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domingo - 26/04/2015 - 09:31h

“Estrada do Cajueiro” é de todos nós, empresários e políticos

Por Maurílio Santos

Há alguns dias, a Estrada do Cajueiro foi notícia nacional no “Bom dia RN”. O projeto de construção, a luta, os percalços e histórias que existem por trás da Estrada do Cajueiro, dariam uma grande novela ou um longa-metragem talvez mais extenso do que os 80,4 km que compõe aquela rodovia.

Vamos começar resgatando décadas remotas que governadores potiguares do calibre de Cortez Pereira, Tarcisio Maia e Wilma de Faria, que faria e não fez, prometeram construir essa famosa BR e através desse discurso receberam com certeza alguns votos nos calorosos corpo a corpos das décadas de 70, 80 e 90.

Chegando mais pra perto dos dias de hoje, lembro da promessa da ex governadora Rosalba Ciarlini, quando após alguns meses de seu mandato disse-me à queima-roupa; “Vou asfaltar aquela rodovia, sou sensível aos problemas do povo que mora em suas proximidades, conheço as dificuldades de quem precisa daquela estrada. Até o término do meu mandato, farei isso” .

Entreguei-lhe um documento em nome do Conselho Fraterno reivindicando a construção da BR, e solicitando uma audiência para debatermos o assunto, esse documento era em nome do Conselho Fraterno e da Comissão pela Construção da Estrada do Cajueiro. Até hoje, não recebemos nem uma linha como resposta.

Essa e outras histórias de gestores e legisladores que já prometeram realizar a construção da Estrada do Cajueiro, eu tenho um monte, acredito que o ex vereador de Baraúna Édson Barbosa deve ter um feche e o Advogado Junior Heronildes milhares delas também.

Adianto só uma coisa: estamos nessa luta oficializada desde o ano de 2010, onde de lá pra cá, tivemos contatos com os mais renomados representantes do poder público, tanto potiguar quanto alencarino. Durante conversas, visitas, debates, audiências públicas, contatos por telefones, e-mail etc…, as promessas dos políticos não poderiam estar fora do debate, a gente entende que são necessárias pois ninguém pode construir algo negando.

Entretanto há um questão que sempre achei relevante e não consigo entender, onde está escondida a viabilidade que enterrou a importância de tão grande obra para que a iniciativa privada não queira abraçar essa luta? Onde estão Os CDLs das cidades de Mossoró, Baraúna, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Apodi, São Jão do Jaguaribe, enfim de toda a chapada do Apodi e Vale Jaguaribano que não estão conosco apoiando essa grande luta?

As grandes empresas do agronegócio que por muito tempo estão instaladas as margens da Estrada do Cajueiro, nunca se pronunciaram em favor de sua construção.

Podemos estar enganados com relação a isso. Falamos baseado no último grande debate que houve sobre o assunto na Câmara Municipal de Baraúna. Dos muitos convocados e avisados para o evento, não compareceu nenhuma das empresas que fazem parte desse conjunto, dentre elas foram avisadas: Mizu, Del mont, Agrícola, Carbomil, entre outras.

Tomara que nos bastidores esses grandes representantes da economia local estejam envolvidos nesse processo da nossa luta, no entanto a essa altura em que vivemos um avanço onde nunca havíamos chegado, é importante que todas as possibilidades e notícias positivas, venham a público já que a parte licitatória do lado do Rio Grande do Norte está finalizada.

Seria interessante sabermos como anda essa fase burocrática no lado Cearense.

Outro fator que também temos a nosso favor, com relação à conjuntura política: há uma boa renovação no Congresso já que durante todo esse tempo de nossa caminhada, os velhos de Brasília que estiveram no comando não abraçaram a luta como deveriam (salvo algumas exceções).

Quem sabe o novo sangue de parlamentares atuais, possa fazer diferente e lutar pelos recursos da obra, colocá-los à disposição para que a empresa pelo menos o lado potiguar, inicie a construção da BR 437.

Seria interessante que nosso apelo chegasse até às bancadas de nossos estados, tanto na parte da câmara como no Senado para que ambos se prenunciassem a favor de causa. Acompanho quase que diariamente os trabalhos naquelas casas legislativas e não vejo nenhum parlamentar usar a tribuna pra falar sobre a Estrada do Cajueiro.

Outra grande diferença em relação a luta nos dois lados, é que os gestores do Rio Grande do Norte, governadores/as de uns certos anos até os dias atuais, todos prometeram empenho na construção da BR 437, no entanto com relação a esforços para correr atrás dessa causa, todos falharam e costumamos dizer que essa rodovia os colocou no ridículo muitas vezes. Até hoje ainda não sabemos o posicionamento do Governo atual do RN sobre a Estrada do Cajueiro.

Os governadores cearenses parece que são alheios à causa, ou trabalham de forma bem discreta nessa questão. Não ouvimos comentários relativos a promessas sobre a pavimentação dessa estrada, porém queremos aqui reforçar o chamado a todos e todas que acreditam que Estrada do Cajueiro pavimentada.

Ela trará grandes melhorias  população da Chapada do Apodi e do Vale do Jaguaribe.

Para reforçar nossa luta, agora sabemos que do lado do Rio Grande do Norte aconteceu um avanço significativo. Já temos a processo licitatório pronto, já sabemos qual a empresa vencedora, aguardamos os recursos para instalação do canteiro de obras.

Acreditamos que o pessoal do Ceará também vem trabalhando no sentido de conclusão do Projeto dos 48 km da parte do nosso estado vizinho.

