• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 31/05/2021 - 17:24h
Experiência

Cidade tem redução em 95% de mortes com vacinação em massa

Covid-19 - Butantan - Serrana-SP com 95 por cento de redução de óbitosDo Estadão

A vacinação com a CoronaVac da população adulta de Serrana (SP) diminuiu em 95% o número de óbitos por Covid-19 na cidade do interior paulista, de acordo com os resultados preliminares do estudo conduzido pelo Instituto Butantan. A pesquisa, que teve início em fevereiro e terminou em meados de abril, vacinou 95,7% da população adulta da cidade.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (31), os pesquisadores destacaram que o número de casos sintomáticos caiu 80% e as internações foram reduzidas em cerca de 86% – enquanto 15 cidades vizinhas registravam alta no número de infectados.

O número de novos casos de Covid-19 caiu de 699, em março, para 251 registrados em abril. Já o número de mortes passou de 20 para seis, no mesmo período.

Segundo a pesquisa, o controle da transmissão no município se deu quando 75% da população elegível estava vacinada, o que indica que esse é o porcentual de imunizados que se precisaria ter para atingir a imunidade coletiva (ou de rebanho) pela vacina e, com isso, frear o vírus.

Freio em hospitalização

A cidade de Serrana, que fica a 315 quilômetros da capital paulista, foi escolhida pelo Instituto Butantan, governo de São Paulo e USP para um estudo sobre os efeitos da vacinação em massa na população adulta. Ao todo, 27.160 mil habitantes acima de 18 anos receberam as duas doses da Coronavac em uma campanha finalizada em meados de abril.

O estudo ainda demonstrou que a Coronavac é efetiva também para evitar hospitalizações e mortes entre idosos maiores de 70 anos.

De acordo com dados apresentados pelo diretor médico de pesquisa clínica do Butantan, Ricardo Palacios, o número de hospitalizações e mortes na faixa etária superior aos 70 anos foi reduzido a zero após a semana epidemiológica 14, quando 95% dos adultos de Serrana já estavam vacinados.

Foi registrada apenas uma morte e uma internação nessa faixa etária, mas entre indivíduos não imunizados. Antes da conclusão da vacinação, o número de registros do tipo chegou a cinco por semana.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Depois de ficar sabendo da boa notícia sobre a ‘Vacina do Doria’, o caPUTÃO Diablo foi visto fazendo um ‘despacho’ nos jardins do Cabaré Planalto.

    Escrevi esse curto comentário ao som de ‘Xô, Satanás’, by Banda Asa de Águia.

    _____________________________

    😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
    TÃO COM PENA DE BANDIDOS? TÃO??? SIMPLES! ADOTE UM ANTES QUE A POLÍCIA O MATE.

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Renova-se a esperança!

  3. EDVALDO diz:

    Parabéns a cidade e todos envolvidos nessa grande conquista! aproveitando o espaço, convido você a conhecer o curso de elétrica da CTPG. Você cursa daonde estiver por um prelo que cabe no seu bolso. Acesse bit.ly/OfertaPalladio

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.