• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 14/08/2021 - 23:46h
MPRN

Câmara de Mossoró obtém nota máxima em transparência

A Câmara Municipal de Mossoró conquistou nota máxima em transparência nos gastos públicos. Avaliado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Portal da Transparência da Casa obteve 1.300 pontos, em monitoramento permanente do Sistema Confúcio.

Lawrence mostra que índice aumento esse ano (Foto: Edilberto Barros)

Lawrence mostra que índice aumento esse ano (Foto: Edilberto Barros)

Desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do MPRN, o Confúcio avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Câmara de Mossoró foi aprovado nos oito quesitos aferidos.

São eles: Saúde do Portal (100 pontos); Qualidade dos Dados (100 pontos); Disponibilidade (100 pontos); Usabilidade (100 pontos); Série Histórica (100 pontos); Qualidade da Despesa (200 pontos); Qualidade do Gasto Público (100 pontos) e Qualidade da Compra Pública (500 pontos).

Cada critério é medido de 0 a 100, 200 ou 500 pontos. Ao avaliar a Qualidade do Gasto Público, por exemplo, o Sistema Confúcio considera dados como empenho, pagamento e liquidação. Já a Qualidade da Compra, o detalhamento de informações sobre aquisição de bens ou serviços.

Evolução

O presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), destaca o salto qualitativo da Casa em matéria de transparência, este ano. A média do Legislativo subiu de 600 pontos, em 1º de janeiro de 2021, para o teto de 1.300 pontos a partir de 23 de julho de 2021 – desempenho mantido desde então.

“Esse resultado é um compromisso da gestão, em um trabalho integrado para melhoria da transparência, que tem prioridade na Câmara”, assinala o vereador, ao parabenizar o empenho dos diversos setores administrativos, responsáveis pela alimentação do Portal da Transparência.

Qualquer cidadão pode acessar a página, disponível no site da Câmara: www.mossoro.rn.leg.br, no card Portal da Transparência. A página do Sistema Confúcio está disponível em www.confucio.gaeco.mprn.mp.br e oferece avaliação de todas as Câmaras e Prefeituras do Estado.

Com informações da CMM.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Tanta transparência e nenhum vereador sabe informar o que foi feito do ALHO, COENTRO, CEBOLA, PIMENTÃO, TOMATE, ÓLEO, CARNES comprados na licitação realizada no dia 16/12/2020, com gastos de mais de 143 mil reais.
    Perguntei a vários vereadores e vereadoras e não souberam informar.
    E os nomes dos funcionários que ganham mais de 20 mil reais mensais?
    A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ tem restaurante?
    OS VEREADORES DE MOSSORÓ SÓ TOMAM ÁGUA MINERAL COMPRADA COM DINHEIRO DO POVO.
    OS VEREADORES DE MOSSORÓ TERÃO AUMENTO DE 33,33% A PARTIR DE JANEIRO DE 2022.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ALGUÉM TENTE ACESSAR O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA CMM OU DA FUNDAÇÃO ALDENOR.
    SE CONSEGUIR, POR FAVOR, INFORME O NOME DOS FUNCIONÁRIOS. SE CONSEGUIR DESCOBRIR O QUE FIZERAM COM O ALHO, COENTRO COMPRADOS COM GASTOS DE MAIS DE 143 MIL REAIS, INFORME
    EU TENTEI, MAS NÃO CONSEGUI.

  3. Raniele Costa diz:

    E agora senhor Inácio Augusto em quem acreditar ?

  4. Junior diz:

    Vergonha tanto para p MPRN quanto pra Câmara. Ninguém consegue ver as licitações publicada. Só quando já está em andamento ou encerrada. Dados das empresas participantes também não existem em todas licitações. Só dm alguma. Sem conta que falta transparência em todas as compras seja licitações. Dispensa ou carta convite. Do mesmo modelo é a prefeitura.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.