• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 28/02/2020 - 19:40h
História

Ainda sobre militares

Lott: candidato derrotado (Foto: arquivo)

Por François Silvestre

Pra se ter uma ideia da politização nas Forças Armadas, até a década dos anos sessenta, basta observar o quadro eleitoral da redemocratização após o Estado Novo, não houve uma eleição presidencial, de 1945 a 1960, em que não estivesse na disputa um militar general.

Em 1945, foram dois. O General Eurico Dutra contra o Brigadeiro Eduardo Gomes. Brigadeiro é o general da Aeronáutica. E só nessa eleição ganhou um militar. Dutra.

Em 1950, novamente o Brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência, tendo sido derrotado pelo ex-ditador Getúlio Vargas.

Em 1955, o General Juarez Távora foi o candidato da UDN, tendo sido derrotado pelo candidato do PSD, Juscelino Kubitschek.

Em 1960, o candidato do PSD foi o General Henrique Teixeira Lott, que foi derrotado por Jânio Quadros.

Depois disso, veio a escuridão. Vinte anos de Ditadura, com a presidência transformada em carreira militar.

Leia também: O quartel não me assusta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Importante lembrar, sim. Nem que seja em forma de lição, didática. Muito bem, François Silvestre.
    Quanto ao quartel não lhe assustar, a mim também não. Mas sinto quase dor nos joelhos por tanto que me ajoelhei nas orações comandadas por minha mãe. Semelhante a uma minúscula igreja, os seis filhos, ela e minha avó…ali conheci Nossa Senhora da Medalha Milagrosa a quem pedíamos uma graça para Serra Grande … não entendia o motivo, ele não estava doente…nem me foi contado…bastava que eu estivesse empenhada na oração. Depois, outras semanas de orações…agora, em agradecimento .
    Em tempo futuro, fiquei sabendo. Serra Grande foi testemunha de defesa da Missão Comercial Chinesa que viera ao Brasil, sem qualquer cunho político, com intenção de comercializar. A Missão teve como advogado o ilustre Sobral Pinto, magnífico, sim. Outro corajoso. Não vejo pelos cantos muitos louvores a Serra Grande, nesse sentido. Mas chineses não esquecem e, anos depois, anos depois, foram a Mossoró e prestaram homenagem linda, em agradecimento.
    Pontadas nos joelhos…orgulho no coração.
    Serra Grande era um Cabra Macho, com todo respeito.

    • François Silvestre diz:

      Dix-Huit merece todas as homenagens. Já escrevi sobre ele em jornais de Natal. Fomos amigos, mesmo de pouca convivência. Costumávamos prosar de que brincávamos de oradores. Dizia ele “isso é perigoso porque nos obriga a sempre ter de falar bem”. Ele, excelente orador. Dos melhores que ouvi.

  2. João Paulo diz:

    Carlos Santos, François Silvestre está postando em novo endereço eletrônico? Vide que o Portal no Ar não está mais em funcionamento.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.