encontro tão harmonioso e apolítico. Até esse horário (14h do dia 12 de novembro de 2019), não há uma única foto no Instagram dos vereadores signatários da nota, que retrate a confraternização. Inclusive, não colocamos qualquer foto nesta postagem, por não encontrarmos nada nos endereços dos respectivos vereadores.

Agora, depois que detectamos esse pequeno lapso de memória coletivo, todos estão liberados à publicação.

Ainda bem que não foi algo secreto, fechado, para tratar sobre política.

Mais um ponto: o que veiculamos não tem nada de fora dos hábitos republicanos, mas é da própria cultura política nacional. Ou o casal Rosalba e Carlos vai ofertar cargos comissionados e indicação de obras para a oposição? Não emitimos juízo de valor, mas os vereadores é que deixam implícito que não vão indicar qualquer obra nem receber sequer um cargo, nessa relação com o governo.

Em campanha à reeleição, com certeza não vão propagar que pediram ou indicaram qualquer realização governamental. Se o fizerem, estarão entrando em contradição com essa Nota de Esclarecimento.

Repetimos (veja AQUI) que publicamos informações colhidas de fonte diretamente envolvida no encontro, onde estiveram familiares e assessores dos vereadores. Foi algum vereador (a)? Nada mais podemos adiantar, apesar da vontade.

Por fim, que fique claro: este espaço é plural, é “Nosso Blog”, estando sempre à disposição para divulgar as boas proposições e condutas, aberto à dialética. Um exemplo? Veja essa postagem que trata de proposta da vereadora e amiga Aline Couto (Avante): Projeto de Ficha Limpa Municipal é aprovado na CCJR.

É só.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Mossoró Oil & Gas Expo
terça-feira - 12/11/2019 - 13:16h
Zona rural

Prefeitura anuncia término de recuperação de estrada


A Prefeitura de Mossoró, através da secretaria de Infraestrutura, concluiu o serviço de recuperação da estrada vicinal de acesso ao complexo Alagoinha e comunidades da região. Foram recuperados 17 km da via, melhorando as condições de tráfego da população do local. Na recuperação foram utilizadas máquinas de compactação, piçarramento e todo o nivelamento da via.

Em vários momentos, população na área fez protestos cobrando serviços, a ponto de ocorrer interdição ao tráfego (veja AQUI e AQUI).

Rosalba recebeu esclarecimentos sobre trabalhos em visita a um dos trechos da obra (Foto: PMM)

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP), acompanhada da equipe da infraestrutura, visitou o local na manhã desta terça-feira, 12, e falou do trabalho que foi realizado no local. “Esse é um trabalho que a gente vem realizando incansavelmente de melhorias das estradas da zona rural do município. Foram 17 km recuperados desde lá na Abolição 4 chegando aqui nessa região de Lajedo, Coqueiro e Arisco, melhorando as condições das estradas”, comentou.

Além da recuperação do Complexo Alagoinha, a prefeitura garante que já recuperou diversas estradas vicinais no Polo Maísa, Comunidade Favela, Lagoa do Xavier, Serra Mossoró, Córrego Mossoró, Sítio Ema, Santo Antônio e Tabuleiro Alto.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 12/11/2019 - 12:26h
Previ-Mossoró

Rosalba tem dívida recorde com previdência municipal


Em seu site na Internet (veja AQUI), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) apresenta números da situação financeira do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró), gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A entidade disseca levantamento feito em fontes oficiais e revela sua preocupação.

“O Sindiserpum mostra que o rombo “é maior do que se imagina” e já alcança o montante de R$ 43.208,708,14″, diz a postagem. Veja mais abaixo:

Em março de 2017, a Prefeitura, com o aval da sua base de vereadores (sempre eles), conseguiu parcelar uma dívida de gestões anteriores no valor de R$ 75.466,651,94 em até 200 meses. Destes valores também já constavam os três meses da gestão Rosalba (janeiro a março).

Na mesma ocasião, foi aprovado que até a data de publicação do parcelamento, Rosalba poderia fazer um outro parcelamento em 60 meses, o que só veio a acontecer em agosto de 2017. Desta forma, só de parcelamento, a conta de Rosalba com o Previ já somava R$ 23.593.197,05.

