• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 21/08/2012 - 08:48h
TV/Rádio/Redes Sociais

Acertos e deslizes que podem afetar uma campanha

Já escrevi bem antes, lá atrás, quando a campanha apenas engatinhava, sobre o papel do Guia Eleitoral (Propaganda em Rádio e TV) na campanha pelo voto em Mossoró. Repito. Não há o que ser modificado.

Da mesma forma, antecipei o que poderia acontecer em relação à ‘novidade’ das redes sociais como Twitter e Facebook.

“Quanto ao guia eleitoral, principalmente a TV, deve atrair a atenção do público. A eleição em Mossoró tem aura e atmosfera de um clássico. O tempo bem-aproveitado pesará em favor de cada concorrente”, foi o que comentei em postagem no dia 13 de julho deste ano (veja AQUI), às 18h12.

“(…) O advento das redes sociais é importante. Mas até aqui é uma ferramenta utilizada precariamente, apenas reproduzindo arengas e desatinos que ocorrem nas ruas. Ou algo ainda mais sofrível: a simples bajulação caricata”, disse.

“Vejo que os militantes nas redes sociais podem causar mais estrago do que benefício às candidatas. As claques cibernéticas são um perigo. Soltas à própria sanha, então…”, acrescentei premonitoriamente.

Crime

Para quem não sabe, à semana passada a Justiça Eleitoral já flagrou o primeiro idiota cinernético agredindo uma das candidatas a prefeito (veja AQUI). A Polícia Federal foi colocada à sua caça, e certamente vão ser tomadas providências para que outros não repitam seu crime.

Enfim, em 45 dias de campanha que sobraram, o bom aproveitamento desses espaços privilegiados pode concorrer para a vitória de um candidato a prefeito. Mas a estupidez, a passionalidade e a arrogância tendem a causar enormes erosões no seu capital de votos.

O marketing terá considerável importância na confecção desses programas e na produção de material para as redes sociais. Não é fácil segurar a audiência. Historicamente, há um interesse por uma ou duas semanas de propaganda em rádio/TV; depois audiência sofre queda. Na reta final o ritmo pode ser retomado.

Contudo, os candidatos continuarão sendo o melhor “produto” a ser ofertado.

Mas insisto: segurem seus jagunços, seus pitbulls. Eles não possuem cérebro e os candidatos que lhe dão cobertura são endossantes, indiretos, dos excessos que venham a cometer.

Mossoró não merece testemunhar, novamente, a baixaria e farsas de um passado tão recente.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Nicênia Aguiar diz:

    A TAL DA COR DIZ TUDO:LARANJAS…
    SÓ SABEM FAZER ESSA POLÍTICA AÍ, ONDE OS QUE SE NEGAM A PARTICIPAR SÃO EXECRADOS!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.