domingo - 07/01/2018 - 05:20h
Coluna do Herzog

“A melhora da morte” para o estado do Rio Grande do Norte


Por Carlos Santos

A cena do Cabo PM Gonçalves do BPChoque em prantos, ajoelhado e, debruçado sobre um sofá, com mãos amparando o próprio rosto, revelou um pouco o tamanho da humilhação sofrida pelo servidor estadual do RN.

Cabo PM Gonçalves chora de joelhos, debruçado sobre um sofá, com mãos amparando o próprio rosto (Foto: TN Online)

Na ampla antessala da Governadoria no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal, Gonçalves plasmou a imagem do desespero que toma conta de boa parcela do funcionalismo.

Mesmo assim, seu descontrole e seu desabafo na sexta-feira (5) – veja AQUI – estão longe de sensibilizar a turma do “andar de cima”.

O pacotão de medidas para ajuste fiscal do estado, que em parte será votado na Assembleia Legislativa (veja AQUI) nos próximos dias, escolhe mais uma vez o contribuinte e o “barnabé” como culpados. A conta, de novo, recai sobre quem é vítima em vez de culpado.

O agravante, é que os resultados desse arrocho, novamente, não devem resolver a crise. Adiará o pior. No máximo, teremos “a melhora da morte”. O último suspiro antes do fim. Aproveite. Tudo vai piorar.

PRIMEIRA PÁGINA

Pré-candidato ao governo do RN, o prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) levará para a campanha 2018 a cobrança de uma fórmula para equilibrar as contas do estado. Deve ser algo mais eficiente do que o empregado na Prefeitura do Natal, onde está há mais de cinco anos e já não cabe mais olhar pro retrovisor e o espectro da ex-prefeita Micarla de Sousa. Esse discurso está vencido há tempos.

Eliéser e Jair (divulgação)

O secretário de Segurança do município de Mossoró, general reformado Eliéser Girão, tem-se notabilizado paralelamente ao seu trabalho administrativo, por ações no estado de organização e defesa da postulação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) à Presidência da República.

O movimento “Segurança com Segurança” de policiais militares e bombeiros militares conseguiu alguns feitos surpreendentes, em curto espaço de tempo: aniquilou o último suspiro de candidatura à reeleição de Robinson Faria (PSD), desmoralizou uma decisão judicial e sensibilizou a sociedade em torno de sua causa, além de ganhar repercussão positiva nacionalmente. A polícia tinha as armas. Agora, também tem a força.

Servidores municipais de Mossoró têm recebido avisos de cobrança por inadimplência com banco, pelo não-pagamento de empréstimo consignado. A explicação é simples, mas não é nova: municipalidade desconta na folha, mas não repassa à instituição credora. Na época do ex-prefeito Francisco José Júnior isso também ocorreu e virou um grande escândalo na imprensa e redes sociais. Agora, não. Vá entender.

Desinformado, o senador paranaense Roberto Requião (MDB) disparou em suas redes sociais, que o Governo do RN vai vender o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O interesse do governo é vender ativos ligados a esse órgão executivo rodoviário, como valioso imóvel em área nobre da capital. O DER não pode ser negociado, mas no máximo extinto. Incrível o deslize.

A Câmara Municipal de Mossoró deverá ter mais de um nome à Câmara Federal este ano. Trabalho silencioso está adiantado, com conexões para alcance de todo o estado à empreitada, em relação a um deles.

O deputado de longo curso Raimundo Fernandes deverá ser o nome do grupo da prefeita areia-branquense Iraneide Rebouças (PSD), para ser apoiado em 2018 à Assembleia Legislativa. Raimundo “Bigodão” está no oitavo mandato e foi reeleito em 2014 com 37.158 votos.

A bancada federal do Rio Grande do Norte poderá ter mudança da ordem de 50% (quatro) ou mais este ano. Um nome é certo para não se reeleger: Zenaide Maia (PR). Concorrerá ao Senado. Pelo menos mais três podem ser substituídos pelo voto. Faça suas apostas.

