• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 20/05/2011 - 09:35h

A professora dos “três dígitos” incomoda o poder


Amanda Gurgel é uma militante nata. A professora de Língua Portuguesa que chamou a atenção do país inteiro depois que o seu discurso em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado foi publicado no Youtube, já foi dirigente do Centro Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Logo nas primeiras assembléias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) das quais participou, assumiu a postura de oposição e no ano passado se filiou ao Partido Socialista do Trabalhadores Unificado (PSTU).

Aos 29 anos, Amanda leva uma vida simples como a maioria dos professores do país: sai de casa às 5h50 e só retorna às 23h, pega três ônibus para chegar ao trabalho, estuda à noite, e tem pouco tempo e dinheiro para lazer.

Aos quatro anos perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar no interior da Bahia com parentes. Voltou para Natal para cursar a faculdade de Letras na UFRN. Morou na residênciauniversitária e trabalhou durante todo o curso para se manter. Amanda é professora desde os 21 anos.

O primeiro trabalho foi no cursinho pré-vestibular do DCE, fase que ela descreve como a melhor da sua carreira. "Era um projeto social e é uma experiência diferente, o perfil dessas turmas é de pessoas realmente interessadas e que estão em um nível de leitura e escrita que você consegue desenvolver um bom trabalho".

Saiba mais AQUI.
Veja AQUI o vídeo que já teve, até o momento, quase 120 mil acessos, com pronunciamento da professora.

Nota do Blog – O pronunciamento de Amanda Gurgel ganha repercussão nacional, com entrevistas e reportagens em redes de TV, portais etc.

Ela também deverá ser entrevistada no próximo domingo pelo apresentador Fausto Silva, na Rede Globo de Televisão.

Por que tudo isso?

Comunicação fácil, leve, contundente, sem perder a ternura.

Uso de exemplificação elementar, mas emblemática, como a frase dos "três dígitos" do seu contra-cheque.

Sua fala está sendo exibida também no interior, em manifestações de professores, tanto em lugares fechados como em praça pública.

Bombou!

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. Hugnelson diz:

    O poder da palavra quando dita de forma clara, objetiva e sem firulas, se propaga. O discurso de Amanda não merece retoque. Os seus argumentos são irrefutáveis.

  2. Zenilma Oliveira diz:

    A professora Amanda Gurgel foi muito feliz na sua fala por ocasião da audiência pública sobre educação na assembléia legislativa do Rio Grande do Norte, retratou em linhas gerais as dificuldades, não só de sálario, mas das condições de ensino e de trabalho, assim como, os anseios dos trabalhadores em educação, em especial, dos professores. Esperamos que o pronunciamento da Professora Amanda Gurgel, que já ganhou repercussão nacional, sirva para acordar de fato as autoridades e a sociedade desse estado e desse pais sobre a realidade da educação pública e que ela (educação) assim como os trabalhadores a ela vinculada possam realmente se orgulharem da profissão que escolheram e possam ser respeitados por toda sociedade. Educação precisa ser prioridade de fato e de direito. E que outras Amandas, Franciscas, Claras, Marias, e outros josés, joaquins etc, possam se pronunciarem em defesa da educação e terem orgulho de serem professores.

    Zenilma Oliveira – Professora da rede estadual e municipal de ensino

  3. Roberto Sollito diz:

    Me orgulha muito de ver isso. Tantos corruptos hipócritas e sem-vergonha que me fazem perceber mais e mais que nossas leis só é baseada na desigualdade. Pra quem tem cifras, não existe lei, para quem não, ha, que pena!

  4. Paulo Maia diz:

    Sao pessoas como a professora AMANDA que nos fazem crer que esse Brasil um dia vai deixar de ser uma ” Republica das Bananas”.

  5. Carlos Andre diz:

    É caro jornalista!
    A Prof.ª Amanda, com sua eloqüência e propriedade, contribuiu e muito para acelerar o processo metamorfósico da Rosa em Borboleta, num sei não mais acho que o pior ainda estar por vir, neste governo atual, Deus queira que eu esteja errado.
    Caro jornalista pelo que vejo, parece que vossa senhoria gosta muito de futebol, caso seja, uma pergunta, com toda essa crise de falta de dinheiro para tudo no RN, o projeto BILIONÁRIO da copa na NOVA ROMA, foi comprometido em algo?

