• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 18/09/2012 - 02:23h
Péssimo exemplo

A virtude do atraso na liturgia do poder em Mossoró

Mergulho na etimologia (ciência que estuda origem e evolução das palavras) à procura do significado do vocábulo “liturgia.” Desembarco na Grécia da antiguidade.

Constato que liturgia é o “serviço prestado ao povo”. Entre os gregos desse tempo, servir à coletividade era uma manifestação de dignidade e respeito aos cidadãos.

Entre nós, uma expressão ganhou forma de lugar-comum no círculo fechado do poder, a partir desta palavra. Surgiu a “liturgia do cargo”. Seria o respeito a um ritual de exigências para o detentor de um papel público.

Diante de uma postagem no Blog da Thaísa Galvão nessa segunda-feira (17) – veja AQUI – em que retrata operação comandada pessoalmente pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na zona rural de Mossoró, no domingo (16), é difícil alguém com o mínimo de senso crítico não ficar perplexo. E decepcionado.

A pediatra que virou política e está governadora do Rio  Grande do Norte, extraviou seu papel de autoridade máxima do Estado. Transformou-se em chefe de um arraial ou espécie de líder tribal. Devolveu Mossoró ao século XVIII ou a recuou mais ainda no tempo.

O modelo de poder paroquial, com provincianismo em suas atitudes e primarismo de mentalidade, é agravado por uma série de detalhes que as fotos e o texto de Thaísa mostram parcialmente.

Sorriam! Vocês estão sendo humilhados (Foto: Assessoria da Governadora)

A governadora do Rio Grande do Norte utiliza a estrutura pública, que é de todos, para promover um escárnio em forma de marketing eleitoreiro picaresco. Mas não temos motivos para rir.

Chegou a ponto de aparelhar a Assessoria de Imprensa do Estado para produzir e divulgar esse cântico da dominação. O jeito certo de fazer a coisa errada e influenciar seus seguidores mais fanáticos a segui-la.

Sob seu comando arrastou militantes e até familiares próximos para casas humildes, marcando gente como se ferra gado. E tudo com direito a fotos que realçam a tentativa de se apropriar do livre arbítrio alheio.

Sorriam! Vocês estão sendo humilhados – poderia aconselhar o fotógrafo oficial da pantomima.

A governadora expõe ao ridículo e ridiculariza os próprios mossoroenses, a quem ela deveria pedir desculpas. Seria um ato de humildade e não de fraqueza. Errar é humano, mesmo para Rosalba, que tem dificuldade em se aceitar como mortal e falível.

A Justiça Eleitoral, claro, entra no enredo como objeto de zombaria. É afrontada. O toma-lá-dá-cá está oficializado.

Debret

A pobre gente humilde e indefesa, apresentada com cartazes da candidata que Rosalba quer eleger, é o retrato do jugo. Estivessem despidos, carregados de colares, brincos e penachos, seriam inspiração que Debret precisaria para pintar um Brasil supostamente paradisíaco.

Pero Vaz de Caminha descrevera bem antes: “Em se plantando, tudo dá”. Agora, Rosalba deve raciocinar que “em se arrancando, tudo pode”.

Há algo de errado em se convencer alguém ou uma família inteira a mudar de lado, substituindo a foto de propaganda de uma candidata por outra? Claro que não.

Com certeza, num estado em que crianças, idosos e adultos morrem em corredores de hospitais, a violência é endêmica e estádio de futebol é mais importante do educação, a cruzada de Rosalba com sua milícia é uma afronta. Não é falta do que fazer, mas de prioridade mais seletiva e apropriada à sua tarefa de governadora.

Quanto à liturgia do cargo, faltou consciência à sua posição de destaque e representatividade. Paus-mandados é que costumam executar esse tipo de empreitada. Nem todos, que se diga. Não ofendamos a maioria.

Imagine só, o presidente Barack Obama saindo pelos arrabaldes da Casa Branca, ao lado da filha, mulher e aliados, desfigurando cartazes do adversário republicano Mitt Romney. Muito provavelmente seria levado à renúncia, segundo os padrões da liturgia do poder norte-americano.