Nosso comentário é só pra reforçar que estamos acompanhando o processo, que a luta está viva, e convidar em especial as empresas e indústrias as margens da Estrada do Cajueiro a se engajarem nessa caminhada, reforçando o chamado aos gestores e legisladores do poder público do Rio Grande do Norte e Ceará para que apoiem nossa causa.

A construção da BR 437 – Estrada do Cajueiro, é uma luta de todoS!

Maurílio Santos é cantor/compositor/músico e integrante do Conselho das Comunidades do Jucuri

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Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. momo diz:

    Em época de crise, contingenciamento de orçamento, infelizmente sai não.

  2. momo diz:

    Podem ate colocar a obra no PAC 4, PAC 5, ou outro PAC qualquer, mas liberar dinheiro…..

  3. Marcos Pinto. diz:

    PARABÉNS ao grande amigo, músico e compositor Maurílio Santos pelo elucidativo e significante relato histórico de toda a saga e denodo pela construção da famosa BR que sucederá a antiga e famosa “Estrada do Cajueiro”, cuja estrada constitui entroncamento com a BR-405 exatamente ao lado da Capela da hospitaleira comunidade do Jucuri. Conheço essa estrada desde 1974, quando aportei em Mossoró. Muitas vezes fiz pernoites no Posto Fiscal do Jucuri, onde o meu saudoso pai exercia a antiga função de Fiscal de Rendas, que depois passou a ser denominada de Auditor Fiscal estadual. Naquela época, conheci um menino inteligente e introspectivo de nome Maurílio, filho do comerciante do ramo de venda de café e bolos, o saudoso amigo Baião. Naquela época, já era grande o fluxo de cargas transportadas por caminhões que vinham do Ceará para Mossoró e vice-versa, que rompiam ou ficavam parados em grandes atoleiros, ficando sujeito ao desatolamento feito por máquinas motoniveladoras, geralmente da marca Caterpilar, ou mesmo pelos raríssimos tratores agrícolas. Imagino que até as almas desses antigos motoristas, mesmo viventes somente no plano espiritual, estão torcendo pela construção dessa tão almejada e sonhada BR-437. Ficamos na torcida para que as bancadas federais dos estados do RN e do CE desatem esse tão intrincado nó górdio. Forte abraço amigo Maurílio ! . Através de sua honrada e distinta pessoa cumprimento efusivamente todos os habitantes da Comunidade do Jucuri. INTÉ mais ver.

    • MAURÍLIO SANTOS diz:

      Obrigado grande Marcos Pinto, com certeza a luta ganha um novo gladiador, juntos domaremos essa fera!
      Um abraço.

      Maurílio Santos

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Maurílio, seu artigo, muito embora que nas entrelinhas, deixa e bastante evidente, o quanto o nosso empresariado, sempre e sempre não só vive às expensas do estado que tanto criticam, mais ainda deixa mais evidente a omissão desse empresariado, pois mesmo necessitando, e, urgentemente da estrada tão sonhada e buscada, jamais provocam qualquer solução e (ou) resolução de ordem coletiva. Como exemplo: propor uma PPP na construção da estrada do cajueiro, mesmo por que, sobredita estrada , não apenas seria, como é de fundamental importância para o escoamento da produção, também de hortifrutigranjeiros e outros insumos produzido pelos pelos ditos enclaves empresariais e industriais de nossas plagas.

    O fato, mais uma vez evidencia a cultura da corrupção, da omissão e do subdesenvolvimento e, mais ainda da covardia, do medo e da incapacidade congênita de empreender enraizada na mentalidade medíocre do dito capitalista e empresariado nacional.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. MAURÍLIO SANTOS diz:

    Obrigado Carlos Santos pela contribuição!

  6. Francisco Heronildes da Silva Júnior diz:

    Boa noite Carlos Santos!
    Vou ser sucinto em minhas palavras. Há uma contradição entre o título e o texto escrito. Diz o título da matéria: “Estrada do Cajueiro” é de todos nós, empresários e políticos. No entanto, no texto consta uma crítica à classe política e empresarial por não terem participada dessa luta. Ora, com exceção do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, qual foi o político que lutou permanentemente pela construção da rodovia? Apresente um empresário que tenha empunhado essa bandeira de luta? Então, essa luta pela construção da “Estrada do Cajueiro” é de poucos. Essa minha divergência posso provar através de matérias publicas nos jornais locais; vídeos de reportagens; cartas que enviei a maioria a todos da bancada federal do RN, sem obter sequer uma resposta, a não ser, como disse anteriormente, do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves que, juntamente comigo, lutou permanentemente pela licitação da rodovia. Ademais disse informo que a minha luta pela construção da Estrada do Cajueiro (BR-437) vem desde o projeto executivo de engenharia à fase de licitação. E muitos documentos e vídeos ainda não foram postados no meu blog RETROSPECTIVA DA ESTRADA DO CAJUEIRO (BR-437) por falta de tempo. Mas já contratei uma pessoa para esse serviço.
    A propósito, tudo que o vice-prefeito Edson Barbosa (PV) da cidade de Baraúna tem e foi encadernado, fui que quem enviou para ele a pedido do mesmo. Até então ele nada tinha a respeito da rodovia.

  7. Francisco Heronildes da Silva Júnior diz:

    Maurílio Santos, quando o ex-deputado federal João Maia participou da Audiência Pública na Câmara Municipal de Baraúna disse que tinha conseguido aprovar no DNIT o projeto da Estrada do Cajueiro (BR-437) quando na verdade o projeto já havia sido aprovado há quase 10 meses antes. Resultado. Enganou a todos. Preferiu lutar para construir a BR-110 (Mossoró/Upanema/Campo Grande), com interesse eminentemente político.

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