• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 15/03/2013 - 19:54h
"Fatura" de campanha

Cláudia é pressionada, mas segura cobrança por empregos

Prefeita convive com relações difícies com vereador Chico Carlos e outras forças de apoio ao governo

Azedaram de vez as relações entre o ex-secretário da Cidadania de Mossoró e atual vereador Francisco Carlos (PV), com o Governo Municipal. Convivência está difícil.

Ele e a nova inquilina do Palácio da Resistência, prefeita de fato e de direito Cláudia Regina (DEM), coabitam o mesmo sistema político, mas separados por largo e profundo fosso de conceitos quanto ao uso da administração pública.

Chico tem sofrido insultos (Arquivo do Blog)

“Chico” sente-se prejudicado por Cláudia, no processo de seleção de pessoal para cargos comissionados na administração. Tem remungado que as poucas admissões de pessoas que trabalharam para ele, na campanha passada, não suprem os compromissos que firmou para se eleger.

Admite que pode até mesmo orientar sua tia, Maria José, diretora da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio, além de outros detentores de cargos de confiança, a entregarem pedido de demissão.

No governismo, Cláudia e seu núcleo duro de poder contra-argumentam que não querem repetir o modelo de gestão encetado durante oito anos pela ex-prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

Existem setores – principalmente em equipamentos de Saúde – em que havia necessidade de pouco mais de cinco pessoas, mas a gestão anterior tinha amontoado quase 20, todos sob indicação de Chico Carlos. Cláudia reduziu drasticamente os números.

O enxugamento natural ocorreu na própria transição de governo. Aos poucos, a prefeita tem realizado nomeações seguindo critérios técnicos e políticos, para contemplar as forças que a apoiaram. Contudo, precisa pensar em contenção de gastos e eficiência da máquina estatal.

No caso do vereador Chico Carlos, a demanda de pedidos é bem maior do que as portarias concedidas por Cláudia Regina.

Desde o início de governo que ele é sitiado por colaboradores de sua campanha e ex-candidatos do PV, partido que organizou ao lado do ex-chefe de Gabinete Gustavo Rosado (PV) – atual titular da Cultura no Município.

As pressões sofridas por Chico vão desde cobranças públicas, através de nota de integrantes do partido, a cerco físico e verbal na Câmara e em locais diversos da cidade. Tem passado maus bocados: de insultos inflamados e ameaças veladas.

Cláudia não recua

Por seu lado, Cláudia Regina não parece disposta a ceder e recuar.

Cláudia promove enxugamento

Ela sabe que se ampliar as conceções para Chico, automaticamente conviverá com um “efeito cascata”, provocando cobranças isonômicas de outros vereadores governistas, partidos e gente excluída até o momento do empreguismo na Prefeitura de Mossoró.

Uma das saídas apontadas para atenuar essa pressão, é a contratação de dezenas e centenas de insatisfeitos pela “janela” da terceirização. Mesmo assim, com remunerações modestas.

A terceirização fez a alegria do governismo e de seus candidatos preferenciais na campanha eleitoral do ano passado. Mas é um ambiente de terreno pantanoso e minado.

Se não houver uma “certa” parcimônia em contratações terceirizadas, a gestão Cláudia Regina poderá se complicar consideravelmente.

A barafunda pode ser ainda maior. Outros vereadores do PV e demais governistas não se sentem prestigiados à altura do apoio que começam a ofertar na Câmara Municipal. E, sem uma base sólida, articulada e satisfeita, o governo terá dificuldades de materializar suas promessas.

O grande pacto, entretanto, é com o povo e a sociedade em geral – eleitores ou não da prefeita.

A crise está apenas começando. Não tem dia nem hora para ser estancada. Mas pode ser pelo menos minimizada, dependendo do remédio a ser empregado.

A dificuldade era esperada. Trata-se de parte da “fatura” que todo vencedor costuma receber pós-campanha.

O problema são seus efeitos colaterais, principalmente porque a administração municipal começa convivendo com o fantasma da cassação de direitos políticos e mandato da prefeita e seu vice, advogado Wellington Filho (PMDB).

Saiba mais novidades acompanhando nosso Twitter AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Carlos diz:

    SE CHICO CARLOS PROMETEU, ELE QUÊ ARRANJE OS EMPREGOS POIS O COMPROMISSO FOI DELE E NÃO DA PREFEITA.

