• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 27/06/2008 - 20:36h

Ainda mais feliz

Abro um parêntese e quebro o protocolo. Policio-me para não tratar de minha vida pessoal como fonte de interesse público. O que realmente não é. Entretanto cedo à tentação.

Agora, o webleitor me dê licença. Transbordo de alegria afetiva.

Um dos meus bebês, Luzia Lívia, concluiu hoje mais uma etapa de sua vida. Parece pouco aos olhos de muitos, mas não para nós. Apresentou sua monografia à banca examinadora da UFRN. Recebeu um dez, com louvor.

Formamos verdadeira congregação para mantê-la em Natal, com um irmão e uma prima. Pai, mãe, tios, avó (luz em sua vida) numa "vaquinha" à sustentação. Apostamos na educação. Não é fácil; tem sido dificílimo.

A cada passo e em cada vitória, a recompensa. Nosso dever está sendo cumprido. Filhos são realmente pro mundo. Nosso papel é de bússola, porém aposto na pedagogia proativa, em que o indivíduo traça sua história. Nada de determinismo. Somos resultados da determinação.

A futura fisioterapeuta deve cumprir a sina de tantos outros jovens mossoroenses: não tem planos para voltar à sua terra natal. Até gostaria. Contudo não quer se permitir a ficar com os joelhos encardidos pela vassalagem, transformando emprego em moeda eleitoreira, num escambo odioso.

Milhares de outros jovens, um capital humano e intelectual sem preço, também não retornam. Enquanto a elite política da cidade brincar de ser Deus, haverá essa sangria, com uma mão-de-obra qualificada e nova, servindo em outras plagas.

O primitivismo político funciona como um sistema de castas indiano. Os melhores lugares têm que ser reservados aos bambinos dos donos da cidade. Uma parte deles apenas copia o que painho e mãinha ensinam: furtar o que é público.

O que sobra é para manter a ideologia da dominação, humilhando pais e filhos. Daí o atraso, apesar das bençãos divinas que fazem de Mossoró uma comuna rica, mas de povo pobre e dependente.

Alonguei-me, sei disso, mas peço sua compreensão. Realimento-me do êxito alheio, no que me torno ainda mais feliz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Xavier Junior diz:

    Um forte abraço de parabéns. Missão cumprida! e muito sucesso na carreira que se inicia.

  2. Frank diz:

    Parabéns pela vitória Carlos. É gratificante.

  3. Bosco Araújo diz:

    Meu caro Carlos Santos,

    Como bem frisastes, os filhos são para o mundo, então estamos todos felizes. Minhas congratulações por ela alcançar mais uma etapa vitoriosa. Com certeza, herdou a inteligência do pai (e da mãe também, fique claro, para que não se diga que estou querendo plagiar àquela história do jornalista e agora prefeito Agnelo Alves e o filho advogado novo e agora prefeito Carlos Eduardo Alves dentro do estúdio da emissora de rádio da família). Mas tenho uma certeza convicta: não se chega a lugar nenhum sem a educação; uma receita tão simples que as civilizações teimam em aprender.

  4. Ana Katarina gurgel diz:

    Caro Carlos,
    Que alegria não?!!! Percebemos nas tuas palavras quanto orgulho e sentimento de dever cumprido, o coração deve transbordar de felicidade!!! PArabéns por esse momento e te deixo com o belo texto do livro O profeta de Gibran Khalil Gibran:
    “…E uma mulher que carregava o filho nos braços disse: “Fala-nos dos filhos.”
    E ele disse:
    “Vossos filhos não são vossos filhos
    São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
    Vêm através de vós, mas não de vós.
    E embora vivam conosco, não vos pertencem.

    Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
    Porque eles tem seus próprios pensamentos.
    Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
    Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
    Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós.
    Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.

    Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
    O Arquiteto mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda Sua força para que Suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
    Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria:
    Pois assim como Ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.”
    Parabéns! e sucesso para sua filha!!!!

