• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 15/02/2015 - 20:28h
Orquestra Funffec de Cordas

A Europa é o mundo de meninos e meninas de Luís Gomes

Jovens músicos de Luís Gomes vão se apresentar em outubro na Europa mostrando a sua arte e talento

“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte…” (Titãs)

A “Orquestra Funffec de Cordas” (OFC), sediada em Luís Gomes (veja AQUI), região Oeste do Rio Grande do Norte, está prestes a conseguir um feito raro e certamente inimaginável até bem pouco tempo, para seus 28 componentes: fará uma turnê pela Europa, apresentando-se em endereços tradicionais da multissecular música erudita.

A OFC é composta por adolescentes de origem humilde de Luis Gomes, que se viram seduzidos pela música. Estará no mês de outubro mostrando sua arte na Academia Sibelius, Helsinki, Finlândia; Royal Academy of Music, Aarhus, Dinamarca e Universidade de Munster, Munster, Alemanha.

Orquestra ganha projeção a partir de um trabalho de enorme valor social (Foto: Meio Norte)

No final de Janeiro deste ano, um vídeo institucional da Funffec foi exibido em um congresso internacional na Malásia (Glomus Network). O representante da América Latina foi o Professor-doutor Fabio Presgrave, da Escola de Música da Universidade Federal do RN (UFRN).

Esse vídeo atraiu olhares de algumas instituições, que passaram a se interessar pela OFC.

Antes de ganhar o mundo, a OFC terá outra conquista também importante no Brasil. Vai gravar participação especial em um DVD do cantor/compositor Ivan Lins em Curitiba (PR), em agosto próximo, a convite do projeto “Música para Todos”, coordenado por José Maria Magalhães Silva, integrante do Quarteto Iguaçu (veja AQUI).

Projetos

Os meninos e meninas da OFC têm pouca vivência com a música, mas possuem um cartel considerável de apresentações em concertos em diversas salas no Nordeste. Fazem ecoar sua arte sob a regência de um jovem maestro formado pela Universidade do Estado do RN (UERN), Leandro Oliveira.

A Orquestra Funffec de Cordas iniciou seus trabalhos em julho de 2012 envolvendo crianças e adolescentes da comunidade luisgomense. A OFC começou com 12 integrantes e hoje possui 28. Somando os alunos da orquestra e das turmas de base, há um grupo com 60 alunos no total.

Apresentaram-se no auditório da escola de música da UFRN, em Natal; Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró; cerca de 15 apresentações  nas cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte e quatro vezes em Teresina (PI).

Eles têm convite ainda para retorno à capital do estado no mês de maio, bem como concertos em Catolé do Rocha e João Pessoa, na Paraíba em março.

Nos planos da OFC também está um ousado projeto para levar música clássica a escolas públicas em dez cidades do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, durante este ano.

Ufa! É pouco? Tem mais.

Fundação

O trabalho realizado pela OFC e a Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), entidade de onde germinou essa bela iniciativa, pode ter desdobramentos ainda maiores. A expansão do alcance dos seus acordes pode gerar parceria com a escola de música da UFRN para implantação do primeiro curso técnico em música do Alto Oeste potiguar.

A propósito, a Funffec (veja AQUI) é mais uma prova de que é possível se fazer sempre mais por seu lugar, com o mínimo de boa vontade e amor. Essa organização sem fins lucrativos tem como diretor presidente e mantenedor, o empresário luisgomense João Claudino Fernandes.

Iniciou sua trajetória como Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, no município de Luís GomesRN, e é pioneira no ensino profissionalizante na região. Fundada em 25 de julho de 1969, a escola recebeu o nome em homenagem à patrona perpétua do educandário, Francisca Fernandes Claudino, esposa do senhor Joca Claudino Fernandes e mãe de João Claudino Fernandes.

Desde 2007 que passou a se constituir numa instituição fundacional, regida por princípios que parecem dar frutos significativos, como demonstrados por sua OFC.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Reportagem Especial

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Eis uma notícia espetacular. Coração vibra orgulhoso!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ” boa vontade e amor. ”
    Com estes dois ingredientes tudo se torna possível.
    Que belo exemplo dá Luís Gomes a todo o Brasil.
    Aqui em Mossoró, se alguém tiver uma ideia parecida com esta é logo chamado de doido e IGNORADO.
    Há quantos anos eu clamo que é preciso fazer um trabalho direcionado a crianças e adolescentes.
    O objetivo maior seria afastar os jovens do convívio com os marginais.
    Nunca quiserem sequer me ouvir.
    Neste projeto, de baixíssimo custo, estariam inclusos diversos cursos e prática de esportes.
    Natação, karatê, dança, música, línguas, computação e outros.
    Mas quem nesta cidade, além dos sonhadores, se preocupa com as crianças pobres?
    Parabéns ao empresário João Claudino Fernandes.
    Um dia Mossoró despertará desta letargia em que mergulhou por conta de administrações desastrosas e voltadas apenas para os interesses imediatos dos seus dirigentes.
    Enquanto isto não acontece, só nos resta aplaudir.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO?
    SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
    UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  3. Inácio Rodrigues diz:

