• Fricot - Topo - Segunda Arte - 25-03-2014
sexta-feira - 02/03/2012 - 19:10h
Mais um golpe

Aeroporto de Mossoró agora vai “encolher”


Além da ausência de voos comerciais e fechamento por determinação de órgão fiscalizador (depois revogado), o Aeroporto Governador Dix-sept Rosado (Mossoró) passará por outro solavanco. Vai ‘encolher’.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) já determinou que a pista de 2 mil metros de extensão (por 30 de largura) deva ser reduzida em 365 metros. O cone aeronáutico (área do espaço aéreo a partir da cabeceira da pista, onde edificações imóveis são limitadas) terá alteração.

Desde o ano passado que o Governo do Estado – responsável pela administração do aeródromo mossoroense – tem sido cientificado sobre uma série de ajustes que precisa fazer, em nome da segurança de pousos e decolagens. Pouco tem feito.

A gestão do aeroporto tem sido precária ou mesmo desleixada. Em novembro do ano passado, por exemplo, linha telefônica de necessidade estratégica, chegou a ser cortada por falta de pagamento.

Obstáculos

De acordo com relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a estrutura física do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado é considerada viável. O grande problema são os obstáculos externos. Para voltar a operar com segurança o aeroporto precisaria superar pelo menos 40 obstáculos listados pela Anac e que prejudicaria o pouso e a aterrissagem de aeronaves.

Houve a interdição no dia 28 de agosto do ano passado, mas pressão política levou o Governo Federal a reabri-lo. A liberação aconteceu ainda na quarta-feira (31 de agosto), para pousos e decolagens, apenas durante o dia (VRF, na linguagem aeronáutica). A classe política potiguar uniu-se para subverter diretrizes técnicas em nome de aspirações políticas.

O agravante é que o Governo do Estado pulverizou a imprensa com propaganda assinalando seu ‘feito’ de ter reaberto esse equipamento aeronáutico, que por sua própria negligência tinha sido fechado. Veja detalhes clicando AQUI.

P.S - O Decea é uma organização do Estado brasileiro, subordinada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, responsável pelo controle estratégico do espaço aéreo brasileiro. Todos os serviços que demandam um alto grau de tecnologia, mão-de-obra, pesquisa e planejamento especializados, relacionados ao controle do nosso espaço aéreo, são prestados pelo Decea.

Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. José Maria de Souza Luz Filho diz:

    Não sou técnico no assunto, mas acho que todo esse problema com o aeroporto de Mossoró é político. Será que o aeroporto de congonhas esta em condições técnicas melhor do que o nosso? Não sei se o aeroporto trabalhando tira muito cliente do aeroporto de Natal. Mas o nosso estado tem que trabalhar como o Ceará. No Ceará tem o aeroporto de Juazeiro do Norte e muito em breve o de Aracati que pegará toda q clientela de Mossoró. O Ceará esta trabalhando em cima do descaso do RN com Mossoró. Dizer que Mossoró tem mais edificios que São Paulo, dizer que lá eles estão todos tecnicamente certos, me desculpe pela falta de conhecimento técnico, mas falta força política no RN, os deputados e senadores tem que ter coragem e resolver tudo isso com a Governadora.

    • Mauricio Soares diz:

      Não conheço mossoró minha esposa nasceu nesta cidade, hoje vive em São Paulo, e por curiosidade realizei uma pesquisa do aeroporto de mossoró com imagens, e de longe o aeroporto de mossoró é mais seguro que o nosso conconhas sem duvida, existe uma Avenida na cabeceira da pista chamada Avenida Bandeirantes com um fluxo de carro imenso, na outra cabeceira também existe outra avenida muito movimentada não lembro o nome na lateral existe a Avenida Washington Luiz outra com transito imenso, resumindo para qualquer lado que se olhe há obstáculos, já tivemos dois acidentes graves um nessa avenida que eu não lembro um avião da TAM cai mantando todos a bordo e mais pessoas no solo, e o mais recente, outro avião da TAM passou por cima da Avenida Washington Luiz, acertando o próprio prédio da TAM matando todos a bordo e varias pessoas no solo a desgraça não foi maior porque não era horário de pico, agora construirão um memorial no lugar do prédio em homenagem das vitimas que também está em uma área de risco, em um PAÍS SÉRIO ele já deveria ser fechado no primeiro acidente, portanto concordo com o Sr. em todos os pontos, se o Sr. viajar para São Paulo, desça em Guarulhos, em conconhas é praticamente cometer suicidio.

