• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 19/02/2018 - 13:16h
François Silvestre

A economia reage

Por François Silvestre

A reação da economia, mesmo tíbia, começa a buscar jeito. Não por mérito do governo, mas apesar do governo.

Impossível demonstrar isso aos “liberais” tupiniquins que nunca leram Marx. Tudo bem, mas deveriam ter lido Keynes, o que não fizeram.

Os da esquerda leram Gramsci, que nunca entendeu bulhufas de economia. E os da direita leram Olavo de Carvalho, a maior fraude intelectual dos novos tempos.

Sobre Olavo, que conheci pessoalmente, há de se fazer uma justiça: Ele declarou que seus seguidores, no Brasil, são tão idiotas que o fizeram desistir de ideia de uma “nova direita”.

O certo é que a economia começa a espernear, mesmo que os economistas não saibam explicar o porquê.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Conheci o Conversinha nos anos 60. Jornalista dos melhores. E dele ouvi que todo escritor que não escreve um texto sem fazer citações lembra um velho que não anda sem bengala.
    Conversinha era uma figura e tanto.
    Saudades do Conversinha nesta tarde preguiçosa que se vai tão lentamente que imagino queira ficar a esperar por uma chuva que não vem.
    Bons tempos aqueles em se podia abrir um jornal e ler Conversinha.
    Uma pena que apenas os diamantes são eternos.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM FEVEREIRO?

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Porque os empresários estão vendo que se não espernearem, vão para o buraco. Então, usam métodos de administração que convidam os compradores, tornam -se competitivos no mercado internacional. Tudo por conta própria. Quase lei da sobrevivência.

  3. william pereira diz:

    Lula uma vez citou que independente de quem governasse o país a economia sempre reagiria de forma positiva, pois com a diversidade de produção, o grande contingente de consumidores e outros fatores, nossa economia era para ser uma das maiores do Mundo e suportaria várias crises.

  4. Junior 100 diz:

    Chama-se efeito “cama de elástico”, a economia passou praticamente 2 anos sendo freada e “puxada para baixo” devido os ajustes financeiros (redução dos gastos severa, feitos pelo governo federal), necessários devido descontrole dos gastos públicos dos últimos 3 anos (leia-se corrupção) no âmbito federal e seus reflexos nos repasses nas esferas estadual e municipal,impactando diretamente na demanda geral, assim a economia depois de um tempo tende a reagir e dar “pequenos saltos”, mesmo de maneira tímida.
    Tem que se levar em conta alguns aspectos da economia brasileira: A macro e Micro economia é muito dependente do gasto publico e isso as vezes leva a indução de crescimento artificial ou forçado, o inverso também pode ser verdadeiro. Os governos, por sua vez, tendem a usar o remédio forte demais para o mal que eles mesmo ajudaram a criar. O simples fato dos governos tentarem colocar as contas em dias favorece a economia em geral, forcar austeridade demais ou afrouxar gastos sempre criam efeitos negativos a médio e a longo prazo.

  5. João Claudio diz:

    Com o fim da hiper inflação, empresários e consumidores caíram na real e o comportamento de ambos mudou.

    Antes, os empresário achavam que levavam a burra ao comprar um produto por um valor e revende-lo no dia seguinte pelo dobro do preço.

    Os consumidores vendiam tudo que tinham e corriam para os bancos depositar na…poupança.

    Todos achavam achavam, digo, todos tinham certeza absoluta de que iam enricar sem trabalhar kkkkkkk

    Enfim, a nação brasileira seria a nação mais rica do planeta, deixando os os gringos e os príncipes árabes na rabeira (kkkk de novo).

    A hiper inflação acabou e a nação acordou.

    P.S- Eu não posso deixa de registrar aqui, que o PT votou contra o Plano Real que pôs fim a hiper inflação. Vocês se lembram?

    Precisa dizer que o partido corrupto não vale o que o gato enterra? Ou quer que eu desenhe?

    • João Claudio diz:

      Vamos relembrar?