  2. Diego diz:

    Para tentar estancar a sangria, o vereador vai fazendo o que para satisfazer seus “eleitores” como é o exemplo: á o professor-vereador Francisco Carlos (PV) foi autor de título de cidadania para a odontóloga Sandra Raíssa.

  3. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    A corrupção é como panela de pressão todo cuidado é pouco, porque o risco de explosão nunca é descartado.

  4. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    Estava na cara que a sede do Chico era insaciável; o homem tinha influência em varias secretarias, universidades, e o ombro amigo do Gustavo; mais queria mais.

  5. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    É logico que a Claudia sabia disso, e vai tentar segurar o impeto de gula do Chico, ela sabe um amigo forte pode se tornar amanhã um inimigo perigoso.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Tem remungado que as poucas admissões de pessoas que trabalharam para ele, na campanha passada, não suprem os compromissos que firmou para se eleger.
    Admite que pode até mesmo orientar sua tia, Maria José, diretora da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio, além de outros detentores de cargos de confiança, a entregarem pedido de demissão.”
    Quer dizer então que agora a coisa escancarou de vez?
    Fala abertamente que” “AS POUCAS ADMISSÕES DE PESSOAS QUE TRABALHARAM PARA ELE NA CAMPANHA PASSADA NÃO SUPREM OS COMPROMISSOS DE CSAMPANHA QUE FIRMOU PARA SE ELEGER.”
    Que dizer que entre os compromissos com as pessoas que trabalharam na campanha alguns eram admissões no serviço público municipal?
    `´E preciso comentar alguma coisa?

  7. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    A prefeita Claudia não pode alegar desconhecimento de causa; com 15 aliados sedentos por
    cargos e um processo de cassação zunindo 24 horas por dia, a enxaquequa vai zuar.

  8. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    Mais como cidadão vejo que esse é o memento da Prefeita demonstrar sua personalidade e dizer a todos pra que veio. Sabmos que não é só o Chico que quer emplacar cargos no governo, mais tudo tem limites, e essa é a hora da Prefeita dizer basta; já havíamos detectados exageros na Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, ali já está caracterizado o curral eleitoral. Se a onda atingir todas as secretarias, o discurso vai pra lama e a prefeita não vai cumprir a promessa de não deixar sugar o dinheiro público; se não fôr cassada pra valer claro.

  9. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    É nisso que dar fazer campanha prometendo emprego a Deus e ao Diabo, por enquanto só o Chico foi noticiado mais vem muito mais gente por aí; e veja que a Prefeita Claudia já fêz de tudo até o inesplicável. Funcionários fantasmas eu já conheci; agora funções fantasmas foi a primeira vêz. Nada é asssombração, tudo pode ser provado. Mais se é para acomodar eleitores, pra muitos tudo pode.

    • Francy Granjeiro diz:

      Aeeeeeee RAIMUNDO NONATO SOBRINHO, mandou bem… vai desimbuchando….são tanto prometimentos que eles hoje não dão conta de meter essa carrada de gente dentro da Prefeitura……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Francisco diz:

    O problema da prefeitura de Mossoró é que se configura a muitos anos, como um verdadeiro cabide de emprego eleitoral. Não votei em Claudia, porém começo a ver como positivo essa atitude por parte dela. Ou a prefeita vai fazer algo para mudar essa forma arcaica de governar e fazer um governo diferente, ou será a mesma forma de atuaçao dos governos anteriores. Creio que ela deve conhecer muito bem que o Chico Carlos e sua forma de trabalhar, por isso deve estar barrando-o um pouco. Enfim, Cláudia precisa governar com as próprias mãos, para nao se configurar como uma mera LARANJA manipulada pelos velhos caciques de Mossoró.

  11. MacIntoshLion diz:

    Não votei em Cláudia,mas acho q ela ta certa,tire esse monte sangue suga dai ,vão trabalha vagabundos

  12. CELSO MARTINS diz:

    AGORA SAI….. RSRSRS
    CELSO MARTINS diz:
    15 de março de 2013 as 20:14
    Your comment is awaiting moderation.

