quarta-feira - 21/08/2019 - 14:06h
ECIM

Corretores de imóveis terão eventos comemorativos dia 27


Para comemorar os 57 anos de regulamentação da profissão de corretor de imóveis, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RN) realizará uma programação especial. Será aberta em Mossoró.

No próximo dia 27 (terça-feira), as comemorações ensejarão o XXI Encontro de Corretores de Imóveis (ECIM), com palestra da coach e mestre em Administração, Auri Trindade, às 20h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ela vai abordar o tema “O poder da ação”.

Em seguida acontecerá jantar de confraternização dos corretores no I’L Giardino Della Pizza, centro da cidade.

Para participar, o corretor de imóveis deve fazer sua inscrição no site do CRECI e levar 2 kgs de alimentos não perecíveis, no dia do evento.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 21/08/2019 - 09:44h
Política

Partido sem comando deve parar nas mãos do rosalbismo


Genivan e Tomaz saíram de comando (Foto: montagem)

Sem comando e sem referência alguma em Mossoró desde a campanha estadual do ano passado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) deverá ficar no arco de partidos ligados ao rosalbismo, para projeto de reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Só para lembrar: na disputa eleitoral de 2018, o seu filho Kadu Ciarlini (PP) foi candidato a vice-governador na chapa do dirigente estadual do PDT, o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves.

Anteriormente, os ex-vereadores Tomaz Neto e Genivan Vale conduziam e eram as principais referências do pedetismo mossoroense.

Mas eles se afastaram da gestão por divergência com comando estadual (veja AQUI) em agosto do ano passado. Não seguiram a candidatura de Carlos Eduardo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Lion - Banner - 17-08-19
quarta-feira - 21/08/2019 - 08:34h
Veja lista

Bolsonaro vai privatizar 17 estatais, como Correios e Eletrobras


Do Poder 360

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) anuncia nesta 4ª feira (21.ago.2019) uma lista de 17 empresas estatais que serão privatizadas.

Eis a lista das 17 empresas:

  1. Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  2. ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  3. Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
  4. Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social);
  5. Casa da Moeda;
  6. Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
  7. Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
  8. CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
  9. Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
  10. Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  11. EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
  12. Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
  13. Telebras
  14. Correios
  15. Eletrobras
  16. Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
  17. Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
quarta-feira - 21/08/2019 - 07:48h
No 'Rumo Certo'

Gestão prioriza Cidade Junina e não consegue entregar insulina


Do Blog Magnos Alves

A gestão que já anunciou atrações (veja AQUI) para o Mossoró Cidade Junina 2020 é a mesma que não consegue normalizar fornecimento de insulinas (veja AQUI).

Entendeu a prioridade?

Nota do Blog – Comentário lapidar.

Definitivo.

Sem mais, nem menos.

A regularidade na entrega de insulina não existe: falta aqui e ali durante ano após ano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
quarta-feira - 21/08/2019 - 06:54h
Educação

Diocesano comemora feito em Olimpíada Nacional


Davi, Beatriz e Vitória: êxito (Foto: cedida)

A final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada presencialmente na Unicamp-SP dias 17 e 18 de agosto, rendeu ao Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) uma medalha de prata entre as 18 mil equipes inscritas no início da competição.

 

Os estudantes Davi Barbosa, Vitória de Souza e Beatriz Pinheiro formaram a equipe premiada, dando à escola a condição de única instituição de ensino privada de todo o Rio Grande do Norte a conseguir uma conquista este ano.

É a segunda vez em dois anos consecutivos que eles trazem bons resultados da ONHB. Em 2018, o mesmo trio de alunos representou o Diocesano Santa Luzia na final e alcançou a medalha de bronze. Agora a conquista foi ainda melhor.

Davi, Vitória e Beatriz são estudantes da 3ª Série do Ensino Médio e foram orientados pelo professor de História Rafael Magnum. Diante do tema da olimpíada deste ano, ‘Os excluídos da História’, eles desenvolveram trabalho sobre a vida de Chico Guilherme, importante personagem na defesa das causas trabalhistas em Mossoró.

Além da equipe medalhista, o Diocesano teve ainda outros dois grupos finalistas que representaram o estado em Campinas, acompanhados pelos professores Alderi Jasa, Yordanys González e Clynton Azevedo. Essa foi a sexta participação da escola na competição, sendo finalista em todas seis e medalhista em quatro.

