• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 10/11/2019 - 10:00h

A ideologia é um credo

Por Honório de Medeiros

E há os que acreditam em bandeiras ideológicas.

O povo, bem mais sábio, diz pelas esquinas “é tudo igual”. O sertanejo, esteio da raça: “é tudo farinha do mesmo saco”.De esquerda, Stálin, Mao, Fidel; de direita, Pinochet, Stroessner, Videla.

Não vou falar em Hitler, Idi Amin Dada, Pol Pot e Sadam Hussein, aqueles de direita, estes de esquerda. E Franco? Kim Jong-un?

Todos irmãos siameses vestindo camisas com cores distintas.

A China é vermelha por fora e verde por dentro, por uma razão muito simples: o capitalismo é um fato, não uma ideologia.

Já a ideologia é um credo, que os detentores do Poder usam de acordo com seus interesses. O que importa, para quem joga o jogo do Poder, é o próprio Poder, puro e simples, ou seja, a capacidade de mandar e ser obedecido.

Enquanto as ovelhas comem seu capim, os lobos se alimentam com sua carne, e ainda usam sua pele para fazer casacos.

E elas acreditam que tudo é para seu bem.

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O ideólogo silencioso ideólogo das paragens conservadoras pra não dizer medievalescas do Rio Grande do Norte Sem Sorte, Sr. HONÓRIO DE MEDEIROS – não assumido -, do atual estado de coisas que tem como agente internacional o panfletário digital o Americano Steve Banom, teima em não assumir diretamente suas posições conservadores neo-nazifascistas, escrevendo diversionismos retóricos aceca da negação das ideologias.

    O cinismo crepuscular do jurista e articulista do Blog carlos santos, beira o farsesco quando das suas investidas tentando explicar o inexplicável e defender o indefensável face àqueles que não comungam com as teses do vale tudo, inclusive na órbita das decisões de inconstitucionalidade e ilegalidades flagrantes dos atos do prefalado e famoso JUIZ LADRÃO SR. SERGIO PARANHOS FLEURY MORO, juntamente com o SUPOSTO PROCURADOR FEDERAL DE JUSTIÇA SR. DELTAN DINHEIROL….!!!

    Contextualizando um pouco que seja, a fala do Douto Articulista Honório de Medeiros, É consabido, a maneira tradicional de se criticar o capitalismo busca revelar com este depende, para produzir em escalas cada vez mais alargadas, da criação da miséria, da depredação do meio ambiente, de guerras e dminção entre estados e classes sociais.

    Veja-se que estamos a falar não do capitalismo financeiro volátil e transnacional, atualmente vigente e tentando cada vez mais se alargar e se impor como alternativa única, apregoando silenciosamente como alardeou o Japonês medíocre, o fim da história …LEMBRAM….!!!???

    No caso o chamado capitalismo produtivo com todas as suas amarras e contradições que de alguma forma perseverou até a década de 70 do ´seculo XX, Desde então o que temos é a tentativa permanente de dogmatizar o cinismo com arma e método no aprofundamento da precarização das relações de trabalho, cada vez mais dando espaço ao capital especulativo e financeiro transnacional ou como queiram o dito senso comum, o neo-liberalismo e seus tentáculos transnacionais…!!!.

    O FILÓSOFO POLONÊS SLAVO ZIZEK, BEM DEFINE A ATUAL CONJUNTURA DO CAPITALISMO FINANCEIRO, ATRAVÉS DO QUAL, A AGENDA DO CINISMO SE APROFUNDA E SE ENTREMEIA, MAIS AINDA NAS RELAÇÕES DE ORDEM SÓCIO-ECONÔMICA.

    Para Slavo Zizek, o cinismo constitui o argumento de que os obstáculos, “o negativo”, são parte fundamental no processo de emancipação material e social, que todo limite poderá ser convertido em condição para uma nova expansão, a qual, por sua vez, gerará uma nova barreira, e assim ao infinito.

    Não a toa,o senso comum – pelo menos àqueles partícipes que de alguma forma lê e se informa -, já está tomando consciência de que o capitalismo vive, se alimenta e se retroalimenta de crises e das crises por ele mesmo projetadas, buscadas e expandidas ou não….!!!

    Zizek, define com precisão a ideologia cínica, ao apontar que esta já funciona como uma espécie de “negação da negação” dialética, em que o negativo é incluído como momento fundamental no progresso social. Segundo o filósofo, este cinismo é, portanto, uma espécie de “negação da negação” pervertida da ideologia oficial: confrontada com o enriquecimento ilegal, com o roubo, a reação cínica consiste em dizer que o enriquecimento legal é muito mais eficiente e, ademais, está protegido pela lei. Como Bertold Brecht diz em sua Ópera de Três Vinténs:

    “O que é um roubo a um banco comparado a fundação de um novo banco…!!!??? ”

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. João Claudio diz:

    Os burros de Lula vão comer capim seco até o fim de suas vidas. Fato, fato e fato.

    P.S – As más línguas andam dizendo que Luciano Hulk pagou a um padre para exorcizar os rastros malignos deixados no interior do seu avião. Em seguida, pediu ao piloto para voar até a Bahia. O motivo da viagem é contratar as baianas do Senhor do Bonfim para lavaram a aeronave, dentro e fora, com água benta.

    Todos os esforços para afastar as forças do mal são bem-vindas. Amém!

    Ah, já tem estréia marcada para amanhã, segunda-feira- 11/11.

    SALA 23 – ‘As Hienas Também Cagam (Humor negro)

    ‘Numperdam’.

    • João Claudio diz:

      ‘Ontem ele era o meu adversário, a partir de hoje ele é o meu presidente.’

      John MacCain, no discurso em que reconheceu a derrota para Barak Obana.

      No brasil, país de terreiríssimo mundo, o candidato derrotado reza todos os dias para o candidato vitorioso explodir e levar o país junto.

      Mais: A partir de ontem, Dom Satã vai fazer o diabo para rolar o país ribanceira abaixo. A sua quadrilha e os burros que encantou rezam a mesma quadrilha.

      Pensando bem, o criminoso vai fazer o diabo até um dia antes de assumir o poder. Fato, fato e fato.

      P. S – As Bestas do Apocalipse deram asas à jararaca, enquanto do lado de fora os cidadãos honestos pediam para cortar a sua cabeça.

      A facção é cruel. Preparem-se para enfrentar o caos.

  3. Genivan Vale diz:

    Mais cristalino impossível, porém os Minions de esquerda e os de direita lerão, mas não compreenderão, e ainda vão chamá-lo de isentão. E segue o jogo tóxico que serve somente a dois personagens, em detrimento, de mais de 200 milhões.

  4. Q1naide maria rosado de souza diz:

    O desejo do Poder é tal que chega a ser obsceno. Não tem como definir a sensação obscura e vaidade extrema em se obter o Poder. Ele é sedutor e utilizado de forma indecente. Mandar, eis o que se quer! O domínio. Fome insaciável de se destacar. Alguns utilizam saltos embutidos para ficarem mais altos e disfarçar a sua pequenez física e mental.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.