    MEUS AMIGOS.
    Nunca vi tanto disse-me-disse em função dos resultados das últimas eleições. Coisas absurdas , com a finalidade de denegrir imagens de pessoas idõneas como ; ROSALBA, CLAUDIA E FAFÁ.
    01- O que tem a ver o avião do estado com resultados das urnas,?
    02- Se a governadora quizesse teria viajado para todos os cento e tantos municipios do estado. Sim, no avião do estado, e daí ? Qual o problema ?
    03- A Governadora tem residencia em Mossoró se convier poderá vir as vezes que achar necessário.
    04- Pagar publicidade ? È um direito constitucional, deveu , o governo estadual tem que pagar.
    05- Inaugura obras ? Desde que prontas, tb é um direito inalienável da governadora inaugurar no momento que achar oportuno.

    OUTRA. Claudia Regina está no seu direito de administrar Mossoró. Ela não está cassada, estão querendo, daí uma diferença enorme.

    Se conformem srs e sras oposição, etc. O povo de Mossoró elegeu Claudia prefeiiiiiita deste municipio. E como está adnministrando bem . Parabens CLAUDIA PELA BELA ADMINISTRAÇÃO.

    RESPONDER

  13. CELSO MARTINS diz:

    jÁ PENSOU SE CLÁUDIA COLOCASSE NA PMM TODA VOTAÇÃO DO VEREADOR ? PACIÊNCIA AMIGO, CALMA COM O ANDOR QUE O SANTO É DE BARRO.

  14. aline couto diz:

    Bom Dia!!!

    Já,pensei que o relacionamento estava ainda em lua de mel,ta cedo tudo esta começando agora,a propria Claudia pessoa que admiro muito pela competencia,pela determinação,não a admiro por deer favores,não devo nada a ela,como ela também não me deve nada,mas o que sabemos é que a propria vendeu a alma para sentar na cadeira,pois agora se apronte e aguarde as insatisfações,não só dos edis,dos comissionados que estão em casa que são muitos,como também da propria população,pois até aqui não sabemos para que veio.Mas não faço parte do clero quanto pior melhor,mas até aqui as UBS,os CRAS,os Creas,os grupos de idosos que não existem mais estão,se encontram do mesmo jeito,pois uma cidade que se diz METROPOLE DO FUTURO,falta material para tratamento dentario,falta assitencia social e financeira nas duas CASAS DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES,pois as mesmas estão prestes a fecharem por falta de apoio do poder publico municipal.é muito ruim,ter que admitir que o governo de Claudia Regina,não está diferente da era Fafa Rosado governo esse que fiz parte,mas muita coisa não concordava,mas eu era muito pequena diante de tantas fragilidades e poderes dos caciques,mas hoje graças a DEUS não dependo de politicos para sobreviver,Deus ouviu as minhas preces.

    • vitoriana diz:

      Pois eu conheço muitos grupos de idosos, Cras creas petis e etc. nenhum paraou de funcionar querida ! agora a era Fafá foi ruim viu ?????????? aS CASAS DE APOIO A DEPENDENTES QUÍMICOS SÃO MUNICIPAL PQ EU Ñ CONHEÇO ASSIM. QUANDO É DOADO MUITA COISA PRA LÁ. OS CHEFES PASSAM A MÃO AI MEU AMIGO TENHA DÓ !!!!!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Cara Aline
        Faltou você dizer que até o fardamento escolar este ano ainda não foi distribuído.
        E olhe que em Mossoró o fardamento escolar se resume a duas blusas, enquanto que em São José dos Basílios-MA, o fardamento escolar se constitui de duas blusas, uma calça, um calção, duas meias, um tênis e um boné.
        Só para que você saiba da pobreza de S. José dos Basílios, metade das casas não tem aparelho sanitário.
        Favor não confundir aparelho sanitário com saneamento básico. Eu estou me referindo ao que no popular a turma chama de cagador.
        Será que Mossoró é mais pobre do que esta pequenina cidade perdida nos grotões maranhenses?
        A verba para fardamento escolar que vai para S. José dos Basílios é maior do que a que vem para Mossoró?
        ONDE ESTÃO OS VEREADORES QUE DIZEM FAZER OPOSIÇÃO À PREFEITA CLÁUDIA REGINA?
        Onde está a deputada Larissa Rosado que não dá um pio?
        Será que de oposição autêntica Mossoró só tem o Cinquentinha?
        Que Deus abençoe a todos nós.

    • Nunes diz:

      Comandar os “Programas” viabilizando onome do Professor Fco Carlos vc fez parrrrte heim Aline?/
      Conte outrra …

    • SUSAN diz:

      MUITO ADMIRO AS CRÍTICAS. QUERIA VC CONTINUAR FAZENDO PARTE DA GESTÃO. ATUALMENTE VC NÃO PRECISA NÉ, MAS OFEREÇA PRA VER SE REJEITA? DECEPCIONADA POR NÃO TER GANHO A ELEIÇÃOw TENTE, TENTE, TENTE QUEM SABE?

