• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 24/06/2021 - 12:12h
Brasília

Saída de ministro e escândalo de vacina perturbam governo

Ricardo Salles é um problema que só cresce para o governo (Foto: EBC)

Ricardo Salles é um problema que só cresce para o governo (Foto: EBC)

Do Canal Meio e Blog Carlos Santos

O Governo Bolsonaro teve uma quarta-feira (23) terrível. Um dia para não esquecer e que seus desdobramentos podem ter consequência muito nefastas.

A decisão de exonerar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles veio, segundo fontes da investigação, porque o governo foi alertado de que uma leva de novas provas contra eles foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e poderia ‘contaminar o presidente da República. Além disso, o celular do ministro foi aos Estados Unidos para passar pela quebra de senha. Também estaria próxima a chegada, no STF, das quebras de sigilo bancário de Salles e da mãe dele. (Coluna Radar, Veja)

Salles foi substituído por Joaquim Álvaro Pereira Leite, até então secretário da Amazônia e Serviços Ambientais no ministério. A troca não indica mudanças na política ambiental.

Escândalo da vacina

Em entrevista aos repórteres Natália Portinari, Julia Lindner e Thiago Bronzatto, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda disse ter se encontrado com o presidente no Palácio da Alvorada no dia 20 de março e mostrado a ele documentos com pedido para pagamento antecipado fora do contrato para importar doses perto do vencimento.

A Covaxin foi a única vacina comprada com um intermediário, a Precisa Medicamentos, e custou R$ 80 por dose, o imunizante mais caro adquirido pelo Brasil. O encontro no Alvorada foi arranjado pelo deputado bolsonarista Luís Miranda (DEM-DF), irmão do servidor, que sustenta as afirmações. Bolsonaro teria dito aos dois que encaminharia o caso à Polícia Federal, mas o diretor-geral à época, Rolando Alexandre de Souza, disse não se lembrar de qualquer pedido nesse sentido. (Globo)

Miranda sustenta que presidente sabia da situação suspeita (Foto: Web)

Miranda sustenta que presidente sabia da situação suspeita (Foto: Web)

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou ter aconselhado Luís Miranda a levar a público a história. Até aqui, Lira vinha atuando apenas em favor do presidente. (Poder 360)

Com a denúncia na rua, o governo enfim acionou a PF — contra os denunciantes. Em tom agressivo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, disse que Bolsonaro mandou PF, CGU e MPF investigarem o deputado e seu irmão. “Quero alertar o deputado Luis Miranda de que o que foi feito hoje é no mínimo denunciação caluniosa e isso é crime tipificado no Código Penal”, disse Onyx. “Deputado Luís Miranda, Deus está vendo. Mas o senhor não vai só se entender com Deus, mas com a gente também.” (Estadão)

Miranda reagiu dizendo que pedirá à CPI da Pandemia a prisão do ministro por coação de testemunha. Na sexta-feira, ele e o irmão prestarão depoimento à comissão do Senado. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pedirá segurança para os dois e seus familiares. (Metrópoles)

O relator da CPI, senador Renan Calheiros, cogita pedir prisão de Onyx por coação de testemunha. (G1)

Durante seu pronunciamento, Onyx negou que o governo já tenha feito algum pagamento à Precisa, mas, como revela Valdo Cruz, o Ministério da Saúde já empenhou (reservou) R$ 1,6 bilhão para a compra da vacina, cujo contrato foi anunciado em fevereiro pelo próprio ministério. (G1)

O ministro também disse que o documento apresentado pelos irmãos Miranda era falso, diferente das duas versões enviadas pela Precisa. A empresa, porém, já havia admitido mais cedo ter enviado uma terceira versão, desmentindo Onyx. (Globo).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Esse aí deveria se chamar Gerson Vaqueiro.
    Tem cara de esperto e de corrupto; possui as ferramentas de um ‘boleiro’ e, o fato de gostar de ‘passar a boiada’ enquanto a população agoniza, deveria estar trabalhando em uma das fazendas do também corrupto, Joesley Batista.

    Complete a frase;

    Se gritar pega ___________não fica um, meu irmão

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Amanhá, CPI da COVID-19, o milho será debulhado.
    A VERDADE SEMPRE TRIUNFA

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    É a nova política a todo vapor com seu suposto e inconteste honesto líder, absolutamente isolado do mundo civilizado e democrático.

    Aliás, salvo os banqueiros, o OGRO NEGOCIO, parte do exército, pastores picaretas e EMPRESÁRIOS neo-escravocratas, o mundo inteiro está deveras querendo ver a caveira do EXCREMENTISSIMO.

    Pra quem realmente conhece a vida pregressa do Capitão EXCREMENTI, trata-se, tão somente de uma questão de reciprocidade.. NÉ NAO..?!?

    A PROPÓSITO o ATUAL momento me faz lembrar de FERNANDO PI COLLORIDO DE MELLO..tal e qual os eventos, acontecimentos e fatos que levaram ao IMPEDIMENTO DO SUPOSTO CAÇADOR DE MARAJÁS EM 1992, os eleitores de ontem e de hoje estão tomando um chá de sumiço…!!!

    Cadê HERMIRO Filho, a Monarquista de PLANTÃO e o suposto combatente da Corrupção todos eles, que eu saiba possuem sua digital CRIMINOSA nesses tristes eventos…?!?

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN.7318

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.