Atualmente, Rosalba ainda deve destes valores R$ 19.494,390,36. Não bastasse isto, de agosto de 2018 para cá, Rosalba já tem atrasado mais de um ano da dívida junto à previdência municipal. Algo que já ultrapassa os R$ 23.714.317,78. Bom destacar, que o último levantamento feito foi em agosto e nós já estamos em novembro.

Rosalba é responsável por 40% da dívida

Os números até agosto de 2019 revelam que, só da gestão Rosalba, a dívida com o Previ é 43.208.708,14. E se considerarmos a dívida inteira do Município de Mossoró com o Previ, chegamos a impressionantes R$ 108.823.151.39.

Em menos de três anos de governo, Rosalba é responsável por 40% de toda a dívida acumulada do Município de Mossoró com o Previ. Um calote sem precedentes, assim como ela fez com a Previdência Estadual, quando foi governadora.

Mas, se depender do Sindiserpum, tal tragédia não vai acontecer em nível municipal. A assessoria jurídica do sindicato está preparando ação judicial para cobrança da dívida e garantir o direito dos servidores municipais à sua aposentadoria.

“Não iremos permitir de Rosalba sucatei o Previ-Mossoró como fez com Fundo Previdenciário dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte. Já acionamos o nosso departamento jurídico e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger os nossos aposentados da maldade de Rosalba”, comenta a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha.

Nota do Blog - Vamos procurar ouvir o outro lado, ou seja, o Previ-Mossoró, autarquia que administra a previdência municipal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • WR Industrial - Agência Ágape - 09-10 a 28-12-19
terça-feira - 12/11/2019 - 11:12h
Quinta-feira, 14

“Lula Livre” fará “Descida do Alto de São Manoel”


Está definida para a próxima quinta-feira (14) em Mossoró, a partir das 18h, movimentação para comemorar a liberdade do ex-presidente Lula da Silva (PT).

Será a “Descida do Alto de São Manoel – Lula Livre”, percurso tradicionalmente utilizado em campanhas eleitorais em Mossoró, que percorre uma de suas principais avenidas, a Presidente Dutra.A concentração será ao lado da Igreja de São Manoel na mesma artéria, seguindo até o centro da cidade, Rua Juvenal Lamartine, 1912, próximo à Praça da Convivência. É o local onde está instalado o Comitê Lula Livre – inaugurado dia 1º de junho deste ano.

A mobilização é organiza pelo Diretório Municipal do PT, com participação da deputada estadual Isolda Dantas.

Na sexta-feira (8), data da libertação (veja AQUI) do ex-presidente que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba-PR, já ocorrera uma movimentação local espontânea.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
terça-feira - 12/11/2019 - 08:48h
Política

Dúvidas e o valor da boa fonte jornalística


Nos intramuros da Câmara Municipal de Mossoró, alguns se perguntam: como o Blog Carlos Santos soube detalhes de reunião entre bancada governista e o casal prefeita Rosalba Ciarlini (PP)-Carlos Augusto Rosado, ocorrida em Tibau?

Resposta: conversando com fonte confiável que estava lá, diretamente envolvida nas discussões.

Só isso.

Pronto!

Agora podem voltar ao trabalho e encerrem esse nhenhenhem. Estão ficando chata essa roda de desconfiança.

Leia também: Rosalbismo e bancada acertam rateio de cargos e obras.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Mossoró Oil & Gas Expo
terça-feira - 12/11/2019 - 08:08h
Bye

Presidente Bolsonaro deixa PSL e quer puxar 100 deputados


Da Agência Meio

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar hoje que deixa o PSL, legenda pela qual se elegeu, conta Igor Gadelha. Será em uma reunião marcada para às 16h, no Planalto, com parte da bancada de deputados da sigla. Bolsonaro informará que vai para um partido novo, criado do zero, e quem desejar acompanhá-lo será bem-vindo. Os planos do presidente são de recolher as muitas assinaturas necessárias fazendo uso de um app criado para smartphones. (Crusoé)

Presidente resolve tomar decisão com riscos de perdas em embate com comando do PSL (Foto: Tânia Rêgo)

Sem nome

Ainda não tem nome, este novo partido da direita bolsonarista. Mas será um bocado digital. Não só nascerá a partir de um app como, de acordo com Bela Megale, como terá site lançado esta semana, fará cobrança de mensalidade e promoverá uma vaquinha online — crowdfunding. (Globo)