  15. B.Nunez diz:

    Todos eles, são farinha do mesmo saco. Enquanto isso a cidade há anos está desprezada, se não vejamos o acesso principal do conjunto Vingt Rosado que é repleto de remendos . Vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,caos ,caos, descaso e todos sinônimos cabíveis.

  16. erivan diz:

    Eu vou dizer uma coisa que um cantor chamado ze geraldo fala em sua musica . TUDO ISSO ACONTECENDO E EU AQUI NA PRAÇA DANDO MILHOS AOS POMBOS, TUDO ISSO ACONTECENDO E EU AQUI NA PRAÇA DANDO MILHOS AOS POMBOS . Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    Sempre tive o maior carinho e respeito por Cláudia Regina, fazemos parte da atual diretoria executiva da APAE de Mossoró, sou amigo e quase conterrâneo do seu esposo, mas por questões pessoais, nada em relação a mesma, não votei nela para prefeito. Ela sabe disso, pois a mesma esteve na minha residência, durante a campanha política e acredito que tenha saído da conversa entendo as minhas razões. Torço para que ela faça uma boa administração e ela tem demonstrado isso nos primeiros meses de governo.
    É muito difícil administrar uma cidade do porte de Mossoró, comandada a décadas por uma mesma família, acostumada a pintar e bordar com as coisas públicas do município.
    Nunca saberemos até que ponto chegaram os compromissos assumidos pelos que fizeram a campanha de Cláudia. Nem o tempo nos dirá.
    Vejam o tamanho da ganância do professor vereador. Conforme tenho lido, a sua cobrança por cargos na administração municipal para quem o mesmo prometeu emprego na prefeitura, expõe a prefeita à uma situação mais vexatória ainda em relação aos diversos pedidos de cassação existentes contra a mesma e o seu vice. Prometer emprego em troca de voto é crime. Principalmente se esse emprego é público.
    Mesmo não tendo votado em Cláudia, aplaudo a sua firmeza em não querer ceder às investidas de quem não tinha voto para se eleger, e por isso, prometeu emprego na prefeitura para Deus e o mundo.
    Não cedendo a prefeita, veremos quem na próxima campanha serão os campeões de votos para vereador, mesmo sabendo que os reclamantes de hoje, já estão mais do que de barriga cheia.

    • Susan diz:

      Quem não te conhece, que te compre. Deixou de mamar ou melhor, está mamando em … diferentes. Continue sonhando, um dia terá seus sonhados cargos.

  18. Francy Granjeiro diz:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só rindo de camarote…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mossoró estar caminhando para descer a ladeira como desceu Micarla, descendo Rosalba e a princípio Cláudia Regina
    E com essa que o Chico tem sofrido insultos..Ninguém merece heim Francisco Carlos??? Quem pena que o Ver Francisco Carlos que agora não pode trocar de partido….O BRASIL sabe como sao e pra quem esses dois partidos trabalham….é só ver quem são efeagacê, cerra, alckmim, aluísio, dantas guerra, zeagripino, o cachaceiro aécio neve, o nanico acmneto,Roberto Gurgel[PGR],os Frias, os Civitas, os Saad etc etc … os partidos DEM e PSDB..Caiu fooooraaa de DEM vereador!!!!! E sses DEMOTUCANALHAS, nao arbutres carniceiros…
    Desculpa pessoal mais vou passar procês
    O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Verlano Medeiros, definiu o prazo de dez dias para governadora Rosalba Ciarlini apresentar explicações no processo do Recurso contra Expedição de Diploma, onde a ré é a prefeita eleita de Mossoró Claudia Regina.
    No processo, a prefeita mossoroense é acusada de abuso de poder político, já que, supostamente, teria sido beneficiada da máquina do Governo do Estado. A ação chega a relatar que no mês de setembro, que antecedeu a eleição, o jatinho do Governo aterrissou 56 vezes no aeroporto de Mossoró.
    O despacho do magistrado do TRE solicita à governadora cópias dos processos de licitação, cronogramas e desembolso financeiro de diversas obras que o Executivo estadual realiza em Mossoró. O Complexo Viário da Abolição, esgotamento sanitário dos bairros de Abolição III e IV e duplicação da estrada de Tibau são são algumas das obras que deverão ter a documentação enviada à Justiça Eleitoral. A acusação feita contra Rosalba Ciarlini é de que ela teria promovido inaugurações e dado ordens de serviço em obras com a presença da então candidata Claudia Regina e evidenciado o apoio no pleito de 2012.
    O juiz Verlano Medeiros também solicitou ao Governo do Estado o valor que foi repassado à Mossoró, através de convênios, nos anos de 2011 e 2012.
    O magistrado pediu informações da Prefeitura de Mossoró, recaindo sobre o número de cargos comissionados, lotação e função de cada um. A acusação da coligação do PSB é que Claudia Regina teria sido beneficiada com diversos funcionários da Prefeitura de Mossoró atuando diretamente na campanha eleitoral.
    Na fase de instrução do processo, o juiz Verlano também pediu a Infraero e ao Departamento de Aviação Civil cópia dos planos de vôo da aeronave Bandeirante E 110, de propriedade do Governo do Estado, no período de junho a outubro de 2012.
    Fonte://www.jbelmont.com.br/