    Sensacional. Além de Luís Gomes, o grupo Claudino também mantém fundação dedicada a formar músicos em Uiraúna/PB. ( Fundação Lica Claudino). Projetos transformadores que impactam socialmente em todas as áreas, inclusive segurança publica.

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Além claro da educação formal, o esporte e a música são importantes vetores de inserção social e multiplicação de valores e bens comunitários, indispensáveis à qualquer sociedade que queira, de fato, aprofundar seu processo de desenvolvimento, de humanidade e de civilidade.

    Fica o exemplo da Fundação Claudino, que não só os entes públicos, mais também a sociedade como um todo, mormente o empresariado apoiem iniciativas desse porte e magnitude, ai sim teremos como enfatizou o nosso Delegado Inácio Rodrigues, ponto futuro, repise-se teremos, real e concretamente investido em segurança pública.

    O mais são abobrinhas daqueles que esquecem que, já, antes de Cristo, Pitágoras sabiamente afirmava…

    “”Educa as crianças e não precisarás castigar os homens”

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    AQUELE QUE É FORTE E CONCISO SE TORNA IMCOMPREENSÍVEL AOS MEDÍOCRES.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      AQUELE QUE É FORTE E CONCISO SE TORNA INCOMPRESSÍVEL AOS MEDÍOCRES.
      ///
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        A emenda saiu pior do que o soneto.
        Então vamos tentar mais uma vez:
        AQUELE QUE É FORTE E CONCISO SE TORNA INCOMPREENSÍVEL AOS MEDÍOCRES.
        ////
        SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?

  6. LUÍS MOURA diz:

    Eu sou professor de música aqui em Mossoró/RN ( Fundação Municipal de Cultura) e sinto na pele o quanto é doloroso ficar implorando ao poder público materiais essenciais para o desenvolvimento do meu trabalho com crianças e adolescentes. Por diversas vezes solicitei equipamentos básicos para a realização de grupos musicais e não fui atendido. Parece que esse pessoal metido a político não acredita nos nossos projetos, preferem realizar espetáculos sazonais para impressionar a sociedade e aqueles ganham dinheiro dentro das festividades. Quando vejo as coisas acontecendo lá fora fico feliz e triste ao mesmo tempo, pois penso; também já tentei fazer isso na minha cidade, mas não consegui. Sem apoio não dá pra ir longe, não.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Luís Moura
      Eles tem medo que você consiga realizar alguma coisa em prol das crianças. Pensam logo que se trata de política, que você vai querer ser candidato a alguma coisa, etc.
      O importante para eles é manter tudo como está.
      O sonho de todos eles é parar a terra.
      Alegam sempre falta de recursos?
      Se alegam isto, porque tem dinheiro para construção de templo religioso, doação para abrilhantamento de festa da padroeira e queima de quase uma dezena de MILHÕES de reais no MCJ?
      Zé Buchudinho me avisa que RACHID está no telefone para me explicar um bocado de coisa.
      Desculpe, Luís Moura, é que RACHID quando liga…
      RACHID, grande figura. Tão grande que está presente em tudo o que é negociata neste país.
      Foi este figurão que instituiu as doações na base dos 90% para quem doa e 10% para quem fornece o recibo que atesta a doação.
      Depois eu volto a este assunto. Afinal, RACHID é muito apressado e pode desligar.
      /////
      QUANDO SERÃO JULGADOS O9S RECURSOS SAL GROSSO?
      QUANDO O MATERIAL ESCOLAR SERÁ DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ?

  7. Ismael Mendes diz:

    DEUS seja louvado. Salve, salve, a minha, a sua, a nossa Luis Gomes!

  8. Iris Maia diz:

    Parabéns ao empresário João Claudino pela iniciativa e pelo investimento no social, parabéns aos luisgomense que estão sabendo aproveitar o investimento. Vejam só, uma cidade que se fosse mediocre estaria reclamendo que passam até um ano sem água em suas torneiras, no entanto lá jorra sabedoria, estudo, perseverança, arte. Parabéns Luis Gomes!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.