• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 21/03/2021 - 08:10h

As redes sociais e o filtro da virtude

capa-redes-2Por Fred Rêgo

Ah…  As tão supérfluas e necessárias ´Redes Sociais` – como viver sem elas? Não sei responder, mas posso dizer que eu já sei viver sem depender delas – o que já é um grande avanço nos dias de hoje –  e,  como tudo na vida, elas têm suas vantagens e desvantagens – quem irá perceber uma ou outra é obrigatoriamente você mesmo, seja consciente ou inconscientemente.

Sendo direto, é você quem controla suas ´redes sociais`, da mesmíssima forma como as suas ´vontades`, ou se deixa ser controlado por elas –, simples assim.

O assunto abre um leque de temas bastante interessantes para o debate. Abro aqui um parêntese para a série da Netflix – “Black Mirror”, que aborda no contexto do mundo extremamente imerso nas redes sociais, a extrapolação das reações humanas por meio de uma ficção científica instigante.

Contudo, eu vou me deter a um  tema estritamente característico da espécie humana, e, que os “Digitais Influencer´s” e “Artistas” sabem muito bem explorar: a necessidade de se mostrarem virtuosos.

Preste atenção:  eu não disse quem eles têm necessidade de SEREM virtuosos mas de SE MOSTRAREM virtuosos – existe um abismo moral entre essas duas sentenças -, é impossível não fazer referência a São Mateus: “quando deres esmolas, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que o vê escondido, recompensar-te-á” (Mateus 6:3-4).

Acredito que seria melhor se tais ´influencers` praticassem o que propagandeiam aos quatro ventos, mas não é isso que a realidade inevitavelmente nos faz perceber: são categóricos com o “Fique em casa” – desconhecendo ou mesmo não se importando com a impossibilidade da maioria da população aderir a essa grife – mas não perdem a oportunidade de um feriadão em Fernando de Noronha, Jericoacoara etc.; pregam incansavelmente a respeito da importância do  “Lockdown” irrestrito – sem se preocuparem com o aparato comprobatório da tese – mas vão às suas redes sociais reclamarem por que seu box de Crossfit será fechado e/ou sua praia interditada, impossibilitando sua prática do surf.

O mundo moderno se transformou em algo que nenhuma distopia ´orwelliana ou ´huxleyana´ conseguiu prever – a Verdade virou algo subjetivo: existem até empresas que ´checam-na` e, ironicamente, que perdem ações judiciais por propagarem mentiras.

Nesse bojo, o PARECER virtuoso arregimenta um número muito grande de seguidores, que muitas vezes, inconscientemente, chegam a acreditar nessas “narrativas do bem”, mas, como nos exemplos do parágrafo anterior, são surpreendidos com a Verdade.

NESSE CONTEXTO, me refugio no conhecimento antigo, onde, no início, nossa civilização resolveu firmar os pés e apoiar a alma, exatamente na Grécia antiga e em Jerusalém. Em torno de 330 a.C., Aristóteles ensinava ao seu filho Nicômaco a Ética:

“É, portanto, correto dizer que alguém se torna justo realizando ações justas e moderado realizando ações moderadas; e ninguém poderá ter sequer uma mera perspectiva de se tornar bom sem realizá-las. Mas a maioria dos seres humanos omitem-se quanto a essa realização e se dedicam à discussão [da virtude], imaginando que filosofam e que isso os tornará bons; são como pacientes que ouvem meticulosamente ao que o médico diz, mas deixam completamente de cumprir suas orientações”. (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 4ª edição, p. 89. Editora Edipro.).

E sem esquecer da nossa alma, tomemos bastante atenção nas palavras de São Paulo:

“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em Verdade. Nisto é o que conheceremos se somos da verdade, e tranquilizaremos a nossa consciência diante de Deus, caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas”. (Primeira epístola de São João, 3 : 18 – 20).

A intenção desse pequeno texto é fazer você, assim como eu que convivemos nesse campo de batalhas de narrativas que se tornaram as redes sociais, refletir e se questionar a respeito das fontes que você toma como referência – elas vivem o que pregam? E quando falo em ´campo de batalha` é de uma forma bastante positiva, pois o ambiente democrático necessita dessa constante para que, por meios antagônicos, cheguemos a conclusões discutidas e acatadas pela maioria.

Vejo muita gente, incluindo os ´influencers´, apontando o dedo para a “polarização” política no Brasil, mas vamos lembrar que sem ela não é possível a discussão verdadeira.

Deixo aqui um questionamento:  a quem interessa o fim da discussão política?

Fred Rêgo é acadêmico de Direito e engenheiro civil

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.