• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 01/10/2018 - 18:00h
Coluna do Herzog

As lições deixadas no ocaso da “Guerreira”

Por Carlos Santos

O resultado das urnas no Rio Grande do Norte  consagra alguns nomes. Mas também condena outros.

Um caso emblemático é Wilma de Faria (PSB), candidata derrotada ao Senado, ex-governadora até o final de março deste ano.

Por precipitação, ranço politiqueiro ou passionalidade, algumas pessoas se apressam em encontrar culpados. A lista começa pelo seu marketing, passando pela suposta fragilidade do candidato governista Iberê Ferreira (PSB) etc.

Em 2012, vice de Carlos Eduardo (Foto: arquivo)

Alto lá!

Wilma é algoz de si mesma. Construiu e demoliu a própria imagem de “Guerreira” destemida, arrojada e quase imbatível. As eleições de 2010 são, talvez, sua última batalha.

Os parágrafos acima foram escritos-postados nesta página no dia 4 de outubro de 2010, às 14h34.  Portanto há quase oito anos, um dia após as eleições daquele ano.

A análise do resultado eleitoral que apontou derrota fragorosa da ex-governadora Wilma de Faria ao Senado, quando perdeu vaga para Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), antecipou o que de fato ocorreu: o fim de uma intensa carreira política, iniciada nos anos 80.

O que veio depois, pouco acrescentou. Wilma foi vice-prefeita de Carlos Eduardo Alves (PDT) em 2012 e vereadora do Natal em 2016, mandato em que faleceu.

No pleito de 2018, teremos com certeza a consagração de uns e o ocaso de outros. Fim de ciclo, talvez. Testemunhamos uma campanha incomum, carregada de simbolismos e alertas, que as urnas vão ajudar a decodificar.

É esperarmos.

* Leia o texto original e na íntegra do preâmbulo desta coluna, escrito em 2010: A Batalha de “Waterloo” de Wilma de Faria – Eleições 2010.

PRIMEIRA PÁGINA

Sejamos prudentes com essa enxurrada de pesquisas e certas pesquisas – Algumas pesquisas são claramente feitas (se feitas) por encomenda, em reta final de campanha. Mais do que objeto de informação, elas têm o propósito de indução ao voto. Por essa razão, o Blog Carlos Santos é muito comedido e pouco generoso à análise de boa parte delas.

Mal-estar gerado por candidata está resolvido – O mal-estar causado pela presença da vereadora e candidata a estadual Nina Souza (PDT), no Sítio Cantópolis, pelo que se sabe não foi resolvido na segunda-feira (24) passada, como tentaram demonstrar os líderes do rosalbismo e sandrismo. O quiproquó ainda rendeu. O ex-deputado Carlos Augusto, juntamente com a prefeita Rosalba Ciarlini, se reuniu com a deputada Larissa Rosado (PSDB) e a vereadora Sandra Rosado (PSDB), na terça-feira (25), um dia depois do ocorrido, para apagar as chamas e acalmar os ânimos das primas. Ao que parece, tudo se resolveu. Aguardemos! (Do Blog da Chris). Leia também: Concorrência em “casa” cria mal-estar com Larissa Rosado.

Campeões do tempo em Rádio e TV convivem com o paradoxo do vazio – A campanha deste ano é realmente divisora de águas na política do país. Quando tudo passar, ela precisará ser estudada detidamente, para melhor compreensão quanto ao comportamento do eleitor, marketing, políticos e outros personagens e ferramentas. Veja o caso do tempo de propaganda em rádio e televisão. No plano nacional, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) é quem possui maior extensão “territorial”, mas não consegue nem conseguirá chegar ao segundo turno. No plano estadual, Robinson Faria (PSD) tem a mesma vantagem, mas isso não o catapultou à cabeça das pesquisas. E olhe que em termos técnicos, é o melhor em minha ótica.

Assembleia Legislativa resolve “apurar” deslizes após mais de três anos de escândalo – Com atraso de mais de três anos, a Assembleia Legislativa do RN resolveu instaurar Processo Administrativo Disciplinar (veja AQUI) para investigar servidores envolvidos em acusação de desvio de dinheiro público milionário na Casa Legislativa, através da contratação de funcionários ‘fantasmas’. A “Operação Dama de Espadas”, primeiro grande escândalo do gênero, eclodiu em agosto de 2015. A abertura desse procedimento foi um ato da Mesa Diretora, publicado apenas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Casa Legislativa, datado da quinta-feira passada (27). A própria AL evitou divulgar a informação além do formalismo. De acordo com a publicação, será formada uma comissão para apurar no prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado, os fatos que tratam dessas acusações. Piada pronta e documentada, que se diga.

Simpatia de Robinson por Jair Bolsonaro chegou com “atraso” – À semana passada, em entrevista a uma emissora de rádio do Natal, o governador Robinson Faria (PSD) admitiu “simpatia” pelo nome de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República. Logo no início da campanha, quem se apresentou como “candidato de Bolsonaro” foi o bispo mossoroense Heró Bezerra (PRTB), outro candidato ao governo estadual.

