• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/03/2015 - 08:22h

Caronte

Por François Silvestre

“Quatro rios há nos espaços tenebrosos e subterrâneos dos Infernos: o Estige, o Aqueronte, o Cocito e o Flegetonte ou Piriflegetonte. Os três primeiros levam suas águas lentas, através de marnéis, pântanos e volutabros infectos, cobertos de tristes plantas aquáticas, a gargantas estreitas, onde o ruído das águas se torna espantoso. O quarto rola ondas de enxofre e fogo, arrastando no seu curso rochedos retumbantes”.

“Às bordas do Estige vêm dar as sombras dos que deixaram os corpos na região das luzes. Sobre a onda imóvel desliza, sem cessar, sem ruídos, uma barca com a madeira podre, suja, dirigida por horrenda criatura”. É Caronte, o barqueiro do inferno.

É assim que Tassilo Spalding inicia o verbete que define e expõe à visão gráfica a figura símbolo do que seria o capitalismo na mitologia.

E informa que o filho de Érebo e da Noite, desconhecido de Homero e de Hesíodo, era um deus ancião, mas imortal. Velho, repugnante, intratável e avaro.

Para realizar a travessia dos mortos à outra banda do Estige ou do Aqueronte, cobrava três óbolos, a menor das moedas, que valia uma sexta parte do dracma.

E só carregava os que tinham merecido a honra do sepultamento. Cujas almas, desligadas, tinham a posse das moedas que lhes garantiam a travessia.

As despossuídas vagavam pelas margens dos rios citados, até que um dia conseguissem o pagamento da travessia.

A descrição de Caronte e suas atribuições compõem o mais perfeito retrato do capitalismo e suas navegações pela história humana, a cobrar de cada um os óbolos de sua ganância e devolver a cada um a travessia no barco podre de Caronte.

Quando vejo um rico perdulário ou muquirana, esbanjador ou mealheiro, enojar-se com a palavra comunismo, eu compreendo. O que não compreendo é ver um pobre esganar-se de admiração ao capitalismo.

O comunismo, minha gente, nada tem a ver com pilantras que se definiram comunistas. O comunismo é Marx, não é Stalin.

O comunismo é São Francisco de Assis, Thomaz de Aquino, Padre Vieira, Portinari, Vulpiano Cavalcanti, Carlos Prestes, não é Chaves, Fidel, Dirceu ou Brejnev.

Caronte não recebia seres vivos na sua barca. O capitalismo não recebe seres livres nos seus negócios. Todos são livres, no capitalismo, para servirem aos capitalistas. Fora daí, a liberdade é apenas uma figura retórica. Onde se avolumam nas margens dos rios podres as almas despossuídas de óbolos.

Caronte pagou com a perda de função, durante um ano, por ter transportado Hércules, ainda vivo, movido pelo medo.

Aí estão os dois instrumentos do aparato capitalista: a moeda e o medo. Sem a moeda e sem o medo, a exploração fracassaria.

Posta indevidamente nos ombros sujos do capitalismo a bandeira das liberdades fundamentais, pelo falso comunismo, o antagonismo do mal se transformou no estandarte justificador do próprio mal.

Té mais.

François Silvestre é escritor

Texto originalmente publicado no Novo Jornal.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O comunismo é São Francisco de Assis, Thomaz de Aquino, Padre Vieira, Portinari, Vulpiano Cavalcanti, Carlos Prestes, não é Chaves, Fidel, Dirceu ou Brejnev.”
    A esta lista eu acrescentaria Dom Hélder Câmara, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, Mário Lago.
    Dom Hélder podia ser encontrado dentro dos mangues de Recife erguendo palafitas junto com os mais pobres da cidade. E disto nunca fez propaganda. Perseguido pela ditadura, não fosse o Papa Paulo VI tê-lo chamado de meu arcebispo e talvez Dom Hélder não tivesse vivido 90 anos.
    ““Sempre fui a favor do pluralismo da Igreja, mas, quando vejo aqueles que representam a parte pútrida dela, me dá vontade de dizer o que o papa João disse a certos indivíduos: ‘Caro padre, você não percebe que está realmente podre? O espírito de Deus nunca chegou até você, não é?’” (Dom Helder Câmara).
    Fico a imaginar Dom Hélder Câmara em Mossoró nos dias de hoje, quando não existem recursos para a compra do UNIFORME ESCOLAR das crianças pobres, mas existem MILHÕES para a construção de um Santuário, que a exemplo de Guarabira, se transformará num elefante branco.
    Sobre Oscar Niemeyer, esta passagem que mostra toda a sua coragem:
    “Durante a ditadura, Oscar Niemayer comunista, foi levado a um quartel do Exército.
    No interrogatório ao lhe ser perguntado onde tinha arranjado dinheiro para ter uma casa no Rio e outra em Niterói, olhando bem dentro dos olhos do coronel que lhe tinha dirigido a pergunta respondeu apenas com três palavras:
    DANDO O CU.
    Fonte: João Cláudio Moreno imita Oscar Niemeyer”
    Escrevi o nome completo do Oscar Niemeyer para evitar que algum apressadinho o confunda com um jogador de futebol qualquer.
    Mário Lago, ator, escritor, compositor e Homem. Autor de músicas como ‘Ai que Saudades da Amélia’, ‘Aurora’, ‘Nada Além’, ‘Fazer Um Céu’, ‘Fracasso’, e tantas e tantas outras.
    Nunca se deixou cooptar, apesar de ter trabalhado na Globo por muitos e muitos anos. Envolvia-se, mas não se deixava absorver.
    Mário Lago era comunista em tempo integral. Era tão sensível ao sofrimento alheio que distribuía praticamente todo o seu dinheiro com os mais necessitados. Vivia muito para os outros e para a sua família. Ganhou bastante dinheiro por conta das suas músicas. Mas morreu pobre e FELIZ.
    Morasse Mário Lago em Mossoró nos dias de hoje e bancaria do próprio bolso o UNIFORME ESCOLAR dos alunos das escolas municipais. UNIFORME ESCOLAR que a prefeitura diz não ter dinheiro para comprar. Certamente seria chamado de louco.
    Nunca deu a mínima para dinheiro. Por isto, com certeza, foi feliz.
    Dele é este pensamento que nunca se transformará em um Pensando Bem.
    “O sol pode apagar, o mar perder a voz, mas nunca morre um sonho bom dentro de nós”.
    Afinal, estamos em Mossoró.
    Sobre CANALHAS que travestidos de comunistas buscam o poder pelo poder, causam-me tanto nojo que me recuso a perder tempo escrevendo sobre estes vermes.
    Não dá para imaginar um comunista corrupto. Quem compra uma tapioca e paga com cartão corporativo, comunista não pode ser.
    Meus parabéns ao François Silvestre pela belíssimo texto.
    ///
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    QUANDO O PROCESSO DA OPERAÇÃO VULCANO SERÁ JULGADO?