É pouco provável que a campanha eleitoral deste ano desague no pleito de outubro, com campeões de voto à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, tendo votações superiores às obtidas em 2014. Há sinalizadores de queda nos números. Àquele ano, o mais votado à Câmara Federal foi Walter Alves (MDB), com 191.064 votos. Já Ricardo Motta (PSB, à época no PROS) empalmou 80.249 votos à AL.

O juiz das Execuções Penais do Natal, Henrique Baltazar, divulga em redes sociais que “no Fisco estadual do RN, em novembro, quase 400 servidores ganharam igual a ministro do Supremo Tribunal Federal (e como eles ganham mais que isso, é aplicado um redutor, ficando os rendimentos iguais aos dos ministros). No Tribunal de Justiça do RN (TJRN), que tem mais servidores que o Fisco, foram apenas 16 (e quase todos com redutor menor que um mil reais). Então, mesmo com os tais auxílios que se canta por aí (moradia, saúde e alimentação, e não outros que a imprensa fala) nossa remuneração é menor que a do Fisco.

TÚLIO RATTO – JANELA INDISCRETA

EM PAUTA

Nicole – A jornalista Nicole Abreu pediu desligamento do cargo de Diretor de Imprensa (DIMP) da Câmara Municipal de Mossoró. Afivelou malas para temporada na terra da Rainha-mãe, Inglaterra, onde cumprirá ciclo de estudos. Good trip!

AFCEF – Arregimentação de forças é trabalhada, com objetivo de dar uma chacoalhada na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) – Alto de São Manoel – em Mossoró. Sua ótima estrutura tem sido sub-aproveitada nos últimos tempos, num espaço aprazível.

Sorriso – Outro edição da “Operação Sorriso” chegará a Mossoró este ano, para realização de cirurgias gratuitas de lábio leporino e fendas palatinas. A seleção ocorrerá no dia 15 de janeiro do próximo ano, com 50 vagas para atendimento. Os contatos para mais informações poderão ser feitos pelo fone (84) 3318-9026. 

Caboclos – A Prefeitura Municipal de Major Sales (Alto Oeste do RN) trabalha planejamento do “Festival de Caboclos 2018″. O evento tradicional ocorre na Semana Santa e este ano será no período de 27 a 31 de março. Expressão cultural tem-se mantido viva no município.

Empreendedor – O Escritório do Empreendedor em Mossoró, coordenado pela Junta Comercial do RN (JUCERN), iniciará suas atividades na terça-feira (9). Cumprirá expedientes entre 10 e 19h, no Partage Shopping. Órgãos do município, estado e federal que tratam processos de abertura, alteração e baixa de empresas vão compor sua estrutura.

Caby - O radialista e publicitário Caby da Costa Lima está com saúde delicada. Preocupa familiares e também aos seus amigos. Situação até o afastou do que tanto gosta, ou seja, o próprio trabalho no rádio, site Azougue.com e trabalhos editoriais.

Faustão – Uma equipe do programa global “Domingão do Faustão” vai aportar na terça-feira (9) em Mossoró. Será feita uma seletiva entre 10 e 18h na sede da InterTV Costa Branca, na Rua Jorge Coelho de Andrade, 336, Costa e Silva. É a operação “Caça talentos”, que procura descobrir artistas das mais diversas especialidades à apresentação no programa.

Prévia - Bell Marques e Léo Santana vão fazer a prévia de carnaval no Arena Circo da Folia em Pirangi (Parnamirim). Será no dia 27 de janeiro.

SÓ PRA CONTRARIAR

O novo diretor do Detran de Minas Gerais, César Augusto Monteiro Júnior, tem 120 pontos na carteira de motorista, por diversas infrações de trânsito. Pronto. Pode rir.

GERAIS… GERAIS… GERAIS

O Brasil perdeu nessa sexta-feira (5) um de seus melhores cronistas: Carlos Heitor Cony, 91. Ficamos sem o seu texto enxuto e aquela fina ironia.

Obrigado à leitura de Nosso Blog a José Nilton “Baresi” (Natal), Pedro Fernandes Neto (Mossoró) e Antônio Almeida (Currais Novos).

