• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 04/10/2019 - 10:21h
Economia

Cartão puxa aumento de endividados em setembro

O número de endividados aumentou em setembro, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontou a nona alta seguida do indicador que mede o endividamento dos brasileiros: 65,1% das famílias relataram ter dívidas, contra 64,8% em agosto e 60,7% em setembro do ano passado.

Foi o maior resultado dede julho de 2013 e o terceiro maior patamar da série histórica.

Problemas

Entre as modalidades de dívidas das famílias brasileiras estão itens como: cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestações de carro e cartão de crédito. Este último, inclusive, ficou em primeiro lugar como um dos principais tipos de dívida, sendo apontado por 79,5% das famílias endividadas, seguido por carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,7%).

“Entre as famílias com faixa salarial mais baixa (até dez salários mínimos), o cartão de crédito chega a 80% dos apontamentos”, ressalta a economista da CNC Marianne Hanson.

Com informações da CNC e Fecomércio/RN.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Sim, o Cartão é bichinho perigoso. Pelas propagandas parece que a compra, de tão fácil, vai ser paga pelos céus. As próprias lojas empurram a venda no Cartão : “em dez vezes, olhem só como fica baixa a parcela…”
    A verdade é que o consumidor, se não tiver juízo, com certeza, se dá mal. O Cartão deve ser usado em momentos de necessidade, ou quando a compra é imprescindível e cara, merecendo ser parcelada. Mesmo assim, planejamento e certeza de cumprir com a fatura. De outro modo, é bola de neve.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.