• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 31/05/2020 - 07:16h

Ciro Gomes

Por François Silvestre

Saio de um nome execrável do texto anterior (vejo AQUI) para um nome admirável do presente texto. Ciro Ferreira Gomes. Militante político da Democracia, do Estado de Direito, das liberdades públicas e fundamentais.

Bom governador do Ceará e excelente prefeito de Fortaleza. E nenhuma dessas atribuições é de fácil consecução. Ministro de Estado de vários governos, exercendo com dignidade e competência todas essas funções.

Ciro Gomes governou o estado do Ceará em sua trajetória administrativa e política (Foto: João Godinho/Estadão)

Mas não é sobre isso que vou tratar. É sobre o papel de Ciro Gomes neste momento da vida nacional. Ele começa a ocupar o vácuo que a estreiteza divisionista e idólatra da oposição vinha cultivando. E isso é muito útil nesse momento de incertezas econômicas, caos sanitário e estupidez política.

Até agora, o único opositor do desgoverno federal é o próprio “chefe” do Executivo. Bolsonaro reside moral e politicamente numa espécie de estábulo do fuxico. E todo dia arma um esperneio. Ouve-se o som do relincho. Ou, no popular, do rincho mesmo.

Nesse ambiente, onde trabalham os palafreneiros, Bolsonaro não é sequer o palafrém. Não. Esse era um cavalo nobre, elegante. O nosso presidente está mais para o pangaré. Não fala, rincha. Não age, escoiceia.

É aí, nesse vácuo, que Ciro Gomes começa a espantar o marasmo. Respondendo com conhecimento sobre as aberrações de um governo que faz de tudo, inclusive nada. E não governa. Ameaça.

Sobre ameaças, valho-me de uma regra do manual militar“Não tema do inimigo o que ele quer contra você. Tema o que ele pode”. E esse poder caricato pode e consegue sujar a dignidade da Presidência da República, por um tempo, mas não pode matar a Democracia.

Continue, Ciro Gomes.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Sebastião diz:

    Falastrão da pior espécie esse Ciro Gomes. Espelho pra quem mesmo??

    • João Claudio, o Anti-Pulhas. diz:

      Boca mais suja que fossa de mercado público e mais ‘brabo’ do que um siri dentro de uma lata.

      Se for eleito, será uma mistura piorada de Cocôllor, Lulalau, Miss Pasadena, do Mordomo de casa de vampiro e da Besta Maluca.

      A eleição só ocorrerá em 2020, mas o último cangaceiro vivo já tem cabo eleitoral. AQUI, ao vivo e a cores.

      Perguntar não ofende:

      Já tá distribuindo ‘santinhos’ do ‘caba da peste?’

      Perguntei por perguntar. Eu num quero não. Tô fora.

      • François Silvestre. diz:

        Nem se preocupe. Você será, em Mossoró, o gerente do comitê de Sérgio Moro. Que na reunião ministerial não abriu o bico, ouviu tudo caladinho e nem questionou Bolsonaro sobre a referência à policia federal. Bastaria ter perguntado: “Presidente, porque trocar dirigentes na PF, por ineficiência”? E Bolsonaro teria dado a ele, em resposta, as provas que lha faltaram nas acusações. Calou em tudo. Inclusive nas acusações bizarras às instituições. Um ex-juiz, ministro da Justiça, calado naquela reunião, e o silêncio é consentimento, foi o pior dos falastrões. O silêncio falastrão das pornografias dos outros. Mas, se você mandar os santinhos dele, eu receberei. Civilizadamente.

    • François Silvestre. diz:

      Sebastião, sebastiões. Quem sões?

  2. RUI diz:

    O “Coroné” Ciro Gomes gosta de Espantar o Marasmo com Retroescavadeira…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. François Silvestre diz:

    A pergunta é: A qual fanatismo filia-se o Sebastião?

  4. François Silvestre diz:

    Foi pra isso mesmo o texto. Ouvir os fanáticos de ambos os lados. E torcer pra serenidade. Falastrão? sim. Qual dos três tem falado mais besteira. O do “Acabou, porra! ninguém vai me foder”. Ou o do “Felizmente esse vírus chegou pra mostrar a luz aos cegos”? Queiram ou não admitir Ciro é o único político desses daí que tem cultura e conhece o Brasil. Digam outro? E até sobre falar merda os de vcs ganham de lambuja.

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Nessa conturbada quadra que ora vivenciamos e na qual observamos as mais lucidas, ponderadas e estrambóticas argumentações , quero estar errado, porém,a via e a trilha que grande Ciro Gomes escolheu pra chegar a Presidência da República, traz dúvidas quanto ao enlace não diria perfeito, pelo menos razoável, entre sua capacidade administrativa e a governança que imprimiria em lá chegando.

    Não se discute a capacidade administrativa de Ciro Gomes, todavia a caminhada até chegar ao Planalto, não prescinde outros valores e artimanhas inerentes a história do Brasil e aos ditames da Casa Grande, os quais, só a arte, os caminhos e descaminhos da politica tupiniquim é capaz de impor à quem quer se candidate ao Posto tão disputado quanto delimitado aos que sonham lá chegar.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • François Silvestre. diz:

      Reconheço essas suas ponderações. Sim, são procedentes. Mas ele está, nesse momento, fazendo o papel que compete à oposição.

  6. João Claudio, o Anti-Pulhas. diz:

    Kkkkkkkk Pense num cabo eleitoral espoletado.

    Fiiiiga djaaaabo..

    Vai dustribuir ‘santinhos’ ô num vai?

