• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/11/2019 - 16:10h

A Diana de Miro Teixeira

Por François Silvestre

O ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro Miro Teixeira (Rede) oferece uma sugestão interessante. Mudança na legislação que estabelece o segundo turno para as eleições majoritárias, incluindo o pleito para presidente da república.

Qual seja? O segundo turno seria disputado pelos três candidatos mais votados. Isso diluiria essa coisa do radicalismo intolerante de torcida de futebol nas eleições.

Já no primeiro turno, argumenta ele, os radicais seriam contidos pelo medo de serem derrotados por uma alternativa moderada que estaria presente no segundo turno.

É uma proposta interessante que merece reflexão e aprofundamento no debate para quem não é filiado aos dois grupos de ódio mútuo que tentam polarizar entre si e só para si os destinos da política no Brasil.

O país não é um pastoril de barracas inflamadas. Com apenas dois cordões. É bem verdade que os chefes da quermesse preferem a continuação do embate entre eles.

Miro Teixeira sugere uma Diana para dar chance à Democracia.

Leia também: Contra a polarização.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Muito embora haja esse imbróglio simbólico entre duas personalidade, em duas faixas dicotômicas da sociedade que porventura se auto identificam como norteadores de caminhos distintos na solução de históricos problemas de ordem estrutural que estamos à vivenciar em Terras Brasilis.

    Entendo a questão do ódio do radicalismo intolerante, nada mais nada menos representa que o os primeiros sinais evidentes extraídos do suspiro de uma panela de pressão imersa na desigualdade, a qual cedo ou tarde, sob o simbolo da exclusão e do fascismo latente de nome BOLSONARO, ou sob o signo de uma tentativa de conciliação includente por nome LULA OU PT, irá em algum momento histórico, de alguma foram explodir.

    Numa sociedade de origem secular e reconhecidamente escravista, onde traços latentes, evidentes e internalizados onde a simbologia do mando, dos senhorios e capitães hereditários tão ainda marcantes e visíveis no dia a- dia das relações inter-pessoais, bem como silenciosamente latente no âmbito das relações institucionais, onde a res pública , de fato, ainda é uma miragem do cidadão médio na relação com estado.

    Este ódio nos adorna como costume. Somos uma sociedade acostumada a intolerância e que é cega á igualdade. Um sociedade intolerante não e apenas incapaz de convier com as diferenças. É fundamentalmente uma sociedade que cria hierarquias,as quais, são constantemente pronunciadas e criam, por sua vez, uma enorme e cristalizada desigualdade de poder.

    Nesse contexto, entendo que o Sr. MIRO TEIXEIRA, uma espécie de operário padrão da rede bobo de televisão, evidentemente tenta jogar ´para a plateia suposta solução pra um problema simbolizado no ódio e na intolerância, que na verdade é residual e que fundamentalmente resulta de um povo, de uma nação, de um estado e de um país, que sempre investiu na desigualdade como forma e método de gestar suposto desenvolvimento humano.

    Aliás, de fato, vindo de uma figura do naipe de MIRO TEIXEIRA, revela-se mais um diversionismo retórico na tentativa de confundir o público das reais causas, disfunções e contradições de uma claudicante e imberbe democracia num país ainda colonia e colonizado, atualmente sob o manifesto curso de um golpe, para o qual o Sr. MITRO TEIXEIRA deveras contribuiu.

    Por último, entendo que não é mudando para uma espécie de triunvirato em segundo turno, que extirparemos o ódio e a intolerância dos corações e mentes de milhões de excluídos e poucos incluídos, estes em grande parte, ainda vivendo em pleno século XXI, sob o signo de um manifesto escravismo internalizado.

    Mais ainda, jamais mudaremos radicalmente a resultante histórica das colorações e colocações de um processo eleitoral já manipulado e arrumado endógena e historicamente de parte da extrema direita nacional, sabidamente hegemônica em terras brasilis e, oportunidades, de voto realmente paritário, democrático e liberto da disseminação do ódio virtual como arma e método político, infelizmente, tão disseminado , não só pela extrema direita brasileira, como também no plano mundial, conforme constatamos dia-a-dia das Eleições do Trmp’s da vida em vários países.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    DESCULPEM…!!!

