• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/05/2015 - 08:06h
Major Humberto Pimenta

A vitória da força “invisível”

No episódio da mobilização de camelôs no centro de Mossoró, nessa segunda-feira (25), um personagem passou praticamente despercebido. A imprensa que cobriu o episódio parece que só o viu no formalismo de entrevistas burocráticas.

Ele até poderia ser protagonista, por ter a “força”.

Contudo preferiu exercitá-la por outra via: o diálogo.

Rosto cerrado, major Humberto é cercado por ambulantes (Foto: Blog Carlos Santos)

O major Humberto Pimenta, comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), terminou o expediente esticado de ontem com um tipo de reconhecimento que raramente se tem em sua árdua missão como escudo da sociedade. Ao final do dia, em que atuou na infantaria dos acontecimentos, podia descansar em paz.

Por volta de 19h30, dezenas de camelôs o assediaram à rua Coronel Gurgel, coração comercial de Mossoró. Todos o agradeciam pelo postura equilibrada e pacifista em meio a acontecimentos tão tensos.

Foi fundamental no controle dos ânimos e na atuação vigilante e responsável de sua tropa. Inabalável na tarefa de conter excessos sem excessos.

Selfies, abraços efusivos e apertos de mão desses pequenos comerciantes informais quase o sufocam, logo que abriu a porta de uma viatura da Polícia Militar. Desceu para falar com os vereadores Tomaz Neto (PDT) e Genivan Vale (PROS), quando os ambulantes o “sitiaram”.

Mesmo com o tratamento de estrela, Pimenta parecia impassivo. Nem um leve sorriso se extraiu do seu semblante, fechado, mas não indócil.

Algumas horas antes, com farda que só o distinguia dos subordinados pelas “tiras” do oficialato, ele agiu com autoridade e não com arroubo de chefia. Foi decisivo em meio ao ambiente conflagrado.

Abraçou um exaltado manifestante que parecia irado e, sem alardes, sussurrou ao seu ouvido, como se falasse a um amigo de infância:

– Tenha calma, homem. Eu estou com vocês!

Major Pimenta tem 43 anos. Nasceu em Caicó. Tem passagens por várias cidades até assumir o atual posto em Mossoró. Está na Polícia Militar do Rio  Grande do Norte desde 1991.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. ronaldo gurgel diz:

    Parabéns ao major major Humberto Pimenta e sua equipe pela brilhante atuação no cumprimento de tão árdua missão.

  2. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Confio na imparcialidade do blogueiro. Se ele assim procedeu, parabéns! Apareceu sem querer “aparecer”!

    Não o conheço pessoalmente, entretanto, já o vi dando entrevistas em rádios e jornais. Bastante simples, é um sujeito do BEM! Nossa polícia tá bem entregue! Falta o governador cumprir sua parte, dando-lhe condições de trabalho adequadas. Mais uma vez, parabéns!!!

  3. Edmiro diz:

    Excelente !!!

  4. Samir Albuquerque diz:

    Gosto sempre de ver e ler as criticas feitas tantas e tantas vezes sobre a Policia Militar, alias, como tenho prazer em fazer o mesmo sobre tudo.
    Procuro sempre exercer, na medida de minhas forças e faculdades mentais uma analise em paralaxe de tudo, buscando chegar a uma justa medida das coisas.
    Nessa linha, pergunto-me agora, onde estão aqueles que sentem tanto prazer em mostrar os abusos e falhas que alguns praticaram – e praticam – vestidos com a farda da Instituição? Não deveriam elogiar o trabalho da Policia Militar neste caso dos Camelôs de Mossoró?
    Parabéns ao Major e a seus comandados. Honraram a Farda.

  5. George Duarte diz:

    Essa é a postura que esperamos de homens públicos, são poucos nessa corporação que agem e praticam a linha correta da policia militar, truculência, arrogância isso não leva a nada. Parabéns ao major.

  6. Rui Nascimento diz:

    E quanto aos camelôs, foco principal da questão, até quando prosseguirá seu interminável “sai-não-sai”? Até quando continuarão empurrando com a barriga, esse imbróglio, Prefeitura, camelôs e Justiça?
    A Prefeitura incompetente (como sempre), há mais de um ano já deveria ter resolvido o lenga-lenga, no entanto, cria paliativos, tenta transferir o problema, cobrindo um santo e descobrindo outros. Os camelôs, por sua vez, insistem em descumprir a lei, ocupando o espaço público como se fosse deles, mas também necessitam de seu sustento, afinal, o problema é também uma questão social, porém, precisam de dignidade no ambiente de trabalho, e, acima de tudo, agirem no cumprimento da lei. E por fim, a Justiça, morosa como sempre, complacente como nunca, pois fica protelando suas próprias decisões, o que dá aos “infratores” da lei a sensação de que, sempre que criarem um ambiente de instabilidade social, política e até emocional, conseguirão se obrepor à Lei. Ou seja, todos jogam pra “galera”!
    E assim caminha a ex-futura Metrópole do Futuro, que finalmente voltou à sua realidade de simples Mossoró do atraso político, econômico e social!

  7. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Jornalista Carlos Santos, hoje, dia 26 de Maio de 2015 pela manhã, elaborei comentário a respeito da atuação do Major Humberto Pimenta acerca da retirada dos Camelôs, quando, inclusive fiz observações mais aprofundadas sobre a vida e atuação do militar em vergasta.

    Na ocasião, transcrevi, também, interessante artigo do Jornalista Adalberto Piotto pra que fosse oportunizado o compartilhamento junto aos seus Web-leitores.

    Ocorre que até o presente a postagem então disponibilizada ao editor não foi disponibilizada sem à mim, nem aos seus inúmeros Web-leitores. Pergunto… Por qual a razão até o momento não houve a analise e a liberação da postagem…???

    Na certeza de uma resposta a altura do seu primado jornalístico.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. inalda diz:

    Em nome de todos os vendedores ambulantes parabenizo o excelente trabalho da “Polícia Militar”. Parabéns Major Humberto e nessas horas que acreditamos que ainda existe pessoas do bem nesse mundo. Eu,Inalda,mãe,irmã,amiga,cidadã,CAMELÔ,gente do bem. Obrigado em nome de os meus companheiros de trabalho.

  9. Chagas Nascimento diz:

    Que bom ver várias pessoas elogiando a atuação do major Humberto Pimenta. Parabéns e desejo sucesso na sua atuação na nossa Mossoró.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.