Com informações do CDSL.

Leia também: IFRN é campeão de Olimpíada Nacional.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Educação
terça-feira - 20/08/2019 - 23:56h

Pensando bem…


“Algumas vezes o melhor jeito de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho”.

Red O’Donnell

Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
terça-feira - 20/08/2019 - 22:38h
Reeleição

Governistas convivem com disputa interna e desconfianças


Há uma atmosfera tensa entre vereadores governistas de Mossoró.

A numerosa bancada da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) sabe das dificuldades à reeleição, devido à própria modalidade da disputa em 2020. O fim das coligações proporcionais é um agravante, além de outros fatores.

Mas o que torna o ambiente mais conflituoso, é a desconfiança de que alguns poucos (pouquíssimos mesmos) estão sendo tratados com especial atenção pela cúpula do governo, em detrimento da maioria.

Num jogo tão disputado, qualquer pequena vantagem pode ser decisiva.

Eis a questão.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
terça-feira - 20/08/2019 - 20:10h
Sobrevivência

Troca-troca partidário gera muitas mudanças de siglas


Do Blog do Barreto

É uma questão de sobrevivência política. Sem coligações proporcionais e em partidos esvaziados, os vereadores de Mossoró devem deixar seus partidos nos próximos dias.

Uns, como João Gentil (que trocou o PV pelo Patriotas) e Aline Couto (que trocou o PHS pelo Avante), já estão em novas agremiações após um período longo com o status de “sem partido”.Outros como Genilson Alves (PMN), Raério Araújo (PRB) e Alex do Frango (PMB) se articulam para mudar de siglas mediante liberação dos dirigentes partidários.

Genilson tem destino incerto. Já Raério e Alex devem ir respectivamente para PSD e PV com a missão de organizar suas respectivas nominatas.

O trio do PSD Emílio Ferreira, Maria das Malhas e Toni Cabelos vai migrar para um partido (juntos ou não) da base de apoio da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

A lista pode aumentar por causa da quantidade de parlamentares em agremiações esvaziadas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
terça-feira - 20/08/2019 - 18:40h
Veículos

Operação Locafraude investiga irregularidade em locações


Francinaldo Gonzaga (Foto: TSE)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta terça-feira (20) a Operação Locafraude.  Apura supostas irregularidades em contratos de locação de veículos celebrados entre a Prefeitura de Ipanguaçu e uma empresa de locação.

Ao todo, foram efetivados cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipanguaçu, Parnamirim e Carnaubais. A operação contou com a atuação de seis promotores de Justiça, sete servidores e 20 policiais militares.

A conduta criminosa está ligada a possíveis fraudes envolvendo a locação de veículos com preço superfaturado, em prejuízo aos cofres públicos, sem qualquer benefício ao verdadeiro proprietário do automóvel supostamente locado.

Ex-secretário

Somente entre a empresa investigada e a Prefeitura de Ipanguaçu, foram celebrados contratos que somam mais de R$ 370 mil. As investigações começaram com uma denúncia anônima encaminhada à Promotoria de Justiça de Ipanguaçu.

Detalhava que o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos Francinaldo Gonzaga Bento intermediou locação de veículo, sem que nunca tivesse ocorrido real contrato entre empresa e municipalidade. Pelo menos foi o que enfatizou o proprietário da empresa em questão.

Ainda de acordo com o que foi apurado pelo MPRN, a mesma empresa foi vencedora de inúmeras licitações relacionadas à locação de veículos com o Município de Ipanguaçu e outras prefeituras, envolvendo valores significativos, e tendo apenas cinco veículos catalogados em sua frota, reforçando os indícios de fraude.

Exoneração

Atual titular da Secretaria de Esporte e Lazer do município de Ipanguaçu, Francinaldo Gonzaga Bento (Francinaldo do Porto) apresentou pedido de exoneração, após deflagração da Operação Locafraude.

Justificou que era para “contribuir com as investigações”.