O sambista Jorge Aragão estará no próximo sábado (13), às 14h30, na Casa do Samba, evento “Samba na Praia”, em Gado Bravo (Tibau). Everaldo Rodrigues e André da Mata também serão atrações.

Veja a Coluna do Herzog do domingo passado (31 de Dezembro) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Charge de Túlio Ratto / Coluna do Herzog

Comentários

  1. Lair Solano vale diz:

    Como ajudar o RN no momento atual:
    1- congelar por 16 anos os repasses obrigatórias 2- aumentar a previdência de quem ganha acima de 10 salários mínimos
    3- demitir 90 % dos cargos comissionados
    4-vender todos os ativos possíveis, menos a Caern
    5 – cancelar todo contrato de propaganda que não seja educativa
    6 – que o povo das pequenas cidades não engulam corda de vereador ou prefeito para votar em seus candidatos
    7 – jamais vote branco ou nulo , isso ajuda aos atuais deputados e senadores
    Bom domingo
    2018 ” o RN tem futuro,só depende de nós, no presente “

  2. Junior_100 diz:

    Desde 2015 os repasses aos outros poderes chegam a 12 % do total de recursos do orçamento estadual, 4 % a mais que a Paraíba, isso demonstra de FATO a diferença entre os estados.
    Já o executivo caiu na onda das terceirização e esqueceu que estes contribuem para o INSS e não para o IPERN. Aliado a isso queimaram ao menos 50 % do fundo previdênciario.
    São muitos problemas estruturais , infelizmente.
    Pra variar buscam sempre o caminho mais fácil…

  3. Jorge de Castro diz:

    O nome é APCEF – Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, meu caro Carlos.
    Outra. O Senador Requião realmente “pisa na bola”, pois não pode se alienar o DER. Mas é assim que tem se noticiado: “Venda do DER”. Na verdade é a venda do terreno/prédio da garagem/oficina do DER, que está encravado em área nobre do bairro Lagoa Nova.

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ora que magistral, que colossal importância tem o fato do Senador, alías brilhante Sanador Roberto Requião ter se referido ao DER e não ao terreno/prédio da garagem/oficina do DER, que está encravado em área nobre do bairro Lagoa Nova., o qual será, com certeza, doada pelo governador golpista aos maviosos privatistas (QUEM SABE NÃO SERÁ DOADO AO GRUPO RIACHUELO) neo-liberais e neo-escravocratas…!!!???

    Mlehor traduzindo, quando a notícia, efetivamente deveria dar o devido destaque de que não é doando o patrimônio público à preço vil, que os problemas do RN sem sorte serão, nem diria resolvidos, mas, pelo menos mitigados.

    Todavia, como sempre o conhecido e manjado modus operandi do jornalismo Tupiniquim que tenta de todas as formas execitar o diversionismo retórico ao invés da objetividade jornalistica. Quando claramente escamoteia os fatos em sua dimensão política, ao tentar capciosamente dar destaque a algo que deveras, nada representa de substancial ao contexto invocado, salvo a manutenção do Status Quo…!!!

    E assim a Roda Lusitana roda do RN sem Sorte, continua a girar na busca incessante do próprio rabo….!!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Junior_100 diz:

    Foi na onda das terceirizações , resultado:
    -> Reduziu num primeiro momento o limite da LRF e a necessidade de concursos;
    -> Mas também reduziu a BASE de arrecadação das contribuições previdenciárias.
    Dessa forma tivemos deficit previdenciário a longo prazo (ou seja AGORA).
    A crise econômica nacional e a redução dos repasses federais ajudaram a expor esses 2 grandes problemas, que seria viriam a tona agora ou no futuro.
    Infelizmente, todos tem que contribuir para a saída dessa crise. porém a solução não virar de uma simples planilha de excel que se resolverá as coisas. A Grécia tentou isso e até hoje (cinco anos depois) esta passando de uma crise longo prazo para uma depressão continua.

    Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/05/06/internas_economia,867250/apos-sete-anos-crise-na-grecia-vira-depressao.shtml

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.