Pois é…

Só que não pode, diz Guilherme Amado. O TSE não aceita coleta de assinaturas por meio digital. São necessárias 500 mil, que devem ser validadas uma a uma, sempre com número do título eleitoral. Ainda assim, o presidente tem por meta juntar cem deputados de diversas siglas — PSL, Novo, DEM, PP, PTB, PL e PSDB.(Época)

Não virá sem resposta

O PSL deve expulsar os parlamentares que apoiarem a nova legenda e requisitar, na Justiça, seus mandatos. Vai também montar uma força-tarefa para impugnar assinaturas apresentadas aos cartórios eleitorais. De acordo com o Painel, os primeiros a aderir ao novo grupo serão prefeitos, governadores e senadores. Deputados e vereadores os seguem quando o registro pelo TSE já estiver finalizado. Os advogados do presidente tentarão, na Justiça, conseguir parte do fundo eleitoral que cabe ao PSL. (Folha)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
segunda-feira - 11/11/2019 - 23:59h

Pensando bem…


“Só os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso os ladrões permanecem no poder e os falsos profetas continuam a pregar.”

Charles Spurgeon

 

Categoria(s): Pensando bem...
  • WR Industrial - Agência Ágape - 09-10 a 28-12-19
segunda-feira - 11/11/2019 - 23:48h
Economia

Grupo hoteleiro vai investir cerca de R$ 100 milhões no RN


A rede hoteleira potiguar irá ganhar um reforço de peso para as próximas temporadas.

O grupo SERHS irá construir um novo hotel na Via Costeira, em um investimento aproximado de R$ 100 milhões no terreno ao lado do empreendimento já instalado na região. A confirmação do investimento foi dada por executivos do grupo durante reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) nesta segunda-feira (11).

Representantes do Serhs foram recebidos por Fátima Bezerra e o seu vice Antenor Roberto (Foto: Demis Rousos)

A expectativa é de que o empreendimento gere 500 empregos diretos na construção e mais 300 na fase de operação.

“Essa é uma das melhores notícias deste fim de ano. Vamos dar toda atenção e trabalhar com zelo para dar segurança jurídica ao investimento e garantir os empregos. A iniciativa do grupo SERHS está alinhada com o que o Governo pensa e mostra que a nossa tomada de iniciativa está gerando resultados”, afirmou a governadora.

O SERHS é originário da Catalunha, na Espanha. O diretor geral do SERHS Natal Grand Hotel, Willian Lass, disse que tinha estudos mostrando viabilidade do investimento. Não tem dúvidas quanto ao negócio.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Economia
segunda-feira - 11/11/2019 - 23:20h
Saúde da Família (ESF)

Servidores vão ter audiência “definitiva” com prefeita


Amanhã (terça-feira, 12), os servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) têm uma audiência marcada com a prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), às 15h.

Todos esperam uma proposta “definitiva” por parte da prefeitura em relação à pauta de reivindicação, que assinala sobretudo pleito para recuperação de perdas salariais que se arrastam há cerca de 12 anos.

Essa audiência foi postergada várias vezes nos últimos meses, mas agora se espera apresentação de impacto financeiro e proposta da municipalidade para atendimento à categoria.

Os servidores terão uma reunião no dia seguinte para o repasse das informações da audiência com a prefeita e tomada de decisões. Data e local ainda serão definidos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Repav - 30 Anos - Residencial Dix-neuf Rosado - Mais Publicidade - 240-08-19
segunda-feira - 11/11/2019 - 22:40h
Cultura

“Carrossel da Leitura” desembarca em Mossoró nessa terça


O Carrossel da Leitura está fazendo girar a literatura potiguar em várias cidades do Rio Grande do Norte e, agora, chega em Mossoró com uma edição especial para encerrar as atividades de 2019. Em Mossoró, o projeto que é realizado através do patrocínio da Cosern, por meio da Lei de Incentivo cultural Câmara Cascudo, será realizado nesta terça-feira (12), na Estação das Artes Eliseu Ventania, a partir das 14h. Conta com o apoio da Prefeitura de Mossoró, que viabilizou o local e o convite para professores e estudantes de Escolas Públicas da região.

O projeto Carrossel de Leitura já levou os  escritores e suas obras para Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macau, Caicó e chegará agora nesta primeira quinzena de novembro na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Escritores

Nesta edição será completada a distribuição de 800 livros previstos para o circuito das sete cidades em 2019. Os escritores que estarão presentes em Mossoró são José de Castro, Junior Dalberto, Anna Celina, Drika Duarte e Glácia Marillac.