O prefeito Valderedo Bertoldo (PL) emitiu nota oficial relatando que sua gestão está aberta à qualquer investigação e que administrativamente desencadeou providências para apuração do caso. Só no segundo semestre do ano passado, oito inquéritos civis públicos foram deflagrados contra a gestão, pelo MPRN.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 20/08/2019 - 17:24h
Zona rural

Recuperação de estrada fica em serviço apenas paliativo


No último dia 12, através de nota oficial veiculada em suas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Mossoró prometeu obra de peso para tornar transitável a chamada Estrada de Alagoinha, que corta um dos mais importantes setores rurais do município, a partir do final do Abolição V.

Raério Araújo, Petras Vinícius, Alex do Frango e Genilson Alves na Estrada de Alagoinha hoje (Foto cedida)

Em visita a trechos da estrada e comunidades da área, hoje à tarde, quatro vereadores viram e ouviram algo diametralmente oposto ao anunciado, prometido e feito oficialmente.

- A população está se queixando de que apenas passaram uma máquina e fizeram alguma retirada de mato, mas a situação não é muito diferente do que tínhamos antes – diz o vereador oposicionista Petras Vinícius (DEM). Além dele, estiveram presentes os vereadores Alex do Frango (PMB), Genilson Alves (PMN) e Raério Araújo (PRB).

- A estrada não foi recuperada, foi passada uma máquina. Melhorou alguma coisa, mas não é nada do que a prefeitura está divulgando – informa um morador (nome preservado por temor de represálias).

Diversas comunidades rurais são cortadas por estrada que segue sendo promessa (Foto: cedida)

A municipalidade resolveu agir, depois de um protesto que fechou o tráfego na estrada. Dezenas de moradores, carros, máquinas agrícolas e caminhões obstruíram trânsito. Com faixas e através da imprensa (inclusive esta página – veja AQUI), os manifestantes cobraram serviços reparadores da estrada e não paliativos.

Por enquanto, os paliativos estão em evidência ao longo de mais de 14 quilômetros.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet
terça-feira - 20/08/2019 - 16:20h
Saúde

Ex-prefeito sofre Acidente Vascular Cerebral (AVC)


José de Deus: saúde (Foto: Web)

Do Blog Rabiscos do Samuel Júnior

O ex-prefeito de Ipanguaçu José de Deus Barbosa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O caso ocorreu nessa segunda-feira (19) em Natal.

Ele estava fazendo alguns exames quando teve a intercorrência e foi internado na UTI da Casa de Saúde São Lucas, bairro Tirol.

Ainda não existem maiores informações sobre seu quadro clínico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
terça-feira - 20/08/2019 - 15:42h
Troféu Gonzagão

Carlos André receberá o “Oscar da Música Nordestina”


Oséas Lopes, o Carlos André (Foto: Web)

O Instituto Intercultural Brasil (INBRA) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB vão realizar  dia 21 de agosto de 2019, à noite, no Teatro Facisa, a XI Edição do Troféu Gonzagão – O Oscar da Música Nordestina. Entre os homenageados estará um mossoroense: André Almeida Lopes, o “Carlos André” (nome artístico).

Cantor, compositor, produtor musical, ele integrou o “Trio Mossoró” e há décadas segue atuando no cenário musical brasileiro de forma multifacetada.

Receberá reconhecimento no mesmo patamar de outros nomes que também serão homenageados como os cantores-compositores Raimundo Fagner e Alcymar Monteiro.

Considerada como a noite de gala do forró, o evento paraibano reúne, anualmente, mais de 800 convidados e mais de 100 artistas nacionais, no mesmo ambiente.

O Troféu Gonzagão foi idealizado pelos dentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, amantes da música e da cultura nordestina. Gradualmente, a iniciativa ganhou dimensão muito além dos limites de Campina Grande.

Neste ano, o Troféu Gonzagão homenageará o centenário do paraibano Jackson Pandeiro (in memoriam), cantor, compositor, ator e instrumentista extraordinário considerado o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
terça-feira - 20/08/2019 - 15:04h
Saída

Com anuência do MDB, Hermano ganha desfiliação no TRE


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu e aprovou, à unanimidade dos votos, a petição de desfiliação partidária solicitada pelo deputado Hermano Morais (MDB). Após publicação do acórdão, estará livre para nova opção partidária.

Hermano encontrou resistência à sua saída, mas ganhou liberação para esse fim (Foto: AL)

Relator da matéria no âmbito do TRE, o juiz José Dantas de Paiva reconheceu “justa causa” para acatamento do pedido de desfiliação do parlamentar, em julgamento acontecido nesta terça-feira (20).

