• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 21/01/2018 - 07:10h
COLUNA DO HERZOG

A casa que a fome mora e continuará morando

Por Carlos Santos

É caso de fome, aflição sem medidas, o que ocorre com milhares de aposentados e pensionistas vinculados ao Governo do RN. Eles estão sempre no fim da fila dos pagamentos. Contudo seu clamor é praticamente inaudível.

Os relatos que ouvimos e o que temos testemunhado, indicam que a situação desse contingente humano é ainda pior do que a vivenciada pelo pessoal em serviço, até porque quase ninguém os defende e eles próprios não possuem meios de mobilização e pressão. Parecem inúteis. Estorvos.

São refugos, aos olhos do governo e até de entidades sindicais, que antes os tinham como força de trabalho e de contribuição financeira, época que eram da ativa. Hoje, são desimportantes.

O futuro lhes é sombrio, mesmo que ocorra o ‘milagre’ da atualização de pagamentos nas próximas semanas. A corrida à aposentadoria de milhares de outros servidores, a insolvência do Estado e o esvaziamento do Fundo Previdenciário (FUNFIR), formam novas estrofes inspiradoras e sombrias para ‘A casa que a fome mora’, que o poeta Antônio Francisco descreve. É para chorar.

PRIMEIRA PÁGINA

Expectativa é que o Governo Robinson Faria (PSD) exonere cerca de 900 servidores (entre celetistas e comissionados) até o início do próximo mês. Faz parte do pacote de “ajuste fiscal” do governismo, para enxugar despesas do Executivo. Mas há quem duvide que esse bota-fora ocorra. Aguardemos,  pois.

Flávio lançou manifesto (Foto: Web)

Movimento Brasil 200, que tem como um dos artífices o empresário Flávio Rocha, foi lançado na última quarta-feira (17). Ele definiu o foco dessa mobilização, com aura de presidenciável: “O Brasil hoje não tem um governo, é o governo que tem um país que vive para sustentar sua gastança, seu desperdício, seu endividamento, seus ralos bilionários de corrupção e clientelismo, suas regulações insanas, seu intervencionismo retrógrado, sua aversão ao liberalismo e ao empreendedorismo, seu paternalismo autoritário, sua incompetência criminosa e sua fome insaciável por poder, dinheiro e ingerência na vida do cidadão e das empresas. É preciso dar um basta!”, disse

A quem interessa a intriga entre o grupo Alves e o grupo da prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP)? À semana passada, a publicação no portal do Jornal O Mossoroense (veja AQUI) de nota atribuindo ao senador Garibaldi Filho (MDB) desinteresse em apoiar a gestão municipal com emendas parlamentares, soou ruim no Palácio da Resistência, sede do governismo. O senador, com razão, também se sentiu apunhalado pelas costas, apesar de ter emitido uma nota elegante (veja AQUI) em resposta à notícia sobre um suposto diálogo entre ele e Rosalba.

A Espada de Dâmocles está sobre a cabeça de Robinson Faria (PSD). Se continuar no governo até o fim do mandato, sendo candidato à reeleição, terá o dia 31 de dezembro como limite de uso do instituto do foro privilegiado como anteparo às pesadas denúncias e investigações que o sitiam desde o ano passado (casos Assembleia Legislativa, Idema, JBS, Odebrecht etc.). Caso queira se desincompatibilizar no início de abril, para concorrer possivelmente à vaga na Assembleia Legislativa, estará sem esse diferencial e pode ter o mesmo destino do seu adversário de 2014, Henrique Alves (MDB): a reclusão.

Vai chegar o tempo, em que o dinheiro público rateado entre os poderes e seus órgãos técnicos, também faltará àqueles que desconhecem o que é atraso salarial, crise e ameaça de desemprego. Aí, nesse tempo, todos perceberão que não há mais o que vender ou expropriar de quem vive no andar de baixo. Não se trata de um desejo, mas uma profecia de fácil projeção. Anote, por favor.

A “Operação Mãos Limpas” que eclodiu na Itália no início dos anos 90, não pôs fim a corrupção naquele país. Desmanchou a estrutura partidária existente há décadas, levou centenas de figurões da política, do submundo e do universo empresarial à execração pública e à cadeia e abriu caminho ao surgimento de novos espertalhões, legendas alternativas e salvadores da pátria. O ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi foi parido nessa época. Com a “Lava Jato“, o Brasil corre o mesmo perigo: tirar de cena dezenas de ladravazes, para botar outros no lugar. Por isso não me iludo com as próximas eleições nem com novos honestões. Tutti buona gente, diriam os mafiosos sicilianos.

Quatro processos de licitação para contratação de terceirizados estão em andamento só este ano (janeiro de 2018) na Prefeitura Municipal de Mossoró. Paralelamente, dezenas de outros empregados e ex-empregados amargam meses sem recebimento de salários outros direitos trabalhistas. Ou seja, o que está dando errado vai continuar sendo feito errado, envolvendo incontáveis inocentes úteis.

