• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 02/03/2020 - 17:34h
Mossoró submersa

A próxima chuva, os mesmos álibis e o cinismo de sempre

“Justificar tragédias como ‘vontade divina’ tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.
(Umberto Eco)

No sábado (29), chuva de grandes proporções desabou sobre Mossoró. Provocou estragos materiais públicos e privados, da infraestrutura viária a empresas e endereços privados, além de criar avarias em incontáveis veículos automotivos.

Segundo dados divulgados, a tromba d’água foi de mais de 170 milímetros (176,4).

Em qualquer cidade do mundo uma chuva de tamanha proporção, em cerca de duas horas e de forma ininterrupta, causaria transtornos. Portanto não é para Mossoró se sentir atingida por algum castigo celestial.

Sabemos que os problemas em boa parte podem ser evitados ou reduzidos, com prevenção, com estudos e ações técnicas preventivas. Também é lógico que não é uma tarefa de obra-estanque, mas de permanente ajuste.

Culpar sempre a natureza é uma forma cínica de se livrar de responsabilidades. São Pedro não tem nada com isso.

Aqui, desde menino, ouço falar e também já vivi efeitos de grandes chuvas e enxurradas. A primeira, em 1974. Com essa fui expulso de casa nas proximidades da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (centro) para outro endereço.

Em 1985, mas longe dessa área, escapei parcialmente das águas, mas não deixei de testemunhar elas novamente engolindo parte da área urbana de Mossoró e desalojando centenas de pessoas da periferia.

O maior prefeito

Não poderia deixar de lembrar de quem pensou essa cidade além do seu tempo, o maior prefeito que tivemos: Dix-huit Rosado. A dicotomização e a tricotomização do rio Mossoró nos pouparam de outros estragos ainda mais avassaladores.

Carros praticamente submersos no bairro 12 anos (Foto: Web)

Dos anos 80 para cá, investimentos em canais e outros equipamentos para drenagens e escoamento de águas e esgotos não foram suficientes para reduzir os transtornos. Eles aumentam a cada ano, a cada chuva, seja diluviana ou não. E sempre os mesmos lugares são atingidos.

Na periferia culpam o povo pelos estragos das chuvas, mesmo aquelas com menor proporção. Dizem que os pobres “inventam” de morar perto do rio, riachos, canais etc.

E no centro de Mossoró, a culpa por lojas serem invadidas pelas águas é do lojista, do empresário?

Por vezes, a justificativa para enxurradas nessa área da cidade, a mais baixa topograficamente em seu território, é dada à concentração de lixo em esgotos e galerias. Ou seja, à má educação do próprio povo.

No Nova Betânia, ruas e avenidas transformadas em lagoas e riachos, é culpa de seus moradores de maior poder aquisitivo? Ou poderíamos creditar o crescente problema na região à ocupação desordenada do solo?

Até quando os responsáveis vão ficar apontando culpados, em vez de apresentarem soluções?

Até quando vão responsabilizar as vítimas, em vez de prevenirem efeitos de tanto desastre?

Sai prefeito (a), entra prefeito (a), e a sucessão de atribulações nunca para ou é minimizada. E toda vez que as águas ocupam casas, empresas e destroem estruturas públicas, não falta quem se esconda de seus deveres, sem se achar minimamente culpado (a) pelo o que não fez, não faz nem fará.

Aguardemos a próxima chuva. E os mesmos álibis. O cinismo também.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sem tirar nem por Caro Jornalista Carlos Santos, exatamente o que ocorre com o desplanejamento secular e meticuloso desplanejamento urbano, deveras submetida a cidade que dizem Combateu Lampião…!!!

    Mais ainda, crível e real do ponto vista factual é a constatação da realização da dicotomização e tricotomização do Rio Mossoró, sem essas obras magistrais do Prefeito Dix Huit Rosado, a tragédia atual que vivenciamos ano após ano, seria ainda maior e mais devastadora, sobretudo aos que moram na periferia da nossa cidade….!!!

    Falta educação, falta informação, falta civilidade do ponto de visita urbanístico, claro que sim, porém a raiz da questão, basicamente é resultante triste resultante dos seguidos governos, grande parte deles monárquicos, se desvencilhar definitivamente do pecado reiterado pecado da omissão e governar pra maioria é não pra meia dúzia de sempre, o que , infelizmente, secularmente vem acontecendo….!!!

    O fato pode se resumir numa palavra….OMISSÃO…!!!

    UM BARAÇO

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.