A entrada de todas as edições do Carrossel é franca e você pode participar!  Acompanhe o projeto pelas redes sociais @carrosseldeleitura e ajude a literatura potiguar a continuar girando no Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 11/11/2019 - 21:50h
ANL

Padre Sátiro receberá “Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo”


A Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) vai laurear o professor-padre Sátiro Cavalcanti Dantas com a medalha “Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo”.A comenda deriva, segundo justificativa da própria ANL, pelo “estímulo às atividades artísticas e culturais, incentivo à produção e valorização de artistas e literatos”.

A entrega da medalha acontecerá na próxima quinta-feira (14), às 19h, na sede da Academia.

Nota do Blog – Sátiro é sempre merecedor de homenagens dessa envergadura. Estaremos lá, ao vivo e em cores, prestigiando-o.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura / Gerais
  • Repav - 30 Anos - Residencial Dix-neuf Rosado - Mais Publicidade - 240-08-19
segunda-feira - 11/11/2019 - 19:14h
Teatro

Clowns de Shakespeare fará aniversário com “Abrazo”


No dia do seu aniversário de 26 anos, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare apresentará na Casa da Ribeira em Natal, o espetáculo Abrazo.

A peça será encenada a partir das 17 horas, no próximo domingo (17).

É inspirado na obra “O Livro dos Abraços” do jornalista e escritor Eduardo Galeano.

Os ingressos já estão disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira, na bilheteria da Casa ou pelo WhatsApp (84) 98704 0265.

Recentemente, o Clows envolveu-se numa polêmica de repercussão nacional, quando teve o Abrazo suspenso pela patrocinadora Caixa Econômica Federal (CEF), por suposta censura (veja AQUI).

O caso se desdobrou para a esfera judicial (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 11/11/2019 - 18:42h
Festa de Santa Luzia

Começa quarta-feira (13) a I Exposição da Luz


Documentos e objetos históricos que compõem o acervo da Paróquia de Santa Luzia e da Diocese de Mossoró estarão reunidos na I Exposição da Luz, que será aberta ao público nesta quarta-feira, 13 de novembro, a partir das 19h, no Parteje Shopping Mossoró.

I Exposição da Luz terá dois locais (Foto: divulgação)

A exposição está inserida na programação da Festa de Santa Luzia 2019. O público poderá conferir essa primeira parte da exposição no Parteje Shopping até o dia 1º de dezembro.

Em seguida, no dia 04 de dezembro, a exposição será aberta no Memorial da Resistência, na sala Joseph Boulder, indo até o dia 20 de dezembro.

O vigário-geral, Padre Flávio Augusto, está à frente dessa iniciativa.

Uern

A exposição é coordenada por Nelson Filho, numa comissão formada ainda por Cristiane Fernandes e Glicinara Alves.

O trabalho de catalogação, registro e exposição do acervo conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sob coordenação dos professores Fabiano Mendes, Pró-reitor de Extensão e historiador e Saulo Gomes, do Departamento de Turismo da instituição.

O acervo histórico que estará exposto ao público é composto por documentos, vestes e objetos sacros.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Mossoró Oil & Gas Expo
segunda-feira - 11/11/2019 - 16:38h
Câmara Municipal

Projeto de “ficha limpa” municipal tem aprovação na CCJR


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Mossoró aprovou vinte projetos de lei nesta segunda-feira (11), em reunião no plenário da Casa. Entre eles, o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo (PLOL) 335/2018, de autoria da vereadora Aline Couto (Avante).

Vereadora Aline Couto é autora da proposta que alcança, se aprovada em plenário, os dois poderes (Foto: Edilberto Barros)

A proposição institui a exigência de ficha limpa para nomeação nos cargos comissionados dos poderes Executivo e Legislativo de Mossoró.

A proposta, que segue para outras comissões da Câmara, vincula as nomeações para Prefeitura e Câmara à Lei Complementar (nº 135 de 04 de junho de 2010), conhecida como Lei da Ficha Limpa. Impede a eleição de candidatos condenados por órgão colegiados a cargos políticos.

