• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 19/09/2021 - 13:34h

A última pesquisa para presidente

Por Ney Lopes

Repercute a pesquisa do instituto Datafolha, que revelou os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Lula manteve a liderança em relação a Bolsonaro. No segundo turno, o ex-presidente tem 56% contra 31%. Lula também ganha nas simulações de disputa com os outros candidatos no segundo turno. Já Bolsonaro perde nos cenários pesquisados.bolsonaro-lula

A análise objetiva dos números mostra no diagnóstico geral, Bolsonaro alcançando recorde de impopularidade, a maioria dos eleitores quer seu impeachment e o rejeita como candidato para 2022, uma disputa ainda liderada com folga por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Há, entretanto, aspectos positivos para o governo na pesquisa, o que pode trazer otimismo para Bolsonaro.

Mesmo com suas bravatas, a intensidade do crescimento de reprovação à sua gestão foi um terço da constatada entre maio e julho, quando aumentou seis pontos percentuais —agora oscila dois.

O que poderia ser um recorde ainda mais expressivo de impopularidade foi freado por avanço da vacinação, crescente percepção de controle da pandemia, flexibilização e o arrefecimento de novas denúncias na CPI da Covid.

Depois de tantas polêmicas, o Planalto poderia até comemorar o fato de não ser considerado ruim ou péssimo por 47% dos brasileiros.

O índice dos que querem o impeachment de Bolsonaro, apesar de majoritário, é menor do que o dos ex-presidentes impedidos, Dilma Rousseff (PT) e especialmente Fernando Collor (então no PRN).

Na conjuntura nacional, a economia é fator preponderante.

Vê-se na pesquisa, que a maioria dos entrevistados ainda não atribui a Bolsonaro responsabilidade total pelo desemprego, inflação e crise de energia. Quando esses fatores influírem o quadro eleitoral fatalmente irá piorar para o presidente.

Enquanto isto, não pode passar despercebido o artigo do ex-presidente Lula, publicado na última quinta, na revista “Time”, no qual ele demonstra claramente, que a empresária Luíza Trajano é o nome preferido e prioritário para sua vice, na chapa presidencial de 2022.

A propósito, a empresária, dona do Magazine Luiza, entrou para a seleta lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, da revista americana Time.

Trajano é a única brasileira a figurar entre as personalidades de destaque neste ano pela publicação.

Trocando em miúdos, Lula quer repetir 2002, quando teve o empresário José Alencar como vice.

O fato mostra que Lula e o PT buscam apoio do “centrão”, através da indicação de nomes conservadores, ligados ao capital. Entretanto, de forma até cínica, tanto ele, quanto seguidores, condenam Bolsonaro e a possível terceira via, pela aproximação com o “centrão”, tido como grupos direitistas, sem apelo popular.

Na prática, o petismo faz a mesma coisa, que Bolsonaro.

O que conclui é que sem existir nem a lista definitiva de candidatos, nada está definido na eleição presidencial. Muita coisa poderá acontecer. Até, quem sabe, o fortalecimento de uma “terceira via”.

Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Se os componente do “CENTRÃO”, tiverem um pouquinho de paciência e inteligência deverão continuar a dar corda ao tresloucado do atual presidente para se enforcar nos medas de abril/maio 2022, período propício para o abandono do barco que já estar a deriva e com ida desenfreada ao fundo do oceano, pois reinado de momo, tempo adequado para a morte de Maria Preá, que não retorna, acho até que isso deve ser o sonho dourado dos lulistas inteligentes, pois sabem que terão uma eleição fácil e sem grandes investimentos monetários.
    O mundo dos Bolsonaros que é feito de burrice congelada, vai se derreter igual as geleiras da Antártida, a queda vai ser tão grande que não existirá obstáculo nenhum para um freio da avalanche. Os bolsonaristas de hoje, sentirão vergonha de ir até a esquina com o atual presidente e sua plêiade de filhos políticos desajustados; este filme todos nós conhecemos aqui nas terras de Poty, inclusive o autor desta brilhante matéria em tela, pois já conhece e como poucos, os dois lados da moeda denominada poder político.
    Conheci o deputado Ney Lopes nas terras de minha Portalegre, meu torrão berço, isto nos idos anos de 197/1975, o mesmo foi um grande parlamentar autor de projetos futuristas em pro do nosso estado, hoje já não temos políticos como a 20/30 anos pretéritos, os atuais com raríssimas exceções chegam a nos envergonhar. Que pena!!
    Dr Ney Lopes, parabéns pelo inteligente artigo em tela, e junto vamos sob as bençãos de Deus, vamos torcer para estarmos vivos e com saúde para podermos olhar e reler este seu artigo inteligente, e o meu pobre comentário (vou guardar no meu arquivo) e rir pra nós mesmos e dizer “gente, pois num é que cantei esta bola em 19.9.2021”. Inté lá!

  2. LUIZ BARBOSA diz:

    O mestre Ney Lopes comete uma injustiça ao afirmar que os apoiadores de Lula incorrem em cinismo ao avaliarem a proximidade de Bolsonaro com o Centrão.
    Ora, Bolsonaro foi quem se elegeu fazendo críticas ao Centrão, dizendo que representava o novo, negando a política, etc.
    Lula não. Este sempre buscou apoios e parcerias. Agora mesmo busca o MDB para o seu projeto.

    • Lair Solano Vale diz:

      Em resumo : o interesse é pessoal, o Brasil e o seu povo só interessa na hora do voto e para pagar imposto.
      Então em 22 eu sou Nem e Nem. Se for o jeito tapo as ventas e Voto Bolsonaro, Lula e seus ladrões nunca mais.
      Se é o geito : vamos de Carluxo e etc

      • Jessé de Andrade Alexandria diz:

        Prefere os ladrões da rachadinha, da covaxin, da cloroquina, do PIB desabando, da gasosa a 6 e tal, do dólar nas alturas, do emprego pra parentada, do escândalo da venda das estatais, do desemprego e da fome, enfim, desse Brasil miserável, desgovernado e infame que é o de Bolsonaro. Agora, conta outra.

  3. Carlos diz:

    Fala -se em terceira via…qual ?? quem com reais chances de concorrer ???? Não tem ninguém hoje e nem terá amanhã. Terceira via e utopia são sinônimos.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Discordo literalmente do nobre colega Ney LOPES. É verdade que todos são detentores do livre arbítrio de suscitar conjecturas totalmente divorciadas de um cenário irreversível e inexpugnável – A tranquila e retumbante Vitória (Com V maiúsculo mesmo ! – de Verdade). Pode-se, até, com os devidos louros populares, arguir certeza de Vitória do Cara LULA 13rasil por antecipação. O ‘homi’ cresce como bola de neve, em termos de plenitude eleitoral insofismável. Resumindo: JÁ Pode mandar confeccionar/fazer o seu Terno de posse. Se DEUS quiser, e ele quer, vou assistir a sua posse ‘in loco’. INTÉ mais ver. Feliz e profícua semana.

  5. Rocha Neto diz:

    Vejam o resultado antecipado da eleição para presidente em 2022, basta ler cada comentário acima e sentir a tendência de cada. É o retrato das ruas e rincões.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.