      O PT também votou contra a criação do programa Bolsa Família. Vocês se lembram?

      Me lembro como se fosse hoje…a Besta Barbuda (alcunha do hoje réu), disse que FHC estava errado. Que ele (o réu) na presidência da República, jamais daria o peixe à população. Daria sim, a vara e ensinaria a população como pescar o peixe.

      Hoje, a raça corrupta e maldita faz propaganda dizendo que, quem criou o programa foi o Encantador de Burros.

      Ainda bem que apenas os burros encantados ainda acreditam no PT e, claro, em quem os encantou. Fato, fato e fato.

      Ainda bem.

  6. François Silvestre diz:

    Desenhe, João Claudio, porque eu sou meio embotado. Primeiro para eu entender o seu comentário e do Inácio, ou o que ambos tem a ver sobre o texto. O que danado tem a ver? Comenta-se o texto escrito ou sobre a oportunidade de expor cultura econômica do vazio? Desenhe…Quanto ao comentário de Júnior, reconheço e aplaudo seus argumentos.

  7. João Claudio diz:

    Vou desenhar.

    A mentalidade de comerciantes, consumidores e o povo em geral, mudou após o fim da hiper inflação, cujo fim se deu através do plano real que o PT, ‘PRA VARIAR’, VOTOU CONTRA. CON-TRA.

    O povo acordou de um pesadelo (inflação) que muitos imaginavam ser um conto de fadas, e hoje segue o seu próprio caminho, independente do governo ser A ou B. No passado não era bem assim. O presidente soltava um peido em Brasília e toda a população era obrigada a tragar. Refiro-me à economia.

    P.S- Nunca votei em FHC e nem tão pouco no PSDB.

  8. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Os comentaristas políticos e econômicos, Senhores: JOÃO CLÁUDIO e INÁCIO AUGUSTO, não esquecendo, àqueles que em tese, são contra a corrupção…Melhor traduzindo o fascismo por trás do discurso moralista da direita.

    No caso, tanto se metem à fazer digressões sobe o que não conhecem e não estendem, que até o ponderado, lúcido e paciente François Silvestre, perdeu a paciência….!!!

    O fato inconteste é que, temos vivenciado na atual medíocre e triste quadra da história politica, social e econômica brasileira, casos inusitados que me fazem lembrar o talento desse grande escritor pernambucano Nelson Rodrigues, quando disse que “vivemos numa época dominada pelos idiotas”. A frase continua atualizada. Cícero, pensador romano, que viveu entre os anos 106 e 47 a.C, afirmava que “A verdade se corrompe tanto com a mentira como com o silêncio”. A mentira é caolha e é arma dos tíbios de caráter; e o silêncio, a conduta dos dúbios de personalidade e dos castrados de mente e espírito. Infelizmente, contra essas pessoas a luta já nasce perdida, daí a impotência da minoria pensante. A mediocridade domina os ambientes em detrimento do mérito. Essa alcatéia está em todos os lugares marcando posição. Norberto Bobbio, em uma de suas obras, inclui a serenidade como “a mais impolítica das virtudes” e ressalta que na democracia é importante a presença de cidadãos “virtuosamente democráticos”, comprometidos com o combate a toda forma de preconceito, com a tolerância, com o respeito à liberdade de expressão e, sobretudo, com a ética, onde o meu direito termina quando começa o de outro. O sereno, portanto, para Bobbio, “é deixar o outro ser o que é”, mesmo que esse outro seja arrogante, insolente ou prepotente. O Sem qualquer insolência e sem me incluir entre os tais, transcrevo Woody Allen que dizia: a vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      O prefeito de Caicó que se cuide.
      Fez escola.
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Quando ao François Silvestre, lendo o seu artigo eu me lembrei do grande Conversinha.
      Conversinha escrevia um livro sem fazer uma só citação.
      Questão de estilo.
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM FEVEREIRO?
      LULA PODERÁ SER PRESO A QUALQUER MOMENTO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.