• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 08/10/2015 - 23:24h
Câmara de Mossoró

Atenção básica à saúde é dissecada em debate público

Os problemas enfrentados na atenção básica de saúde no município foram tema de audiência pública realizada na manhã de hoje, 8, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). O encontro atende a uma proposição do vereador Genivan Vale (Pros).

Genivan propôs a audiência (Foto: cedida)

Participaram do debate o gerente executivo da atenção integral, Antônio Almeida; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Pedro Fernandes; o diretor regional do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindisaúde), João Morais; a representante da promotoria de saúde, Gabriela Bezerra; a representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Vera Denise; vereadores, servidores da saúde e a população em geral.

Sobre a atenção básica no município, a grande maioria dos representantes que usou a palavra na audiência concordou em um aspecto: é preciso mais investimento e maior atenção para garantir um serviço de saúde de qualidade. Vera Denise destacou que a atenção básica enfrenta diversos problemas, como o fardamento velho, a má qualidade da proteção solar, número de profissionais insuficiente e falta de estrutura para os profissionais trabalharem.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde endossou as afirmações do sindicato, acrescentando que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município precisam de mais atenção do poder público. “O Conselho visitou diversas unidades básicas de saúde e foi constatado que havia 18 equipes incompletas”, declarou Gilberto Pedro. Ele lembrou ainda da demora na conclusão da Unidade da Ilha de Santa Luzia, a situação da UBS do Bom Jesus, onde o atendimento está sendo feito embaixo de uma árvore, e a situação de insegurança vivenciada por diversas unidades no município.

Para Gilberto Pedro, o maior problema na atenção básica não está na falta de recursos, e sim na má administração das verbas. “Atualmente são empregados R$ 18 mil por hora na saúde do município, mas faltam os exames mais básicos, faltam medicamentos, falta estrutura de trabalho”, denuncia.

Concordando com o posicionamento do conselheiro, a enfermeira Edjane afirma que está faltando gestão. “Não faltam recursos, mas falta gestão e faltam os materiais mais básicos de saúde, de modo que a atenção básica tem sido reestruturada ‘para pior’, com os servidores desmotivados”, declara. A enfermeira informou ainda que na Unidade Básica de Saúde em que trabalha, os servidores chegam a retirar dinheiro do próprio bolso para realizar campanhas educativas e para comprar materiais em falta para não prejudicar o atendimento aos usuários.

O vereador Tomaz Neto (PDT) declarou que a situação do município exposta pelos participantes da audiência vai de encontro ao discurso do prefeito Francisco José Júnior (PSD) que a oposição é quem fica evidenciando as deficiências do município. “Hoje são os servidores, os representantes do sindicato, do conselho de saúde que mostram as dificuldades no setor. Falta de medicamentos, falta de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamentos quebrados, unidades de saúde com estrutura deficitária, trabalhadores tirando do próprio bolso para comprar materiais. Essa é a realidade da saúde de Mossoró, não é a oposição quem está inventando nada”, diz.

O vereador Genivan Vale questiona que diante da alegação de falta de dinheiro, a prefeitura emprega milhões em publicidade personalista. “Por que não fazer campanhas educativas e informativas sobre funcionamento dos postos de saúde, vacinação, entre outros?”, pergunta. Ainda no tocante a investimentos, o parlamentar ressalta que hoje o município investe mais em atendimento de urgência e emergência do que em atenção básica.