Morais foi eleito duas vezes vereador de Natal e três vezes deputado estadual pelo MDB. Em 2012, também concorreu à Prefeitura do Natal, mas sem êxito.

No último dia 17 de julho, o deputado anunciou oficialmente que sairia do partido, com anuência do próprio comando partidário estadual (veja AQUI). A princípio, encontrou resistência interna.

- “Foi um longo processo de negociação, mas que hoje chegou a um final feliz. Essa era a parte mais difícil”, afirmou na ocasião.

Leia também: Porta da rua é serventia da casa no MDB do RN;

Leia também: Carlos Eduardo Alves admite apoio a Hermano Morais a prefeito.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
terça-feira - 20/08/2019 - 14:26h
Vice

Ex-deputada solta a voz de olho em eleições


Pavimentando caminho para se recolocar no cenário político mossoroense, a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) retomou ritmo de participação em programação na FM 93 (do seu grupo).

Solta a voz.

E deverá intensificar essa presença nos próximos meses.

O trabalho tem foco claro: ser vice de Rosalba Ciarlini (PP) na campanha eleitoral do próximo ano.

Leia também: Prefeitura é o trampolim de Rosalba para volta ao Senado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
terça-feira - 20/08/2019 - 12:04h
É show

Toca Raul, Cilon!!


É hoje! É nesta terça-feira (20) o show do cantor Airton Cilon no Teatro Municipal Dix-huit Rosado em Mossoró.

Ele vai fazer um passeio musical pela carreira de Raul Seixas, com o reforço de uma banda qualificada: Corcel 73.

Airton Cilon e a banda Corcel 73 vão disparar uma série de sucessos de Raul Seixas (Foto: Marcão Melo)

Começa às 19h30.

“O início, o fim e o meio” é o título do espetáculo, numa homenagem ao roqueiro baiano falecido no dia 21 de agosto de 1989.

São 30 anos de distância, mas de muitas músicas que contagiam gerações.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda no Balu Restaurante (Shopping Boulevard Central), no Rustcafé (Rua Francisco Isódio, Centro) e no Espaço ArtCilon na Praça da Convivência, ao lado do Café Artesanato, também no centro de Mossoró.

“Toca Raul, Cilon!”

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura
terça-feira - 20/08/2019 - 11:14h
Dia Nacional do Luto

Auditores fiscais vão protestar contra “ataques” poderosos


O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (SINDIFISCO) realizará amanhã, dia 21 de agosto de 2019, às 9h, o Dia Nacional do Luto em favor da Receita Federal e dos Auditores. Movimento é em protesto “aos ataques que o órgão e a categoria vêm sofrendo”, justifica a entidade.

No Rio Grande do Norte, o evento ocorrerá na sede da Delegacia Sindical, localizada na Av. Duque de Caxias, 76A, Ribeira.

“Esse ato inicial busca mostrar à sociedade as ofensivas que têm causado enorme constrangimento à instituição”, diz o Sindifisco.

A mobilização em todo país listará casos tidos como programados para fragilização do Fisco nacional:

- O afastamento de dois Auditores-Fiscais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estavam atuando em uma investigação a um membro dessa corte, acarretando assim a suspensão dessa investigação;

- Pedido de informações do Tribunal de Conta da União (TCU) de todas as fiscalizações e acesso aos sistemas de dados de pessoas politicamente expostas (políticos e membros de tribunais superiores) e cônjuges dos últimos cinco anos;

- Dividir a Receita Federal transformando numa autarquia, com possibilidade de nomeação de chefias não oriundas de seus quadros (aparelhamento da Receita Federal);

- Ameaça de troca do Superintendente do Rio de Janeiro, por não ter aceitado a troca do Auditor-Fiscal Delegado do Porto de Itaguai/RJ e de outra chefia do Rio de Janeiro;

- Além da Leio do Abuso de Autoridade que ameaça a categoria dos Auditores no exercício de suas atribuições.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
terça-feira - 20/08/2019 - 09:52h
2020 e 2022

Prefeitura é o trampolim de Rosalba para volta ao Senado

Grupo de Sandra Rosado também pensa em pegar atalho à prefeitura indicando Larissa como vice

As próximas eleições em Mossoró vão colocar rosalbismo e rosadismo em luta por diferentes interesses, alguns conflitantes, mas outros perfilados e consensuais. O principal foco é a disputa à Prefeitura.