Há um motim de pequenos partidos, que pode ganhar corpo para a campanha estadual deste ano: muitos deles estão refratários à aliança com as grandes siglas, pois não querem ser meros coadjuvantes ou “esteiras” à reeleição de deputados federais, principalmente. Mais uma dificuldade à mesa no intrincado jogo eleitoral 2018.

TÚLIO RATTO – JANELA INDISCRETA

EM PAUTA

Oratória – O professor Francisco Lavor confirma mais um Curso de Oratória para público da região de Mossoró. Será entre os dias 27 e 28 deste mês, no Hotel Vitória Palace (Mossoró). Mais informações por este número (85) 98426-0842. acesse o seu site clicando aqui: www.cursodeoratorialavor.com.br.

Europa – Notícia das boas. Gonzaga Júnior, mestre de fato na gastronomia mossoroense, afivela malas para cruzar o Atlântico. Ficará temporada na Europa, precisamente em Lisboa (Portugal), para aperfeiçoamento em sua área. Que volte logo, mas presumo que deva demorar por lá. Sucesso.

Gonzaga: gastronomia (Foto: cedida)

Sindivarejo – O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) vai realizar eleição interna no dia 21 de fevereiro, de 13 às 18h, em sua sede, no centro da cidade. Escolherá diretoria, conselho fiscal, além de representantes junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN). Inscrição de chapas está aberta até 1º de fevereiro.

Caby – Enquanto Caby da Costa Lima enfrenta delicados problemas de saúde no Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró, alguns amigos se desdobram para cobrirem tarefas de trabalhos seus. O jornalista e advogado Sérgio Oliveira, por exemplo, apresenta “O som do Caby” de 9 às 11 horas de domingo, na FM 105.1 (ao vivo AQUI). Se der, apareço por lá.

Chico Tidó – O Carnaval em Tibau (42 km de Mossoró) terá movimentação popular de rua, sim. A Troça do Chico Tidó estará de volta. A Orquestra de Frevo Só Papo Musical será a puxadora. Lembro há muitos anos que integrei essa troça, experiência muito alegre.

Paulo Júnior – Emocionante e edificante o movimento de apoio efetivo ao ex-jogador de futebol Paulo Júnior (ex-Baraúnas e América do Natal),  que está em tratamento no Hospital Imip, em Recife-PE, enfrentando recidiva de uma leucemia. Amigos e pessoas que nem o conhecem estão mobilizados para viagem à capital pernambucana, para doação de sangue. Mais informações com Mirna (84) 99818-2202 e Jânio Guerreiro (84) 9850-5661.

Bacurim – Nesse dia 24 (quarta-feira), a Cervejaria Bacurim dará início às atividades do Bar da Fábrica! Seu endereço é em Mossoró, Rua Luzinha Falcão, 811, bairro Presidente Costa e Silva. Uma estrutura convidativa e de bom gosto, para os amantes da cerveja.

Bacurim tem endereço definido no bairro Presidente Costa e Silva e se fortalece como marca de cerveja (Foto: divulgação)

Phabiano – O jornalista e marqueteiro Phabiano Santos está prestes a fechar mais uma etapa de sua formação acadêmica como bacharel em Direito, após vários interstícios. Daqui papouco fará segunda etapa do Exame de Ordem. Avante.

Pulo do Gato – Este ano, o bairro Parque das Nações, em Parnamirim, será cenário de uma prévia de carnaval inusitada: No sábado, dia 3 de fevereiro, será lançando o “Pulo do Gato”, bloco especialmente voltado para defesa e proteção dos animais de estimação. O evento irá reunir donos e seus pets fantasiados para se divertirem e comemorarem a chegada do Carnaval 2018. O evento será promovido pela Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Pulo do Gato, em parceria com o Instituto Srs. Patas. Mais informações com o querido jornalista Rô Medeiros – 99993-0285.

Abelhas – O jornalista Cézar Alves (editor-fundador do portal Mossoró Hoje) diversifica suas atividades mais ainda. Tange providências para explorar a apicultura em Catolé do Rocha, numa propriedade rural de origem familiar.

SÓ PRA CONTRARIAR

Quem faz campanha pelo voto branco/nulo precisa ser avisado que voto branco/nulo não invalida qualquer eleição e apenas ajuda a manter aquilo que diz querer combater na política.

GERAIS…GERAIS…GERAIS

Edgardo: saúde (Foto: TCM)

Obrigado à leitura do Nosso Blog a Togo Ferrário (Mossoró), Wilana Dantas (Caicó) e Walter Fonseca (Natal).

O médico Edgardo Benavides passou por cirurgia para retirada de dois coágulos do cérebro, em decorrência de pancada sofrida há cerca de dois meses. Procedimento foi exitoso, no Hospital da Unimed (em Natal), no final de semana. Amém!

O projeto Ribeira Boêmia, de Natal, vai participar do Carnaval Multicultural da capital do RN. No sábado, 10 de fevereiro, vai se apresentar no Pólo Atheneu em Petrópolis, a partir das 17 horas.

Veja a Coluna do Herzog do domingo passado (14), clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Charge de Túlio Ratto / Coluna do Herzog

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Eita, Phabiano Santos, além de amigos, seremos colegas!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.