  6. Carlos Dantas diz:

    Tenho certeza que serei a voz dissonante neste tópico, mas democracia foi feita para isso, indubitavelmente o discurso da Professora Amanda é de um esplendor impar, a retórica é perfeita, porem, já vi muitos com esse mesmo discurso, petistas, comunistas ou não, que basta uma “tetinha” e já tornar-se outra pessoa, tenho em minha mente quase uma centena de professores de Mossoró que cabem no que estou falando agora, porém prefiro por questão pessoal evitar citá-los aqui. Oxalá que o ser humano não mudasse com o poder, como diz o dito: Se você quer conhecer uma pessoa, dê-la poder.

  7. JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA diz:

    Causa justa. Justíssima!
    Mas, porém, contudo, todavia…
    Já vi e ouvi, outros – defendendo outras “causas justas”, em outras “épocas”.
    Lembram-se? – Fernando, Fátima, Regina, enfim…
    É probabilíssimo que após as apurações das urnas do próximo pleito, a lista seja:
    Fernando, Fátima, Regina, Amanda…
    E o que isso significa?
    Simples metamorfose.
    Trabalhadores indignados de ontem ou de hoje, metamorfosearam-se ou metamorfosear-se-ão, em políticos.
    Que pena!

  8. Luiz Augusto diz:

    Ah meu caro jornalista a net e fogo, ja vai em mais de 300.000 acessos, e a Prof. ja tem data para gravar em Jó Soares, e Ratinho, o bicho vai pegar…..oh, Rosa faz como o CAP. Nascimento PEDE PRA SAIR…..

  9. João Maria Gomes dos Santosj diz:

    -Na minha concepção, essas ações Maléficas, Obscuras, Inaptas e Inertes, da nossa Exma. Sra. Governadora do RN – Dra. ROSALBA CIARLINI e, tendo como os principais alvos e Inimigos Nos. 1, 2 e 3 – Os Funcionários Públicos Estaduais do RN. Já foram comprovados por Fatos Públicos e Notórios e que, fazem Partes dos Status da Cartilha dos Partidos Políticos DEM(ônios) e PSDB, desde a Era Tenebrosa de FHC quando então Presidente da República Federativa do Brasil, durante 08 (oito) anos consecutivos. Para piorar o Quadro, a nossa Governadora ROSALBA CIARLINI, Vai Gastar R$ = 1.288.400.000.000,00 (HUM BILHÃO, DUZENTOS E OITENTA E OITO MILHÕES E QUATROCENTOS MIL REAIS), para a tão Propalada Propaganda da Construção do Estádio Parque da Dunas, para a Copa do Mundo 2014, para serem realizadas 02 (Duas) ou 03 (Três) Partidas de Futebol de Equipes Pífias de algumas Seleções Mundiais. Outrossim, como Garantia, a Governadora Rosalba Ciarlini, Deixará Empenhadas as Arrecadações dos Royalties do Petróleo, ao que o Estado do Rio Grande do Norte, tem Direito, dos Próximos 20 (Vinte) anos.
    ADENDO= A Governadora do RN – Rosalba Ciarlini, a partir deste Momento, só Dará Prioridade Número 1, a Realização de 02 (Duas) ou 03 (Três) Partidas de Futebol, da Copa do Mundo 2014, em NATAL-RN.
    Tenho Dito. Muito Obrigado.

  10. Rosana diz:

    São PROFESSORES, (que tenho certeza que existe muitos) como Amanda que me fez crer ainda que podemos fazer a diferença!

  11. Rui Nascimento diz:

    Carlos Dantas, seu comentário é interessante. Concordo com seu ponto de vista, apesar de discordar da forma como é mostrado, pois o fato de existirem professores que se corrompem, que vendem sua dignidade, não significa que a realidade desses profissionais muda com a fraqueza de alguns. Pode até ser que a professora Amanda se torne petista, socialista, comunista, anarquista, ou mesmo que arrume uma “tetinha” para mamar, seja onde for, mudando, portanto, seu comportamento, sua capacidade crítica, mas o que não muda jamais é o sentido do que ela falou, pois tudo que Amanda disse é pura realidade, professores não são tratados com o respeito e a dignidade que merecem, Amanda estando ou não com as mesmas idéias.

