• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 01/07/2015 - 15:33h
Segurança

Chega ao final atuação de Força Nacional no estado

Do portal Noar

O uso da Força Nacional de Segurança Pública pelo Governo do Estado, para monitorar cadeias na região metropolitana de Natal, se encerrou nessa terça-feira. A partir de agora, se quiser permanecer com as tropas federais, o RN terá que solicitar ao Ministério da Justiça.

A portaria tratando sobre o uso da Força Nacional, que não se aplica a outras atividades, como o de apoio ao Corpo de Bombeiros no patrulhamento das orlas, foi publicada na seção do Ministério da Justiça no Diário Oficial dessa terça-feira (1º), com a seguinte redação:

“Fica convalidado o emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, nas ações de policiamento ostensivo na modalidade de Rádio Patrulhamento nos perímetros externos dos estabelecimentos prisionais da Capital e Região Metropolitana do Rio Grande do Norte, a partir da data de vencimento da Portaria nº 151, de 19 de março de 2015, até a data desta publicação”.

A Portaria nº 151 previa que o uso da Força Nacional se daria por duas semanas ou enquanto fosse necessária o seu uso.

Consultada sobre o teor da portaria, a assessoria de imprensa do Ministério Justiça esclareceu que o texto do DOU apenas está “autorizando retroativamente” e que, para renovação, “o Ministério precisa analisar eventual pedido do RN”.

A reportagem do portalnoar.com também consultou a Secretaria Estadual de Segurança Pública para tratar o assunto. Até o fechamento desta reportagem, a informação repassada era de que não há nenhum processo recente solicitando a renovação do uso da Força Nacional.

Desde que as rebeliôes estouraram no sistema prisional do Rio Grande do Norte, o governo solicitou o uso da Força para ajudar a conter a crise. Até 300 militares chegaram a atuar no reforço.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.