    Tô só avisando: fazer boca de urna é proibido e eu deduro, viu?

  7. Hermiro Filho diz:

    Dizem que o PDT desse Ciro tem conluio com o partido comunista chinês.
    Vai-te!

  8. RUI diz:

    Foi o irmão,né?….Inocente util!!!!!!……..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • François Silvestre. diz:

      Foi o Queiroz? Inocente o Flávio. Foi o Adriano? Inocente o Eduardo. Foi o Bebiano? Inocente o Carluxo. Foi o Moro? Inocente o Bolsonaro. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Amorim diz:

    Demorei pois não entendi.
    Pura falta de líderes dignos leva a isso.

  10. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Amorim, estou chegando agora…
    Tenho simpatia por Ciro Gomes. Vez por outra solta a voz e dispara nomes pesados. Mas estamos ouvindo tanto palavrão que os de Ciro são meigos. Ele, Ciro, é preparado, diferentemente de Aírton. Poderia ser um líder. Talvez falte a ele alguém como Zilda Arns. Ela apareceu bem aqui, enquanto eu escrevia. Digo, visualizei Zilda Arns.
    O homem da retroescavadeira foi o Cid. Sem oferecer críticas, lembro que os dedos das mãos não são iguais.

    • Amorim diz:

      Obrigado, mas meu cerebro que é do tamanho de um ervilha, depois que inchou, ( rsrs) tem dificuldades!
      A proposito, o seu menino tá bem?

  11. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    MUITO EMBORA SEJA CIDADÃO POTIGUAR, E, À DISTÂNCIA OBSERVE OS ACONTECIMENTOS E AS DEMANDAS DE ORDEM POLÍTICA , SOCIAL E ECONÔMICA. NO TODO, TENHO MUITAS DIVERGÊNCIAS QUANTO Á LIDERANÇA DA FAMÍLIA GOMES E SUA ATUAÇÃO POLÍTICA CORONELISTICA , SEUS MÉTODOS E OBJETIVOS DE ETERNIZAÇÃO NO PODER NO ESTADO DO CEARÁ.

    TODAVIA, NO CONTEXTO EM QUE UM GRUPO, NA VERDADE, NÃO DE POLICIAIS MILITARES E SIM UM GRUPO DE MILICIANOS BOLSONARISTAS, USANDO E ABUSANDO DA FARDA DA POLICIA MILITAR DO CEARÁ. QUANDO DE FATO, DE MANERIA EXTRA-LEGAL E ATRABILIÁRIA, IMPUSERAM TOQUE DE RECOLHER NA CIDADE DE SOBRAL, FECHANDO COMÉRCIO,MERCADOS, SHOPINNG”S E ESCOLAS, TOCANDO TERROR EM TODA POPULAÇÃO SOBRALENSE, SOB SUPOSTA GREVE, QUANDO DA ARGUMENTAÇÃO/ARREGIMENTAÇÃO CÍNICA E MENTIROSA DE REAJUSTE SALARIAL DOS POLICIAIS MILITARES.

    ASSIM O SENADOR CIRO GOMES, COMO UMA LIDERANÇA NA SUA CIDADE E NO ESTADO DO CEARÁ, USOU DE MEIOS PROPORCIONAIS, ADEQUADOS E LEGÍTIMOS, QUANDO SE INSURGIU FRENTE À UM GRUPO DE MILICIANOS BOLSONARISTAS/BANDIDOS, QUANDO AMOTINADOS DENTRO EM UM QUARTEL, DO QUAL JÁ DEVERIAM TER SAÍDO, HAJA VISTA, ORDEM JUDICIAL EXPRESSA DO TJCE., DETERMINADA SUA EXECUÇÃO PELO PELO COMANDO MILITAR DA PRÓPRIA CÚPULA DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO CEARA´, TENDO EM VISTA A GREVE SER CONSIDERADA, INCLUSIVE DO PONTO DE VISTA CONSTITUCIONAL, DEVERAS ILEGAL.

    NO CASO, A RETROESCAVADEIRA É APENAS UM DETALHE, DADO QUE, INCLUSIVE, OS POLICIAS – NA VERDADE BANDIDOS BOLSONARIANOS -, AMOTINADOS, NÃO PODERIAM E NEM DEVERIAM ESTAR ARMADOS, CONFORME VARIAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ, ENTÃO JÁ TRM SIDO PROFERIDAS, DETERMINANDO O FIM DA GREVE E DO AMOTINAMENTO EM QUESTÃO…!!!

    Senhores, muito embora as vezes ignorada por alguns por pura ignorância e outros por manifesta má-fé. A Constituição existe, as Instituições Republicanas idem, bem como o Estado Democrático de Direito ainda capenga, permanecem atentos dentro das suas limitações, claro, na tentativa de não retroagirmos da atual quadra de um incipiente e relativo exercício da cidadania no bojo de um contrato social em sua dinâmica civilizatória, exatamente pra não cairmos em desabalada,frenética e insana correria em direção a barbárie e o caos absoluto…!!!

    EM SÍNTESE, CONTRA A IMINENTE TIRANIA DE UNS POUCOS QUE IGNORAM SEU JURAMENTO COMO POLICIAL MILITAR, BEM COMO, IGUALMENTE IGNORAM OLIMPICAMENTE A CONSTITUIÇÃO E AS PRÓPRIAS LEIS DERIVADAS, QUE DEVERIAM OBEDECER. REGISTRE-SE E ASSINALE-SE, TODA E QUALQUER ARMA UTILIZADA PELO POVO PRA SE DEFENDER DESSA MESMA TIRANIA, É LEGITIMA….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.