• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 05/11/2017 - 04:12h

Baixio de Costinha Fernandes, relíquia ecológica do RN

Por Jânio Rêgo

Meia-Lua é o nome do cachorro que me acompanha. Um viralata de pelo multicor com predominância de um ocre que lembra o da casaca-de-couro, a cabeça larga, orelhas curtas e inquietas.

Quando saí de casa ele havia acompanhado Petronilo para a apanha de castanha de caju nas bordas do riacho Mundo Novo mas meus gritos e assovios o trouxeram de volta. Ele gosta de mim e da comida que lhe dou, sem regras ou parcimônia, justo troco pela companhia que me faz.

O Baixio para onde vou fica ao norte da Catingueira. É certamente a propriedade maior e mais famosa da região, um dos poucos latifúndios (produtivo) de Doutor Severiano (RN), município traçado por sítios e pequenas fazendas de gado grande e miúdo.

O Baixio de Costinha são novecentos hectares distribuídos por serras cujas águas confluem para o vale fértil desse riacho que deságua no rio do Encanto,um afluente do Apodi/Mossoró.

Vou visitar meu amigo Chico, gerente da centenária propriedade rural que pertenceu a um dos homens mais ricos e operosos do Rio Grande do Norte, Costinha Fernandes, agricultor, exportador, um dos pioneiros da indústria moderna deste Estado.

Em 1964 Costinha Fernandes era um velho senil deitado numa cama na sua casa em Natal. Albertina Melquíades (viúva de Zé Melquíades, da Catingueira) o viu assim, metido em um camisolão hospitalar, as pernas encolhidas, abobalhado, olhando o teto. Calou-se a voz de mando, desmilinguiu-se a elegância, atrofiou-se o poder daquele que possuiu riqueza sem par na sua época.

No Baixio há resquícios do fausto e operosidade de Costinha, entre eles as velhas engrenagens de ferro fabricadas e trazidas da Inglaterra para o engenho de cana-de-açúcar daquele vale ainda fertilísimo, uma verdadeira relíquia ecológica e ambiental do RN.

Jânio Rêgo é jornalista

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. François Silvestre diz:

    Que bom rever Jânio. Mesmo que só pela bela crônica.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.