  5. Ana Katarina gurgel diz:

    … mas vou ter de discordar de você novamente (rsrsrs)…
    Existe muita gente, muito profissional qualificado, batalhando, se destacando, marcando o seu espaço aqui em Mossoró mesmo sem ter padrinho político… entendo que o apadrinhamento existe, mas convém dizer também que os medíocres não sobrevivem num mercado de trabalho competitivo e a população de Mossoró já tem esse critério seletivo, temos excelentes profissionais que se afirmaram sozinhos. Desde que conclui a UFRN em 1996, pude perceber isso que vc coloca, por isso temia voltar para cá, ao longo do tempo fui vendo que se não tens qualificação, o nome ou o padrinho já não têm mais tanto peso assim, tenho absoluta certeza que sua filha têm um espaço a ser conquistado em Mossoró e que poderá contribuir e muito para a área da Saúde, enquanto fisioterapeuta, cuidando do corpo físico de quem precisa estar em movimento, e nos ajudando a quebrar esse ciclo!!!
    Parabéns mais uma vez!!!!!

  6. João Moacir diz:

    Carlos Santos parabéns por esta importante vitória na vida de sua filha e que tem igual importância para toda família. Essa vitória com certeza foi apenas uma das tantas que já viveste e outras e mais outras virão. Que Deus continue lhe propiciando momentos sublimes como este. Hoje você deve lembrar de como foi o começo dessa trajetória, relembre as dúvidas que por ventura surgiram e o resultado é a resposta aquelas perguntas e o incentivo para a realização de novos sonhos. Parabéns pela formatura da sua filha, parabéns para você e toda família que com certeza foram os pilares de sustentação nessa empreitada.

  7. Valtércio diz:

    Grande PAI Carlos Santos, a emoção que lhe domina nestes dias, me contagiou visto que já a experimentei 03 vezes. Tenho uma filha com doutorado em patologia oral, tenho outra graduada em psicologia e se preparando para enfrentar o Mestrado e a mais nova que exerce a sua espinhosa e muitas vezes incompreendida profissão, o Jornalismo.
    Conheço-o há pelo menos 25 anos e, imagino o sacrifício, a renúncia, as noites insones que passastes para dá condições à sua Filha de chegar ao ponto que o azimuth da mesma escolheu.
    De coração meu amigo, receba o meu abraço e saibas que o meu orgulho vivido neste momento é ainda maior porque conheço de muito perto a sua probidade.

  8. Honório de Medeiros diz:

    Meus sinceros e entusiasmados parabéns, caríssimo, velhíssimo e orgulhoso pai.

    Vc merece.

    É um homem de bem. Os poucos defeitos nós sequer notamos.

    Lívia será recompensada pelo seu esforço e dedicação.

    E vc, mais uma vez, babará de alegria. E eu ficarei, mais uma vez,
    feliz por vc, meu irmão.

    Um imenso abraço de parabéns da família toda: eu, Bárbara mãe, Bárbara
    filha e Diogo.

  9. Togo Ferrário diz:

    Parabéns Carlos! Estou começando a setir na pele, o mesmo que vc. agora está concluíndo. Minha filha Tâmisa segue os mesmos passo que sua Lívia, para ser – se DEUS quizer e ELE há de querer – fisioterapeuta. Imprimi este seu comentário para mostrar para ela o quão gratificante é o resultado da educação, que todos os pais lutam muito hoje em dia, para tentar modificar o caminho de jovens que tendem, lamentavelmente, se embrenhar pelos guetos das drogas. Infelizmente, também, Tâmisa pensa em seguir carreira fora de Mossoró o que, por ser filha única, eu só tenho que aceitar e incentivá-la a ser uma excelente profissional. Um brinde a Lívia, caro amigo tricolor! Tim-tim!!! Que DEUS á abençôe por toda á vida.

  10. Ivana Linhares diz:

    Parabéns Carlos, a você a sua filha!!! Li o seu texto e logo lembrei de todo esforço dos meus pais para que tanto eu, como meus irmãos tivéssemos uma educação digna. É gratificante demais saber que o dever foi cumprido. Desejo muito sucesso a sua filha.
    Abraço!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.