  2. Carlos Moisés diz:

    Concordo com a opinião do José Maria. O que ocorre é que um grupo de pessoas pregam que o nosso aeroporto onde está é inviável por causa de prédios, obstáculos e etc. e tal. Claro que tem interesse imobiliário nessa conversa. O pior é que a imprensa compra o assunto, aí já com outros interesses – políticos. Mossoró nem linha comercial regional ligando às capitais próximas (Natal e Fortaleza) tem mais e querem construir um outro aeroporto. Vejamos dois exemplos, na maior cidade do país – São Paulo – que quebram os argumentos dessas pessoas: O Aeroporto Campo de Marte possui uma pista de 1,5 Km (menor que a pista de nosso aeroporto), com cabeceira da pista a apenas 85 metros de uma movimentada avenida, duplicada, cada pista com 4 faixas para veículos. A outra cabeceira está a 250 metros de uma avenida, também duplicada e muito movimentada. A maior pista do Aeroporto de Congonhas – um dos mais movimentado do país – tem 1920 metros (menor que a pista de nosso aeroporto) e suas cabeceiras estão a apenas a 95 metros e 120 metros de movimentadas avenidas, inclusive um giradouro e viaduto bastante movimentado. Nosso aeroporto tem pista de 2000 metros e cabeceiras que distam 500 metros e 180 metros de avenidas que não chegam nem perto das de São Paulo em movimento. E nossos edifícios??? Não dá nem pra comparar com os de São Paulo. Então me desculpem… inventem outra história para argumentar contra o nosso aeroporto, que precisa sim de investimentos, equipamentos, murto de segurança, terminal decente… a discussão deveria ser essa.

    • maria da conceição diz:

      Bom dia
      Gostaria de saber quando o Aeroporto voltara a funcionar com voos diretamente de São Paulo, por quer e uma vergonha uma cidade do tamanho que e mossoró, não ter voos direto de São Paulo, sempre temos que se deslocar até a cidade de Natal ou Fortaleza para pegar um voo correndo serio ricos nessas estrada perigosa como essa de Natal com tanto animal nas estrada que ja fomos vitimas de animai causando acidente sem falar nos prejuízos que causou no carro que quase capotamos graças a Deus saímos todos bem. outra coisa as festas juninas ja vai começar os nossos familiares vem e sempre temos que se deslocar ate outras cidade para buscar não ta na hora de uma providencia a ser tomadas a respeito desse aeroporto.

  3. Edilson Rocha diz:

    Bom dia,

    Todo problema que está acontecendo referente ao Aeroporto de Mossoró, na realidade é falta de gestão administrativa dos politicos do Rio Grande do Norte, nos temos Deputado Estadual, Federal e até governador como eles mesmo dizem, “filhos de Mossoró”, quando eleitos desaparecem da Cidade, já está bém pertinho deles foltarem, alias já estão voltando. Nos Mossoroenses, vamos olhar essas pessoas com olhares críticos, tá na hora de fazermos uma mudança, pra vê se quem está entrando se toca e faz algo. Na minha opinião pelos politicos de tradição que Mossoró possui se eles trabalhassem mesmo pera cidade, era outra, Mossoró não tem; Aeroporto, Saúde, Segurança, Educação, tem; transito caotico, a BR passando práticamente no centro de Mossoró, rua esburadas, bairros sem calçamento, saneamento basico nas maiorias dos bairros. Já é tempo de fazer um desvio da BR, iniciou-se uma duplicação a não sei a quanto tempo.

  4. lucineide diz:

    tambem nao tenho muito conhecimento ,mais alggo entendi,falta corargem de todos os que se respossabilizam por o aeroporto de mossoro.Nossa cidade a cada dia cresce, e nessecitamos que o aeroporto fucione,assim facilita para todos que usam as aeronaves sem ter que deslocar de mossoro para na natal ,ou outas cidades.Na minha opiniao é uma vergonha esse aeroporto nao fucionar ,,,baste esses fracos se unir e fazer o que tem que ser feito .

  5. Elcio diz:

    Se você der uma olhada em aeroportos do mundo, vai ver que o nosso é uma maravilha. Apenas nossos governantes deveriam fazer jus nos salários que ganham, mas aqui o que vale é a CIDADE JUNINA, onde as bandas vem e levam todo nosso dinheiro.

Faça um Comentário

*


Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.