“Hoje se investe mais em doença do que em saúde. Quando na verdade devia ser o contrário, devia se investir mais na atenção básica, mais na prevenção”, destaca o edil. Genivan Vale informa que vai encaminhar o documento com os relatos sobre as dificuldades na atenção básica aos órgãos competentes para que sejam adotadas medidas cabíveis.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caras Erivan e Celilda Alves
    Obrigado por lerem o meu comentário.
    Tudo isto acontece porque nós aceitamos tudo calados. Quem protesta em Mossoró é visto como criador de casos, revoltado e tudo o mais. O mossorense se preocupa com a Dilma e se esquece do prefeito. Clama contra o furto acontecido na Petrobras e se cala com a não entrega do UNIFORME ESCOLAR, MATERIAL ESCOLAR e falta de MERENDA ESCOLAR. Até TRANSPORTE ESCOLAR faltou porque não pagaram os motoristas e todos sabiam que o dinheiro do TRANSPORTE ESCOLAR não atrasou um dia sequer. Eu cheguei a publicar neste blog os valores e os dias em que os depósitos foram efetuados.
    Vocês algum dia testemunharam um protesto contra a não entrega do UNIFORME ESCOLAR?
    Todos os dias eu DENUNCIO neste blog estes absurdos que acontecem na EDUCAÇÃO e ninguém toma uma providência. Parece que tudo isto é normal. Se não é normal, em Mossoró é aceito como normal.
    Na Saúde insulina vencida é distribuída. Isto foi denunciado neste blog por uma senhora que recebeu este medicamento vencido. Vocês ouviram falar que alguma providência foi adotada por quem de direito?
    Em Mossoró acontecem absurdos que se contados em outro lugar dirão que é mentira da gente.
    Lembra-se da DENÚNCIA feita pelo prefeito FRANCISCO JOSÉ SILVEIRA JUNIOR de que houve compra de INSULINA/OXIGÊNIO a preços absurdos, quase o dobro do preço de mercado? FOI O PREFEITO DE MOSSORÓ QUE FEZ A DENÚNCIA. Depois a Secretária da Saúde declarou que tinha encaminhado toda a documentação a quem de direito para as devidas providências. Vocês, Erivan e Celilda, tiveram notícia de que alguma providência foi tomada por quem de direito? Digam-me agora, isto contado na França, Alemanha ou São Luís do Curu alguém acreditará. Irão é rir e ainda nos chamarão de mentirosos.
    O Mossorense tem que perder o medo de ir às ruas lutar contra a corrupção. O mossoroense tem que aprender a aplicar sanções sociais em corruptos. Por que responder a cumprimento de corrupto? Por que não se levantar quando estiver sentado num banco de igraja e um corrupto se sentar perto e ir sentar-se em outro banco? Por que os padres nas suas homilias não condenam a corrupção? Por que os pastores se calam e nada falam? Por que os centros espíritas não tocam no assunto corrupção? Por que se trata de política? Não, combater corrupção não é fazer política, mas sim CIDADANIA. Ou será que doações…
    E termina eu ficando sozinho neste blog a combater os corruptos. Nenhuma rádio me aceita. E não aceita porque se eu entrar por uma porta as verbas publicitárias saem pela outra porta. Sou muito grato ao Carlos Santos por publicar os meus comentários. É fácil imaginar a pressão que fazem para que ele não libere o que aqui escrevo. Mossoró ainda irá reconhecer o sacríficio que Carlos Santos faz para manter este blog livre de todo e qualquer controle de quem quer que seja.
    Já escrevi bastante. Encerro pedindo a vocês que divulguem aos os seus contatos o blog Carlos Santos.
    Que Deus nos proteja.

    • rraimundo nonato sobrinho diz:

      Seu Inácio de 2004 a 2015 eu fiquei rouco de dizer que o PSF na cidade de Mossoró era uma farsa. Falei isso dentro da CMM, e na sala da Promotria de saúde, e assinei documentos. Fui ignorado. Hoje vozes surgidas do além ecoam provocam ranger de dentes, e esperamos que as autoridades tomem as devidas providencias. Mais é preciso ter cuidado para nao cairmos num novo-velho conto.´
      Será que ninguém sabe onde se escondias essas vozes.
      2016 é logo alí.
      Todos estes personagens estavam no enredo da última novela, mais como todo dia é um novo dia, e tem quem acredite que as pessoas podem mudar. Pra mim pau que nasce torto…, e o Shou continua, e o que se passa no palco, nem sempre é o que se planeja atrás da cortina.
      Continuo convicto que nada mudou. O PSF continua uma farsa e um crime contra a cidadania.
      Qual é a farsa.
      O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado para servir a uma comunidade. Mais inverteram a estratégia. A comunidade é que serve ao programa.
      A jornada de trabalho dos profissionais da saúde que servem ao Programa Saúde da Família é de 40 horas semanais. Porém muitos profissionais da saúde fazem do programa um bico. Visitam de vez em quando as UBS. Tem excecoes. Nao estou generalizando.
      Salve os Cubanos
      O programa que abasteceria a uma comunidade com “medicamentos básicos” de programas como HIPERDIA, estao em falta constantemente.
      O PMAQ/AB “que é uma programa custeado 100% pelo governo Federal” (programa da Melhoria ao Acesso de Qualidade da Atençao Básica), nunca teve os recursos aplicados e comprovados para seus fins. Portanto, Entendeu de qual farsa estou falando, ou tenho que ser mais preciso.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Genivan Vale informa que vai encaminhar o documento com os relatos sobre as dificuldades na atenção básica aos órgãos competentes para que sejam adotadas medidas cabíveis.”
    Poderia aproveitar e encaminhar a cópia do relatório da auditoria realizada na prefeitura que, segundo TOMAZ NETO disse ao Evânio Araújo, constatou FATOS ESCABROSOS. Será que estes fatos denunciados pelos servidores nesta audiência pública não foram constatados na auditoria realizada na prefeitura de Mossoró?
    Será que a não entrega do UNIFORME ESCOLAR e do MATERIAL ESCOLAR e todos os outros absurdos que acontecem na Educação não foram detectados pela auditoria e tudo está de forma muito clara no relatório que o TOMAZ NETO esconde? Tudo isto poderia ser do conhecimento dos mossoroenses há muito tempo.
    Mas TOMAZ NETO, por razões que só ele conhece, prefere ESCONDER o relatório da auditoria.
    Agora estes dois vereadores jogam para o público, fazem mais uma vez jogo de cena. Coisa típica de oposição de H. Dois vereadores que usam a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES e cobram moralidade.
    Mostrem a cópia do relatório da auditoria. Mostrem! Isto vocês não mostram e todos os mossorenses sabem porquê. Sabem que vocês não mostram porque não podem mostrar.
    Parabéns merecem os funcionários que tiveram a coragem de oferecerem publicamente as denúncias.
    Pena que os professores não tenham a mesma coragem e denunciem as mazelas da Educação. Professores que chegam a se posicionar a favor da secretária de Educação quando ela afirma em reunião com pais de alunos que não entrega os tênis previstos no UNIFORME ESCOLAR porque os pés dos alunos crescem. Professores que ao final de reunião, onde o DEBOCHE foi a tônica maior, aplaudem.
    Que o belo exemplo de coragem dos funcionários da Saúde sirva para estimular funcionários de outras secretarias a procederem da mesma maneira.
    Já passa do tempo de todos os mossorenses participarem de uma grande manifestção de rua.
    ////
    OS RECURSOS SALGROSSOSERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FOI! KKKKKKK
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FOI! KKKKKKK
    FALTA MERENDA ESCOLAR NAS ESCOLAS EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ NÃO FALTA! KKKKK

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    PARECE MENTIRA!
    Acabo de ouvir no Lalauzinho de Lalau, rádio RPC, que os carros da GUARDA MUNICPAL pararam POR FALTA DE GASOLINA. Não dava para os vereadores encherem os tanques dos carros da GUARDA MUNICIPAL usando a VERBA DA MORDOMIA DOS VEREADORES? Para a GUARDA MUNICIPAL falta gasolina. Para os vereadores sobra gasolina. Algum dia alguém viu algum vereador reclamando de falta de gasolina?
    Zé Buchudinho me diz que não entende esta falta de gasolina para os carros da GUARDA MUNICIPAL. E me pergunta o que estão fazendo com os R$ 14.000.000,00 que a prefeitura repassa para a segurança.
    Não sei o que responder. E por não saber responder tenho que ouvir a gaitada do Zé Ruela.
    FALTAR GASOLINA PARA OS CARROS DA GUARDA MUNICPAL.
    Em que outro lugar do mundo isto acontece? Entendem agora porque eu digo:
    TEM COISA QUE SÓ ACONTECE EM MOSSORÓ.
    Passa da hora dos mossoroenses organizarem uma grande manifestação de rua.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FOI. KKKKKKK

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.