• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 01/12/2017 - 23:14h
RN-404

Audiência encaminha ações para desobstrução de estrada

A Assembleia Legislativa do RN realizou nesta quinta-feira (30), no Ecoposto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em Porto do Mangue, uma audiência pública para buscar soluções para a RN-404. A rodovia que une os municípios praianos de Areia Branca e Porto do Mangue tem sido “engolida” por dunas móveis.

O Blog Carlos Santos expôs o problema através de postagem recente (Governo Estadual ignora avanço de dunas na RN-404), revelando ainda problema de circulação de animais e buraqueira nessa rodovia estadual, usando fotos de um webleitor que transita regularmente pela estrada.

Antes, no dia 8 de setembro, a InterTV Cabugi fizera reportagem sobre o tema (veja AQUI).

Idema entregará estudo e providências imediatas começam a ser tratadas para problemas urgentes (Foto: Assis Nascimento)

A audiência pública proposta e presidida pelo deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, levantou alguns encaminhamentos.

Decisões importantes

O Idema autoriza adoção de medidas de curto prazo para liberação do trecho mais crítico da RN. O Instituto irá apresentar nos próximos 60 dias, estudo técnico de viabilidade de um novo trajeto a ser definido para RN-404.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Jader Torres, se comprometeu em viabilizar no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a operação tapa-buraco. O secretário adjunto de Turismo do Estado, Jurandir Alves, falou do empenho do deputado Souza em buscar viabilizar a sinalização turística do polo Costa Branca que já foi licitado pelo Governo do Estado.

Como medidas a longo prazo, os órgãos envolvidos se comprometeram em apresentar estudos técnicos e ambientais para projetos executivos de um novo trajeto para RN-404. Paralelamente, empresários do setor salineiro e prefeitura reforçarão parceria para manutenção de desobstrução da pista de rolamento.

O debate reuniu lideranças políticas da região da Costa Branca, empresários da indústria salineira que exploram atividade em Porto do Mangue, moradores do município e da Praia do Rosado (principal trecho afetado pela dunas móveis). Além do deputado Souza esteve na mesa de debate, o prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo (PHS), o coordenador técnico do IDEMA, Haniel Pessoa, o secretário de infraestrutura, Jader Torres, secretário adjunto de turismo, Jurandir Alves, o presidente da Câmara Municipal de Porto do Mangue, João Cirilo, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto do Mangue, Mamédio Amaro.

Com informações da AL e Blog Carlos Santos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.