• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 06/12/2018 - 17:38h
Brasil

Aluno de ensino privado tem mais chance de chegar ao 3º grau

Do Valor Econômico

Estudantes da rede privada que completam o ensino médio têm o dobro das chances de ingressar numa faculdade do que alunos da rede pública, mostram dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, que faz um cruzamento de diversos indicadores divulgados pelo órgão ao longo do ano, 79,2% dos estudantes que completam o ensino médio na rede privada ingressam no ensino superior. Na rede pública, esse percentual cai drasticamente — para 35,9%.

Essa diferença não é explicada apenas pela qualidade de ensino das redes pública e privada. Segundo o IBGE, o perfil socioeconômico também exerce influência, uma vez que o rendimento das famílias limita ainda mais o acesso de quem estudou na escola pública.

Nota do Blog – É um profundo equívoco o que os últimos governos promoveram como prioridade em termos de ensino no país. Investiram bilhões na construção de uma casa a partir do “teto” (terceiro grau), privilegiando sobretudo universidades e faculdades privadas.

A prioridade deveria e deve ser o ensino básico, público e federalizado. Não por acaso, temos números tão expressivos de evasão escolar e multidões de semianalfabetos perdidos nas academias.

Sabe quando vamos sair desse buraco, com esse modelo? Nunca. Nunca.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. Rinaldo Coelho diz:

    Olhe, a diferença do ensino privado dos melhores colégios é muito, mas muito mesmo, mais eficiente que a do ensino público. Chega a ser covardia a concorrência, sem dúvida.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.