Caso a lei seja aprovada na Câmara e sancionada pela Prefeitura, a regra se estenderá às nomeações para cargos comissionados em Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
segunda-feira - 11/11/2019 - 15:52h
Reunião

Rosalbismo e bancada acertam rateio de cargos e obras


Rateio de novos cargos comissionados na municipalidade, indicação de obras do empréstimo “de até R$ 150 milhões” para maior retorno eleitoral, discussão sobre defesa do governo na Câmara Municipal, ação (ou reação) ao crescimento da oposição e questionamentos sobre secretariado. Basicamente essa foi a pauta de reunião da cúpula do rosalbismo com sua bancada de vereadores, nesse domingo (10).

O encontro regado à boa mesa aconteceu na residência da prefeita Rosalba Ciarlini, na cidade-praia do Tibau.

Rosalba-Carlos: bancada afinada (Foto: cedida)

Formada por 14 vereadores (e pontualmente contando com o apoio do “independente” João Gentil-Rede), contra seis da oposição, os governistas tiveram garantia de mais cargos, conforme projeto encaminhado ao próprio legislativo na sexta-feira (8), para “aprovação imediata”.

Mas nessa segunda-feira (11), a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) pediu a devolução do Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) 140/2019, para complementação de “anexos obrigatórios” (veja AQUI).

Obras direcionadas

Quanto às obras, o casal prefeita Rosalba-ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado tem prioridades estratégicas para fortalecerem imagem eleitoral do governo no próximo ano. A conversa é para encaixe de pedidos dos vereadores, sobretudo em pavimentações de ruas em seus redutos.

Houve consenso de que existe necessidade de afinação da bancada para defesa do governismo no plenário da Câmara Municipal, além de se admitir que é preciso rápida ação (ou reação) ao nítido avanço do bloco de oposição na sucessão municipal.

Não houve parcimônia em relação a alguns secretários e outros auxiliares da prefeita no governo. Bancada quer mais “espaços” para atendimento de seus pleitos, valorizando-se perante o eleitorado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Mossoró Oil & Gas Expo
segunda-feira - 11/11/2019 - 12:14h
PRIMEIRA MÃO

Rosalba pede de volta projeto que cria 30 cargos em prefeitura


Rosalba "combate" crise com cargos comissionados (Foto: arquivo)

Através do Ofício 441/2019-PMM, a Prefeitura de Mossoró solicitou à Câmara Municipal, hoje (segunda-feira, 11), a devolução do Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) 140/2019.

A matéria instituía novos 30 cargos comissionados na municipalidade.

Os cargos de Técnico de Nível Médio (TNM), com salário de R$ 1.388,98, seriam criados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, cuja titular é Lorena Ciarlini, filha da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Lorena teve seu nome comentado para ser candidata a deputado estadual no ano passado.

Crise, mais cargos e campanha eleitoral

A justificativa oficial da Prefeitura para retirada da matéria, enviada ao Legislativo sexta-feira (8), foi o não envio de anexos obrigatórios. Caso a continuasse em tramitação, o projeto poderia ser votado, em regime de urgência, próxima semana.

O assunto foi mostrado em primeira mão nesse domingo (10) pelo Portal do Oeste, editado pelo jornalista Magnos Alves. Causou péssima repercussão, em face da gestão da prefeita Rosalba alardear que enfrenta grave crise financeira, inclusive com atraso há vários meses no pagamento da remuneração de pessoal.

Não custa lembrar: próximo ano tem campanha eleitoral municipal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
segunda-feira - 11/11/2019 - 11:32h
Francisco José Júnior

Contas de ex-prefeito são reprovadas; Câmara analisa amanhã


Do Blog do Barreto

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) reprovou as contas do exercício 2016, o último com Francisco José Junior a frente da Prefeitura de Mossoró.

Francisco José Jr.: problemas (Foto: arquivo))

A decisão da corte de contas está em forma de parecer prévio e será analisada pela Câmara Municipal de Mossoró. A votação está prevista para ser realizada amanhã. Será o único item da pauta.

Consta no acórdão do TCE que o prefeito não apresentou defesa mesmo sendo diversas vezes citado e que o ex-prefeito não apresentou as contas ao órgão.

Para a Câmara Municipal confirmar a desaprovação das contas do ex-prefeito é necessária maioria qualificada de 2/3, ou seja: 14 votos.

O caso já foi remetido ao Ministério Público Estadual.

Outros anos

Consta ainda que as contas dos anos de 2014 e 2015 da gestão de Francisco José Junior também foram reprovadas, mas não tiveram envio ao legislativo até o momento.

Leia o parecer prévio do TCE AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.