    Apenas acrescentando, nordestinamente falando…Com DIANA e (ou) sem DIANA, de fato, nada, absolutamente nada será mitigado ou se resolverá , caso, não se implementem políticas que resultem distribuição da rapadura, ou seja , da renda e da riqueza nacional produzidas por muito e assenhorada historicamente, como sempre, pela meia dúzia de sempre, desde as Capitânias Hereditárias….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. François Silvestre diz:

    Tudo bem. Só que repartição no Brasil, na esteira do populismo, dá-se com esmola para os pobres e dinheiro franco à tripa forra para banqueiros e megas empresários. O bolsa família que deveria transformar-se em postos de trabalho, da ideia original, virou esmola permanente. E quando a esmola cessa, a miséria retorna sem resquício de dignidade. Sou admirador da sua coerência. Mas, nesse caso, concordo com Miro Teixeira. Como ensinou Mário Moacir Porto, “há questões que dispensam as razões abonadoras da sua origem”.

  4. João Claudio - Gingo Bels. Blém! Blém! FELIZ NATAL... HÔ! HÔ! HÔ HÔ! diz:

    Consertou o teclado ou amanheceu com problema nas amigdalas que o impedem de gritar.

    – Vai ver que já é o princípio da cura da ‘lavagem’, o fim do encanto batendo à porta.

    – Nã! Pode tirar o cavalo do Sol. Pau que nasce torto morre torto.

    – Eu sabia.

    – Por que insinuou?

    – De besta.

    – Ah, tá. A proposito, você amanheceu o dia borocoxô? Tá triste? Chateado pelo fato de o Flamengo ter sido campeão e o seu time tá na zona de rebaixamento? Tá desconfiado que a esposa tá pulando o muro?’ Eu tenho um remédio pra isso.

    – Homi, eu tô sofrendo com essas duas coisas. Diga o nome desse remédio. Diga, diga, DIIIIIIIGA….

    – CINEMA. Que tal assistir o lançamento dessa segunda-feira? Você vai ‘môrre’ de rir.

    – Adiante o nome.

    SALA 13 – ‘Queremos a Prisão de Sergio Moro’g (Humor, comédia, risos e muitas gargalhadas)

    Starring:

    Gleici Hoffmann e grande bando.

    120 minutos de gargalhadas ou o dinheiro do ingresso de volta.

    – Tô dentro.

    – ‘Numperda’ os próximos lançamentos, viu?

    – Vi!

    • João Claudio - Gingo Bels. Blém! Blém! FELIZ NATAL... HÔ! HÔ! HÔ HÔ! diz:

      – Você ainda tá aí?

      – Sim, estou.

      – É que eu esqueci de avisa-lo para não esquecer de ir de fraldão.

      – Nem se preocupe. Estou indo comprar no super mercado.

      – Pois é. Um homem sofrido como você tem que estar prevenido para certas ocasiões de emergência.

      – Passar bem e obrigado pela dica.

      – Obrigado você por prestigiar a Sétima Arte.

  5. Honório de Medeiros diz:

    Muito interessante, meu irmão! Votaria a favor.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    A imaginação dos que jamais consideraram a possibilidade de ruptura, por conseguinte, a abertura de possíveis e reais soluções, seja a médio e curto prazo, das nossa aberrantes contradições estruturais, conforme se verifica , não tem limites….!!!

    A Tese de Diana me lembra, também que as nossas elites dirigentes, sempre oportunizaram composições, mormente no âmbito da feitura e mudanças de leis, inclusive no âmbito do processo eleitoral, exatamente para que tudo mude, desde que comprovadamente, tudo continue COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES…!!!

    Melhor traduzindo, a galopante tese Diana, não deixa de ser , também uma maneira sofismática, capciosa e escamoteadora, como sempre convêm e conviu a hegemonia da da velha direitona golpista, mover mundos e fundos na busca da composição da composição, para que o poder real dela, jamais escape das suas históricas mãos….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.