  12. jailton de Sousa Xavier diz:

    Eu sabia que a fala da professora Amanda iria despertar interesse de vários politiqueiros que até parecem que o caos na educação do RN e do Brasil começou agora. Eu sei e afirmo que tudo que a professora falou é verdade pois labuto na desestimulante função nobre, mas desvalorizada, que é ser professor (de Educação Física efetivo do RN com 3 pós-graduação e três licenciaturas – 1 de cada em andamento respectivamente) mas estou sendo obrigado a deixar o magistério para a minha família não morrer de fome. Essa é a realidade numa e crua dos profissionais da educação no Brasil. Essa lei do PISO SALARIAL (PISA) foi uma lei fajuta e que até agora só tumultuou o que já era péssimo. Onde é que se passa anos e anos discutindo uma lei e fazem uma lei completamente equivocada .Como por exemplo: a carga horária de 40horas/aula? Para os oportunistas a lei do PISO foi transformada em lei do teto devido a ser, propositalmente, uma lei mal elaborada sancionada às vésperas de eleições.
    A greve da educação no RN deve continuar e já atinge quase 95%.
    Realmente o que me assussta é saber que a colega amanda é militante de partido “político” pois nós temos tristes exemplos na hisstória desse país rico de um povo pobre. Eu tenho dito que pouquíssimas ações partidárias são ações políticas.
    Att.
    Prof.Jailton

  13. Aldenor Fernandes de Sousa diz:

    Caro Jornalista,
    Mais uma vez comento suas matérias, como esta da Professora Amanda Gurgel, pois, também sou educador, embora na esfera privilegiada que é a federal, no entanto, não muito diferente da educação dos estados, principalmente do Norte e do Nordeste.
    Vou recomendar ao Sindicato dos Proferssores do Acre, que também está em greve geral, a divulgação deste vídeo, pois, o problema é o mesmo que a Colega relatou nesta audiencia pública.
    Um abraço.

  14. Maurílio Santos diz:

    As palavras da professora Amanda, são mais cortantes do que aço de navalha, parabéns para ela e para nós que queremos uma educação de qualidade.

  15. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    “Bem tentais não vos ocupar de política, mas a política ocupa-se de vós.” Autor – Montalembert , Charles

    Caro Carlos Santos, infelizmente o que se denota e se comprova da opinião de alguns Web-leitores, é a total letargia, alienação – diria mais – o total desprezo pelo debate político acerca do bem maior que qualquer nação que se diga séria e preocupada com futuro de seus filhos, deva fazer valer que é a educação.

    Claro que isso não é novidade, um país que não lê, que históricamente não oportunizou educação aos seus filhos e, mais ainda, que não recebe informação de qualidade e que durante praticamente toda sua hitória foi catequizado para ter raiva…e odiar a política e os políticos…, CLARO, TUDO O MAIS É CONSEQUÊNCIA EM SUA NATRUEZA MACUNAÍMICA.

    Caros Web-leiotres, não importa se no futuro a professora Amanda será política ou não, o que de fato, se fez e se presta deveras importante, é, que sua fala não apenas foi oportuna e pertinente, mas, sobretudo a indicutível propriedade e o momento em que se ocorreu, inquestionavelmente despertou em grande parte dos brasileiros um mínimo de sensibilidade para uma causa que deve ser de toda sociedade.

    No caso em questão e pelo histórico da professora Amanda, não há motivos para se sofismar ou fazer aleivosias quanto ao seu posicionamente e o seu real significado.

    Naõ esqueçamos que as palavras não apenas servem para se comunicar e (ou) emitir opiniões, mas, especialmente demarcam e caracterizam o perfil político-ideológico e a seriedade com que seus autores e interlocutores as usam.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  16. Jailson Martins diz:

    Para o amigo que priorizou a Educação de Qualidade. Todos nós sabemos que Educaçao de Qualidade passa pelo quesito ÉTICA, COMPROMISSO e MORALIDADE e poucos utilizam esses critérios. Hoje sabemos que o trampolim da EDUCAçÃO é unicamente ter PODER e grana nem que seja para ostentar! E isto estár bem longe de EDUCAÇAO DE QUALIDADE

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.