    Estão alfinetando a gov Rosalba de todos os lados.Até tu Fafá??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    VAI LENDO…………//www.blogdoskarlack.blogspot.com.br/

  19. Francy Granjeiro diz:

    Lembro que certa vez [bem recente] acho que foi esse ano,que Lairinho e Larissa lutaram por mais água para a zona rural de Mossoró.Cláudia Regina faz o seguinte as famílias contribuem, mensalmente, com R$ 12,00, mais nao financiar instalação de poço comunitário,ora,ora .Quem já se viu isso???É dever da PMM dar de beber o povo dessa comunidade construindo poços,ué!!Aparece o porcão Betinho Rosado que nao faz porra nenhuma muitissimo interessado elogiando a causa mete o bico diz:“Estamos trabalhando em parceria com as Associações a fim de encontrar soluções para o melhoramento da vida do homem do campo”.Pensa que o povo é besta,otário heim Betinho? kkkkkkkkkkk
    Calcule aí, 12,00 x 155 = …????

    //www.ebah.com.br/content/ABAAAAilcAF/agua-viva-luz-sol

  20. Francy Granjeiro diz:
  21. Carlos diz:

    E AS PESSOAS CONTINUAM A DEFENDEREM SUAS TESES DE DOUTORADO NESTE BLOG. BASTA COMENTÁRIOS, TESES QUASE NÃO SÃO LIDAS…

  22. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E a temporada de cassação de mandatos já se encerrou?
    Somente os candidatos a cargos majoritários é que estão passíveis de perda de mandato por compra de votos?
    Os que disputaram cargos proporcionais não?
    Ou promessa de emprego e outros benefícios não dá cassação?
    Mudaram a lei e ninguém nos avisou?
    Que Deus abençoe a todos nós.

  23. Nunes diz:

    Já era pra o Vereador ter se ASSOSSEGADo com a entrada a contra gosto da Prefeita c/ indicação de sua super secretária da Educação

  24. Susan diz:

    Não sou comentarista político, mas fazendo uma reflexão dos comentários postados e das críticas ao vereador Francisco Carlos, percebo que as insatisfações são daqueles que não aceitam a quantidade de votos por ele conquistado e que não deveria ser surpresa, pois ele esteve à frente de uma grande secretaria e os cargos ocupados pelas pessoas que decidiram apoiá-lo não foi dado por ele, são de pessoas que exercem suas funções com compromisso e competência e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido nada mais justo do que permanecerem nos cargos. Admiro os que se diziam adversários e como não teve o sonho realizado de ter a gestão nas mãos para colocar realmente os que assumiram compromisso de campanha, hoje também estão usufluindo dos cargos e o que é mais sério pessoas sem compromisso que podem sim, colocar a atual gestão em situação de risco. Apenas uma simples opinião, de uma observadora comum. Sim, não tenho cargo político, sou funcionária pública concursada e acredito no trabalho público de qualidade, onde todos são responsáveis pelos serviços prestados. Antes de criticar é fundamental que cada um faça sua parte.

  25. André diz:

    Assim fica fácil ser vereador em Mossoró,uns prometeram empregos na prefeitura,outros prometeram casas no bairro redenção,quero só ver aonde isso tudo vai parar,hoje em dia fica se escondendo do povo…trabalhando e acreditando no esporte é ??? sei!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.