  2. naide maria rosado de souza diz:

    François Silvestre. Fico a me perguntar: Até onde vai a sua inteligência ? É muita! Ceda-me um pouco.

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Sr. Inácio. Muito bem. A sua vida, além da preciosa família, parece-me voltada ao bem de Mossoró. Penso estar certa.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Sra. Naide Maria Rosado de Souza.
      Causou-me profunda tristeza ler PARECE-ME VOLTADA AO BEM DE MOSSORÓ. PENSO ESTAR CERTA.
      Sei o quanto os intrigantes tem lançado dúvidas sobre as minhas intenções para com Mossoró.
      Compreendo os intrigantes, porque da intriga vivem, já que de outra coisa não sabem viver.
      Será, Sra. Naide, que um homem com 70 anos, obeso, diabético, portador de pressão alta, e como diria Zé Ruela num dos seus rompantes, um homem já com a passagem tirada, iria se dedicar noite e dia a uma causa por interesses outros que não o de servir aos seus semelhantes?
      Se tenho algum interesse ainda nesta vida?
      Tenho. Educar as minhas filhas e um dia me realizar servindo ainda mais aos humildes. Daí desejar com ardor UM MINUTO numa rádio.
      Não para ganhar dinheiro, pois sei que rádio não dá dinheiro, basta ver como termina a quase totalidade dos radialistas. Mas para usar um meio de comunicação com maior penetração a fim de denunciar as bandalheiras cometidas contra a nossa gente.
      Minha vida já foi totalmente vasculhada. Não encontraram sequer um deslize. NUNCA ATRASEI SEQUER UMA CONTA DE LUZ. Vivo numa pobreza franciscana, mas vivo com DIGNIDADE e honrando todos os meus compromissos.
      Madre Teresa de Calcutá disse:
      SE QUERES FAZER O BEM, PRAPARA-TE PARA O SOFRIMENTO.
      Só não disse a Santa Freirinha que nenhum sofrimento dói mais do que saber que pessoas que CONHECEM a nossa alma ainda duvidam das nossas intenções.
      Deus sabe o quanto eu sou discriminado por combater a corrupção e defender os direitos das crianças e dos velhinhos.
      ATÉ EXTRAÇÃO DENTÁRIA ME FOI NEGADA NA UBS CHICO PORTO.
      A adoção das minhas duas filhas afetivas AINDA se arrasta. Caminhamos para três anos.
      Mas eu sei que a mentira tem muitas faces e pode ser pintada com cores alegres e bonitas.
      A verdade é um retrato em preto e branco.
      Saiba, Sra, Naide, que eu tenho CERTEZA de que a senhora AMA Mossoró. Que se não fosse pela sua família, aqui a senhora estaria na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos mossorenses.
      O tempo lhe mostrará que a senhora está certa ao PENSAR que eu me dedico de corpo e alma a Mossoró. Só que talvez eu já não esteja aqui para ouvir a senhora dizer:
      EU TENHO CERTEZA DE QUE INÁCIO QUER O BEM DE MOSSORÓ.
      Que Deus nos proteja.
      ////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
      ESTE ANO OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICPAIS NÃO RECEBERÃO UNIFORME ESCOLAR.
      APENAS OS ALUNOS DAS CRECHES RECEBERÃO UMA BLUSA E UM CALÇÃO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.