Rosalba Ciarlini (PP), prefeita em seu quarto mandato, marcha célere como favorita para tentar o quinto, mas com outros planos inconfessáveis e inalcançáveis à compreensão do eleitor comum. A sua nova eleição é, na verdade, um projeto-ponte para tentar catapultá-la a outro mandato dois anos depois, em 2022, preferencialmente o Senado.

Ou seja, se reeleita em 2020, não completaria o mandato, passando o cargo ao vice.

Sandra, Rosalba e Larissa em convenção municipal do PP em 5 de agosto de 2016 (Foto: arquivo)

A outra ala governista, o rosadismo, personificado pela vereadora e ex-deputada federal Sandra Rosado (PSDB) e sua filha e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB), tem planos teoricamente menos arrojados: quer encaixe na chapa encabeçada por Rosalba, como já tentara em 2016, quando trabalhou o nome do vereador Lahyrinho Rosado Neto (PSB, hoje no PSDB), sem êxito.

Larissa é esse nome. Nome a vice que pode se transformar em prefeita, se todos os planos derem certo, sobretudo nas urnas.

Existe um Plano B do rosadismo. Entretanto é pouco provável que seja operacionalizado, em caso de fracasso na indicação do vice: seria a candidatura de Larissa pela quinta vez à prefeitura, enfrentando a própria Rosalba.

As duas alas da família Rosado ficaram cerca de 30 anos se digladiando, até firmarem composição em 2016. É uma “união” instável, com partilha desigual de bens e sem aparente sucessão.

Aposentadoria no Senado e renascimento do rosadismo

Rosalba já esteve no Senado. Foi eleita em 2006 com maioria microscópica de apenas 11.131. Derrotou o senador Fernando Bezerra (PTB). Venceu pela obstinação e cartesianismo de uma campanha cheia de nuances de bastidores; Bezerra foi engolido pela própria soberba.

Para retornar à denominada Alta Câmara, mais uma vez ela precisa ter a municipalidade em mãos e bem azeitada, para projetá-la e espargi-la por todo o estado, como aconteceu anteriormente. Mas claro que tratamos de dois tempos distintos, com peculiaridades próprias e um governo estadual no meio desse enredo.

Governadora eleita em 2010, Rosalba teve passagem sofrível pelo cargo e sequer viabilizou postulação à reeleição em 2014. Saiu desgastada até em seu habitat, Mossoró. Foi ressuscitada politicamente em 2016, ao ganhar eleição municipal surfando na gestão caótica de Francisco José Júnior (PSD à época), seu principal cabo eleitoral.

A Rosalba de hoje convive com desgaste político-administrativo que precisa reverter. Corre contra o tempo e adversidades, para confirmar favoritismo e tentar o salto seguinte. Sem renovar o mandato, o sonho da aposentadoria no Senado estará praticamente descartado.

Quanto ao rosadismo, ter um vice na chapa vencedora no pleito do próximo ano pode representar seu renascimento. Hoje, se resume ao mandato de Sandra na Câmara de Vereadores. É apêndice do rosalbismo e dele depende sobremodo, para evitar a própria extinção como neologismo e grupo político.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial
terça-feira - 20/08/2019 - 07:22h
Projeto

Temor de controle, apressa autonomia da Polícia Federal


Do Congresso em Foco

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR) deseja que seja apresentado em setembro o relatório do projeto que define a autonomia da Polícia Federal.

“Essa semana eu coloco o relator e vou pedir celeridade, no máximo em 15 dias, para ele apresentar o voto”, disse ao Congresso em Foco.

Polêmica com presidente Jair Bolsonaro confronta membros da PF com Executivo (Foto: Web)

tentativa do presidente Jair Bolsonaro de interferir na nomeação do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro abriu o caminho para a retomada da proposta parada no Congresso.

Após a declaração do presidente de que ele é “quem manda” na definição dos cargos de comando do órgão, delegados federais decidiram cobrar dos congressistas a aprovação da autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Polícia Federal, além da fixação de um mandato fixo para o diretor-geral da instituição.

