• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 12/08/2012 - 23:36h
Lira Neto

A boa prosa sobre jornalismo e literatura

A 8ª Feira do Livro de Mossoró deu-me oportunidade, ontem à noite, de mediar e conduzir bate-papo literário com o jornalista e escritor Lira Neto. Ocorreu no Expocenter, às 20h30.

Foi uma conversa leve e solta sobre as atividades do jornalista e escritor. Em seguida, um debate com a plateia.

Passeamos pelos bastidores da produção de livros biográficos, focando personagens riquíssimos como José de Alencar, Castello Branco, Maysa Matarazzo, Padre Cícero e Getúlio Vargas.

Lira Lira (à direita) fala sobre a trilogia de Getúlio Vargas durante bate-papo com o editor desta página (Foto: divulgação)

Quanto a Getúlio Vargas, a certeza de uma trilogia literária densa e reveladora. Dos três volumes, o primeiro (Getúlio: Dos anos de formação à conquista do poder) está entre os mais vendidos do país nos últimos meses. Os títulos seguintes virão nos próximos anos. Vão fechar o ciclo de vida desse vulto da história política brasileira.

– É um trabalho exaustivo – classificou o autor.

O escritor, de antemão, disse que os livros vão revelar bastidores e facetas interessantes da luta de titãs entre Getúlio Vargas e Carlos Lacerda (jornalista e político). Assinalou, por exemplo, que o leitor vai descobrir que o presidente-ditador tinha admiração pessoal por seu principal verdugo.

Lacerda era definido por Vargas como uma figura de notável inteligência, mas que infelizmente estava em lado oposto ao seu na política.

Lira informou ainda que biografias de Vargas e Padre Cícero devem se transformar em produções cinematográficas. E foi claro: não pretende exercer qualquer tipo de exigência à fidelização do que textualizou. Nenhuma ingerência.

Conformado, reconheceu que essa transposição de conteúdo do papel para as telas não costuma ser muito fiel.

Lembrou, por exemplo, que “Maysa: Só numa multidão de amores” (que se transformou numa minissérie da Rede Globo de Televisão) é uma experiência que prova muito bem essa visão. O roteiro da TV, em certos aspectos, conflitou com o dissertado no livro.

Como diria o cronista Antônio Maria… “a noite é uma criança”. A madrugada, então, foi de prosa à mesa do Bistrô Lyon, com os jornalistas Larissa Gabrielle, Carlão de Souza e Cid Augusto, além do próprio Lira.

Ninguém é de ferro. Merecíamos essa confraria sem pauta, após o compromisso na Feira do Livro.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Carlos Santos
    Como o tópico é cultura, se possível, divulgue esta minha crônica.
    Vendo a triste situação de milhares de nordestinos,vítimas da seca, escrevi:
    S E C A
    Inácio Augusto de Almeida
    Espio para este céu azulzinho e me avexo. Parece uma muié, tão bonito e ameaçador. A plantação desde há muito tempo que não dá nada, desde a era em que Jesus levou Cecinha para junto dele. Ainda me arrecordo dela, tão magrinha, tossindo, tossindo, tossindo. Seus óios crescendo todos os dias como se fossem ficar do tamanho da lua. Até que um dia ela assossegou prá sempre.
    Compadre Bento, que entende destas coisas, me jurou que foi do gosto de Deus, porque se não fosse ela teria ficado junto deu e hoje era uma mocinha. Se eu tivesse recurso naquele dia para ter levado ela para o Doutor da cidade olhar, talvez Deus tivesse esperado um pouco mais. Mas eu não tinha dinheiro nenhum e me acanhei de pedir ao Coroné. Ele já tinha sido tão bom comigo. Até comprimido de melhoral ela já tinha me dado para ver se a Cecinha ficava boa daquela tossideira.
    Seu vigário me disse que compadre Bento tinha razão. Cecinha só se foi porque Deus quis.
    Se chovesse um bocadinho que fosse eu saía desse aperto. Plantar eu plantei, só falta um tiquinho de água, uma gotinha só. Mariazinha já tá com a mesma tossideira da Cecinha. Dá vontade de chorar mas não posso chorar. Me disseram, desde que eu era menino que só servia para apanhar algodão, que sertanejo não chora, que choro fica para quem é do brejo. Mas que sinto uma vontade lascada de chorar, eu sinto, não vou mentir. Meu coração parece que está sendo cortado por uma peixeira cega. Dói muito, muito mesmo.
    Naquele último ano em que deu safra, foi muito bom. Eu me arrecordo de que comprei até um vestido novo para a Cecinha. Foi bom demais, como foi bom. O homem que veio da cidade comprar as coisas da gente pagava tudo com dinheiro novinho que parecia pão quente que a gente come quando vai à cidade. Compadre Bento me explicou que o dinheiro estava estalando porque era dinheiro do banco que tinha sido emprestado ao homem para comprar o que a gente tinha apanhado.
    O homem só queria comprar tudo barato e terminou a gente vendendo barato mesmo, senão estragava tudo. Mas mesmo destes modes ainda deu prá gente tomar umas pingas na bodega do seu Manuel e ir ver a novena na cidade. Como a Santa tava bonita e como o seu vigário tava alegre.
    Mariazinha continua tossindo, o céu continua azulado, tão azulado como o pano que enrolou Cecinha. Mas vai chover, se Deus quiser vai chover. E Deus é bom. Vai chover sim, vai chover.
    ////////////
    Aproveito a oportunidade para reiterar o meu desejo de falar por apenas 10 minutos com a candidata Larissa Rosado, ou a candidata Cláudia Regina, sobre problemas nas áreas da SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA.
    Apontar problemas e sugerir soluções.
    Infelizmente há mais de 45 dias venho tentando sem conseguir ser ouvido.
    Será que estas senhoras estão REALMENTE preocupadas com a qualidade de vida dos mossoroenses?
    Inácio Augusto de Almeida
    Rua Teresa Leite, 16
    Nova Betânia
    Mossoró
    91397139

  2. Anderson diz:

    Sou de Pau dos Ferros e tive o prazer de estar presente na Feira do Livro de Mossoró, grande iniciativa.

  3. Lillian Kelly diz:

    Pude prestigiar esssa entrevista bem democrática, com participação do público, uma “boa proza” mesmo. Mossoró esta de parabéns, a feira do livro se expande a cada ano, e os resultados estão sendo positivos!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.