• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 03/12/2017 - 09:02h

A fé que chora

Por Inácio Augusto de Almeida

O Papa Francisco disse neste sábado (2) que chorou ao ouvir 16 refugiados rohingyas na véspera em Daca, e explicou que o fato de poder conhecer gente dessa minoria muçulmana tinha sido “uma condição” para ele viajar a Myanmar e Bangladesh.

Imagino o Papa Francisco ouvindo o relato dos moradores de rua. Quantas lágrimas o Papa derramaria quando escutasse o choro de uma criança que adormece com fome nas ruas de Mossoró?

Quantas lágrimas o Papa derramaria ao perceber o choro abafado de uma mãe que escuta seu filho gemer por causa da dor provocada pelo estômago vazio?

Quantas lágrimas o Papa derramaria ao sentir a revolta do pai de família desempregado por conta de uma corrupção alicerçada na impunidade provocada pela demora de tribunais que não julgam recursos de corruptos confessos e debochados?

Só chorar não basta.

Com a autoridade religiosa e moral que o Papa Francisco tem, poderia imediatamente dar início a uma campanha mundial de combate à corrupção.

Aqui em Mossoró testemunhei um Padre chorando ao conversar com um morador de rua.

Manhã cedinho, levava minhas filhas ao catecismo e encontro o Padre Talvacy Chaves, Igreja de Fátima, conversando com um morador de rua que estava deitado na calçada da Igreja.

Aproximo-me e observo que os olhos dos padre Talvacy Chaves estão cheios de lágrimas.

Digo ao Padre Talvacy Chaves que só chorar não basta.

Neste dia ouço uma homilia que ficou para sempre na minha memória. A igreja católica precisa urgentemente se engajar no combate à corrupção. E este engajamento pode ter início aqui em Mossoró.

Inácio Augusto de Almeida é jornalista e webleitor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Carlos Santos
    Obrigado por publicar este meu artigo/comentário.
    Se possível, corrija o nome do autor.
    Há quem me chame de Seu Inácio com outros objetivos…
    Há também quem diga que eu sou o DANADO DA INTERNET e DEMOLIDOR DE CORRUPTOS.
    Na verdade eu sou apenas Inácio Augusto de Almeida, um jornalista que não consegue, nem mesmo pagando, cinco minutos numa emissora de rádio para levantar os problemas que afligem a cidade e tirar o sossego de corruptos que continuam gargalhando quando escutam falar em julgamento de recursos.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DO DIA DE SÃO NUNCA? SEI LÁ…

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    PREFEITO E VEREADORES SÃO PRESOS NO AMAZONAS
    O Prefeito de Tapauá, José Bezerra Guedes, e três vereadores do município foram presos durante uma operação contra um esquema de corrupção e fraudes em licitações, nesta terça-feira (28). As investigações apontam um desvio de verbas de cerca de R$ 60 milhões, que seriam usados no pagamento de propinas para servidores públicos e parlamentares do município, localizado a 449 Km da capital. Até o início da tarde, nove pessoas foram presas. O vice-prefeito deve assumir a administração da cidade.
    Entre os detidos estão o prefeito, o assessor do prefeito, três vereadores – entre eles o presidente da Câmara -, o chefe da PM, dois empresários e o presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura.
    A ação é realizada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Controladoria Geral da União (CGU) e Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (DRCO).
    As investigações apontam ainda que os vereadores recebiam uma verba mensal de R$ 5 mil reais, além de recursos extras que entravam no município.
    Existe um ‘mensalinho’ para os vereadores, salvo um vereador. Todos os outros ficou demonstrado que recebiam essa quantia mensal, disse o procurador Fábio Monteiro.
    VEREADORES RECEBIAM MENSALINHO.
    Tapauá é uma pequenina cidade do Amazonas com apenas 18.000 habitantes e uma das mais pobres do Brasil. Lá o mensalinho é de 5 mil reais para cada vereador e o prefeito furtou 60 milhões de reais.
    Fico a imaginar de quanto será o mensalinho de vereadores de cidades com mais habitantes do que Tapauá e quanto os prefeitos furtam de cidades maiores e mais ricas do que Tapauá através de licitações fraudadas?
    Felizmente o MP-AM desbaratou esta quadrilha.
    Claro que todos irão recorrer e continuarão soltos.
    A famigerada PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA existe é para isto mesmo.
    Fosse nos EUA poderiam recorrer, mas aguardariam o resultado dos recursos no XILINDRÓ e não presidindo Câmara de Vereadores.
    Até quando, meu Deus?
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS APÓS O DIA DE SÃO NUNCA? SEI LÁ…

  3. Pedro Neto diz:

    Caro colunista, concordo com o gênero e grau mas discordo do número, pois ao meu ver está correto quando cita o Papa e a Igreja católica mais deveria ter incluído as demais Igrejas e seus lideres que volta e outra fazem beija mãos das autoridades que eles sabem que dentre outras coisas impublicáveis massacra a população carente com a falta de serviços básicos.

  4. Rodolfo diz:

    Concordo. Incentivando seus fiéis a não aceitarem a corrupção diária que começa em casa e encontra seu ápice os nossos representantes. Enquanto isso não acontecer, continuaremos nessa lama. Povo ético, nação ética; povo corrupto, nação corrupta.

  5. Honório de Medeiros diz:

    Isso mesmo. Assino embaixo.

  6. Rocha Neto diz:

    Que as lágrimas do Sumo Pontífice e o manejamento dos olhos do Padre Talvacy, sirvam de lição ao nosso Bispo Diocesano e que ele não vá e nem autorize aos seus auxiliares a irem mendigar verbas e apoio de governos corruptos para festejar a Padroeira da Diocese. Santa Luzia não merece passar por isso não. Que adianta celebrar a santidade de uma jovem lá de Siracusa que renunciou ao luxo para entregar seu coração humilde, com amor verdadeiro ao Deus Supremo, com certeza quer uma festa com humildade mas que os seus coordenadores a realize com riqueza Dr coração, e que os momentos de pompas e circunstâncias seja o ganho de almas para Cristo, pois sua subida ao céu para casa do pai não foi com fogos de artifícios e nem com presença de mundo artístico e de políticos, os estrondos dos fogos foi sentido e ouvido apenas por Cristo quando chegava ao lado direito do trono eterno que Deus seu r nosso Pai havia lhe reservado para o receber na glória suprema. Que o dirigente mor da igreja católica de nossa sofrida Mossoró e seus auxiliares, realize a celebração de Santa Luzia, como no passado, quando o Monsenhor Humberto e Padre Sátiro e Don Gentil Diniz Barreto, não colocavam ao redor do altar e nem no adro da Catadral de Santa Luzia, nenhum corrupto para pagar (quando cumpre a negociação) os fogos de artificio no encerramento do evento.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Aos que gostaram do artigo, lembro que o meu nome é INÁCIO AUGUSTO DE ALMEIDA.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Inácio, bom dia. Não errei por sacanagem.

      Bastava você retribuir a boa vontade enviando a correção no privado.

      Mas tudo bem.

      Vou reparar.

      Me desculpe pela falha.

      Bom dia e boa semana

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Carlos santos
        Sei que não foi intencional o erro.
        Agradeço mais uma vez a publicação do texto.
        E se este artigo servir para despertar uma só consciência me dou por realizado.
        Um abraço
        ////////
        OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DO DIA DE SÃO NUNCA? SEI LÁ.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.