O presidente da CCJ, que é filho do delegado da PF e  deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), minimizou o atrito causado com a intervenção na categoria no Rio de Janeiro.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia
  • Repet
terça-feira - 20/08/2019 - 05:30h
Mossoró

Cidade Junina 2020 se apresenta com antecipação


Um encontro de tradições, costumes, comidas típicas, música e muita cultura de todos os Estados da Região Nordeste. Esta é a proposta para o Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2020, lançado nesta segunda-feira (19) no Memorial da Resistência, pela Prefeitura Municipal de Mossoró. O objetivo do lançamento ainda em 2019 é dispor maior possibilidade para a cadeia econômica e turística e a busca de captação de recursos para a realização do evento.

Apresentação do esboço do projeto para 2020 aconteceu no Memorial da Resistência (Foto: PMM)

O MCJ 2020 terá como slogan um chamamento para um grande encontro em junho do próximo ano: “Eita, o Nordeste está todo aqui”.

A programação será iniciada no dia 6 de junho, com o maior bloco junino do Brasil, o Pingo da Mei Dia, e encerrada com o Boca da Noite dia 04 de julho. A programação terá atrações de quinta a sábado. Nos polos Cidadela e Chuva de Bala, a programação será de quarta a domingo.

Além dos oito polos culturais que foram sucesso em 2019, em 2020 a cultura nordestina vai se encontrar no Polo de Tradições Nordestinas, que será montado na Praça de Eventos, com estandes de todos os nove Estados da Região.

Atrações

Durante o lançamento do projeto inicial do evento no Memorial da Resistência, a prefeita Rosalba Ciarlini anunciou a presença de três atrações que vão se apresentar no polo da Estação das Artes Elizeu Ventania, cada uma representando seu Estado.

O Estado da Paraíba será representado pelo cantor Zé Ramalho, Pernambuco terá como representante, visto o sucesso dos últimos dois anos, Alceu Valença, e o Rio Grande do Norte estará representado por Xand Avião.

A noite contou com apresentações de artistas locais, vereadores e outras autoridades, além da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) como principal anfitriã.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Cultura
segunda-feira - 19/08/2019 - 23:58h

Pensando bem…


“O pensamento é o ensaio da ação”.

Sigmund Freud

 

Categoria(s): Pensando bem...
  • Banner da Agência Crioula, Delegacia da Mulher - Zona Norte, Agosto de 2019
segunda-feira - 19/08/2019 - 21:18h
Setenta anos

Fundação lança logomarca da Coleção Mossoroense


A Fundação Vingt-un Rosado lançou a logomarca comemorativa em alusão ao aniversário da Coleção Mossoroense, acervo literário que chega aos 70 anos neste 2019.

É de autoria do artista plástico Rogério Dias Xavier, nome muito ligado à cultura mossoroense e do estado.

Essa Coleção foi instituída em 30 de setembro de 1949, tornando-se através de décadas que se seguiram num acervo com mais de 150 mil títulos.

Fundada em 06 de abril de 1995, a Fundação Vingt-un Rosado nasceu com o objetivo primário de manter a Coleção Mossoroense, estabelecendo as diretrizes de sua produção editorial, além de outras ações relacionadas à cultura.

Saiba mais clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 19/08/2019 - 18:30h
Brasil

IFRN é campeão de Olimpíada Nacional de História


O Instituto Federal do RN (IFRN) foi o grande vencedor da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), cuja final aconteceu neste fim de semana (17 e 18 de agosto), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Instituição conquistou 19 medalhas, sendo 4 ouros, 6 pratas e 9 bronzes, de um total de 20 premiações angariadas pelo Rio Grande do Norte, que também foi o estado com mais premiações no certame.

Equipe do IFRN posa em evento (Foto: divulgação)

Ao todo, o evento distribuiu 75 medalhas, sendo 15 de ouro, 25 de prata e 35 e bronze.  Além delas, foram concedidas ainda medalhas de honra ao mérito. A região Nordeste também teve um papel de destaque, com 58 medalhas, o que corresponde a 77% do total. A final contou com a participação de 314 equipes, reunindo 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros.

Premiação

A cerimônia de premiação contou com a participação de estudantes, professores, historiadores de relevância nacional e autoridades, como representantes da Associação Nacional de História (ANPUH), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) e a presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Realizada pelo Departamento de História da Unicamp, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. Tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Foram 73 mil inscritos desde a fase inicial, este ano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Educação
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.