Em Mossoró, não. Tem quem vibre por fazer parte de um arraial.

O atraso virou virtude.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Helio Silva diz:

    Nobre Jornalista,
    Gostaria de ao menos discordar de uma palavra ou vírgula do seu primoroso texto, para minha tristeza e dor tenho que reconhecer como lógico, sensato e de alguém que preza pelo mais alto conceito de civilização e cidadania. A governadora oferece ao eleitor um espetáculo dantesco e lastimável. Uma pena! Mas fazer o que? SE esse é históricamente em todo o Brasil o jeito DEM(o) de governar, sempre foi assim e continuará dessa forma: Governando para os ricos e explorando os pobres de diversas maneiras, entre elas não zelando pela saúde dos inocentes e não lhes oferecendo educação digna. O DEM é um partido liberal, burguês e está aí para isso humilhar os pobres e ofender a quem tem consciência crítica. Repito, gostaria de discordar do seu texto, mas infelizmente não posso. É triste essa realidade, as imagens geraram em mim sofrimento porque vejo o quanto estamos longe da plena cidadania. Para quem e a quem pedir socorro? Não sei, mas com certeza não é este o modelo DEM(o) de governar que desejo deixar para os meus filhos.

  2. Rui Nascimento diz:

    Quando a chefe do Estado, maior autoridade constituída com amplo respaldo popular desce a esse nível não há nada mais a comentar, apenas lamentar uma atitude tão pequena, digna de adolescentes principiantes.
    Vendo uma atitude como essa, fico a me perguntar: O que mais pode-se esperar de um governo(?) com essa mentalidade?
    Pobre RN!

  3. CALIBRE 50 diz:

    Para aqueles que usam do artifício da humilhação,o tempo e o silêncio são as únicas ferramentas capazes de combater essa moléstia que assola o universo.
    Anderson Sales

  4. Augusto diz:

    Li e salvei… Saio pro trabalho menos indignado.

  5. Ulisses Reis diz:

    Patético, humilhante e profundamente desgastante as imagens vistas.

    Infelizmente, em pleno 2012, o Rio Grande do Norte compactua com um agente político de um quilate tão mesquinho. Pobres eleitores.

  6. Milene Pinto diz:

    A governadora deveria se engajar mais em resolver os problemas do RN, especificamente da saúde, que está um caos, afinal ela foi eleita para isso e não desperdiçar seu tempo de governo em coisas absudas como essa. Lamentável

  7. Miguel diz:

    Viva a presidenta Dilma que em pleno periodo eleitoral não abandonou seu cargo para fazer politica.

    Votei em Rosalba para governo por ser Mossoroense e acredita no seu trabalho, com certeza hoje Rosalba é minha vergonha maior, chegamos em Natal e o povo so falta nos expulsar pelo fato de sermos da cidade da governadora.

    Se Rosalba tivesse fazendo um bom governo, poderia ganhar Claudia Regina, Larissa, Josue, Cinquentinha ou ednaldo, os votos dela estariam guardados, mas desse jeito que vai… ela nao conseguira se reeleger.

    • lua maia diz:

      Miguel,
      Não se envergonhe desses fatos. Está evidenciado o caos na saúde, educação, segurança, moradia, mas isso é no país inteiro, ou você não vê a falta de segurança no RJ, falta de moradias em SP, medicamentos jogados no ES, livros jogados no lixo em SC e GO…são tantos exemplos. Assim como você, tive que me mudar de Mossoró porque fui em busca de melhor emprego, qualidade de vida e a realização profissional que o RN não me dava. Hoje, quando vejo Mossoró se destacando nos itens que fui buscar lá fora, me orgulho muito, como a cidade cresceu e está dando oportunidade não só aos mossoroesnes como toda a região e pessoas de outros estados/países. Me incomoda ler as matérias publicadas a nível nacional sobre o RN, mas também não fico abatida nem me deixo levar por pessoas fanáticas e diga-se de passagem, ridículas, aproveitarem disso para fazer campanha política. Como também me incomodou quando foi divulgado a nível nacional o caos da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado (da família de Larissa a qual também foi “Administradora”, desviou verbas para sua própria campanha anos atrás), dos salários atrasados dos empregados, dos milhões bloqueados em sua conta na operação sanguessuga (máfia das ambulâncias dos seus pais ) e da Fundação Vingt Rosado. Ah! Por que os pais da cadidata Larissa não aprecem nos comícios? É o fim da linha! Mossoró uma cidade linda, está numa guerra, onde a força bruta está superando os ideais de um povo conhecido por ser lutador e hospitaleiro. Mossoró virou um campo de batalha. Acho que vocês mercem muito mais que isso. Sonho em voltar um dia e ser feliz aí porque oportunidade e qualidade de vida eu sei que aí tem muito. Só continuando, Mossoró é uma das 22 cidades que mais se desenvolvem no Brasil. Não é possível que vocês não enxerguem isso. Mossoró atraiu as maiores redes de supermercados (Hiper Bompreço/Waalmart), Lojas americanas, Shoppping e emprega milhares de pessoas…Fora o petróleo, construção civil e a fruticultura…não deixem isso parar. Zelem por essa Mossoró que eu adoro. Parabéns a todos que escrevem nesse espaço com respeito e coerência. Saúde e paz.

  8. Maria diz:

    Isso não pode caracterizar compra de votos? ela deve pagar por isso, uma governadora não ter vergonha de um papel desse.

  9. Nelson Lucas Pires Junior diz:

    Tem muita gente com inveja de Rosalba.

  10. sueli diz:

    Com a palavra, os Representantes do Ministério Público, especificamente os Promotores que estão ligados a Justiça eleitoral.

  11. MARCIO GREICK diz:

    Esse episodio DEGRADANTE E HUMILHANTE no SITIO HIPOLITO deixa muito claro que realmente aconteceu UM CRIME ELEITORAL por parte da ROSALBA E DESSA TAL DE CLAUDIA REGINA e agora cabe ao Dr HERBAL SAMPAIO A coragem de penaliza essas duas por esse ato MESQUINHO condenado pela JUSTIÇA ELEITORAL.

  12. Jean diz:

    O texto atingiu seu obejtivo. Ao mesno nessas oios almas que postaram a cima.
    Muito bom o texto, bem articulado e defendeu bem o posicionamento de quem o escreveu.

    Faço uma correção pela minha concepção:”Com certeza, num estado em que crianças, idosos e adultos morrem em corredores de hospitais.” discordo no termo ” num estado” colocaria num país. Pois essa realidade é fato em todo Brasil. TAnto na saúde, quanto na educação, como na segurança (greve em quase todas as instâncias administrativas federais). É impressionante como a Dilma e o Lula conseguem níveis estrastoféricos de aprovação (até eu me coloco entre esses que aprovam). Talvez seja por esse mesmo pensamento que os Mossorensen poderão eleger Cláudia Regina, pois ela seria imune a avalanche de críticas aos seua apoiadores.

  13. Sebastião diz:

    É uma grande vergonha esse governo Rosalba. Nunca mais voto em vc! Já consegui mudar alguns votos para Larissa na Zona Rural, mostrando essa vergonha que passa nosso estado. E se Claúdia entrar, Mossoró quase toda espera que não, Vai continuar TUDO DO MESMO JEITO. O JEITO CERTO “DELES”! O JEITO VERGONHOSO DE ADMINISTRAR O ESTADO E O GOVERNO MUNICIPAL!

  14. victor diz:

    vcs sao um bando de p..so saben criticar e.f d p

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – VItinho, bom dia. O espaço está aberto para o debate, elogios, críticas. Isso é dialética. Pergunte a alguém de melhor instrução que você talvez entenda que é através desses instrumentos que qualquer sociedade cresce e não pela via da intolerância e vomitando palavrões. Do seu blogueiro favorito. Abração

    • CALIBRE 50 diz:

      Vitinho,como dizia minha vó P. é tu e FDP é tu também!Argumente meu,defenda sua posição!Chamar os outros de FDP é cruel meu,faz isso não!É só!

  15. cleyton lopes diz:

    a que ponto chegou a senhora governadora, que vergonhoso !! kkkkkkkkk

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.