Disputa por votos à Assembleia Legislativa concorre com o não voto – Em Mossoró, pelo menos dois candidatos à Assembleia Legislativa disputam o protagonismo na conquista de votos e vitória: deputada estadual Larissa Rosado (PSDB), nome à reeleição; Jorge do Rosário (PR), que tenta primeiro mandato. O mais sério concorrente deles e de outros tantos adversários, é o “não voto” (branco/nulo/abstenção) no município. No pleito passado, os votos nominais e de legenda somaram 105.149 (73,79%). Percentual pode cair bastante. Dos 240 candidatos à AL àquele ano, 209 foram votados em Mossoró. Este ano são 330 candidatos registrados e pelo menos 21 são originários de Mossoró. Pesquisas que tive acesso recentemente revelaram luta renhida entre ambos no plano local. Com mais um detalhe: os dois estão na mesma coligação, a Trabalho e Superação II. Essa chapa tem 14 deputados estaduais que tentam a reeleição, como a própria Larissa. Leia também: Chapa de Robinson deverá eleger maioria dos deputados e Rosalbismo trabalha incessantemente para três metas.

Médico e ex-prefeito está em toda lista como provável eleito – O médico e ex-prefeito (duas vezes) de Almino Afonso, no Médio Oeste do RN, Bernardo Amorim (Avante), é nome cotado como virtual eleito em toda lista que se faz à Assembleia Legislativa. Caminha para ser um dos novatos na Casa, com trabalho que se espraia além de sua área de atuação. Em Mossoró, por exemplo, uma equipe de colegas médicos tem feito trabalho denso em seu favor.

Styvenson tem um feito sem apoio de qualquer liderança política – Se for eleito ao Senado da República em sua primeira disputa eletiva, o Capitão Styvenson Valentim (Rede) pode se jactar de ter conseguido um feito recheado de características inusitadas. Uma delas, é não ter apoio de absolutamente ninguém da classe política. Nenhum prefeito, vereador, suplente ou quase candidato a qualquer coisa. Não usa fundo eleitoral (ou partidário) para campanha e não pede voto para qualquer outro nome que não seja o seu. Enquanto isso, os principais concorrentes inundam as redes sociais e programas eleitorais em rádio e TV de notícias sobre apoios político-eleitorais. As urnas vão dizer muito disso tudo.

EM PAUTA

Mirante foi reaberto e é equipamento importante para turismo da região, atraindo muitos paraibanos (Foto: BCS)

Luís Gomes – Estive por esses dias em Luís Gomes-RN na divisa com a Paraíba (município de Uiraúna). A iniciativa privada está se mexendo por lá, oferecendo a reabertura do seu Mirante com ótimas instalações, cardápio, piscinas (e aquele clima). Também está em funcionamento a Arena Luís Gomes com futebol society, restaurante e primeiros apartamentos. Público da vizinha Paraíba e Alto Oeste aproveita bastante as duas atrações. A sinalização turística que praticamente não existia é outro indicador de melhoria. Que assim prossiga.

Elba e Geraldo – O show “O encontro inesquecível”, com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, será no próximo dia 5 (sexta-feira) em Mossoró, a partir das 22 horas, no Partage Shopping. Nova data, mas mesmo local e horário. Na janela, a dupla Beth e Jamir, artistas locais. Sucesso.

Musical – O musical “JK – um reencontro com o Brasil”, é o espetáculo dessa terça-feira (2) no Teatro Riachuelo no Midway Mall em Natal. Música, efeitos multimídias e teatro, tudo junto e misturado, dão um passeio por parte da história do Brasil no século passado. Começa às 20h.

Reitoria da UFRN – As inscrições das chapas que pretendem concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontecerão nas próximas quintas e sexta-feiras, respectivamente 04 e 05 de outubro, enquanto a consulta eleitoral acontecerá no dia 13 de novembro, em primeiro turno, e 27 de novembro, em segundo turno, caso seja necessário. Em ambos casos, o processo será feito através do sistema SIGEleição, assegurada a possibilidade de voto a todos os servidores do quadro de pessoal e a todos os discentes da UFRN.

Direito Constitucional – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Mossoró, com o apoio da OAB Rio Grande do Norte e Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN), realizará no dia 08 de Outubro de 2018, o Encontro de Direito Constitucional, às 19h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Os professores Flávio Martins e Flávia Bahia serão os palestrantes.

Aznavour – Charles Aznavour, popstar da música francesa, morreu aos 94 anos na madrugada desta segunda-feira (1º), disse um porta-voz à agência France Press. Ele estava em sua casa no Alpilles, sul da França, depois de voltar de uma turnê no Japão. A causa da morte não foi divulgada. Uma perda considerável à música do planeta. Saiba mais clicando AQUI

SÓ PRA CONTRARIAR

Muita gente, ao término dessa campanha, precisará seriamente recorrer a uma terapia. Não é normal o que testemunhamos em redes sociais de pessoas tidas como cordiais.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Trabalho de tapa-buraco na BR-405 entre Mossoró e divisa com a Paraíba melhorou sobremodo o tráfego nessa pista. Mas atenção redobrada nunca é demais.

Obrigado à leitura do Nosso Blog Sátiro Dantas (Mossoró),  Sílvio Filho (Natal) e  Jeferson Morais (Fortaleza).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (24/09) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Cantava com a alma. Transmitia emoção.
    Dotado de uma voz lindíssima.
    Foi o maior cantor francês de todos os tempos e um dos maiores do mundo em todas as épocas.
    Vendo Aznavour cantar fica fácil perceber porque muitos cantores de voz bonita terminam os dias cantando em churrascaria, barzinho etc. A falta de emoção no canto determina o fracasso na carreira.
    Música é EMOÇÃO!
    ///
    A IMAGINAÇÃO NOS PROVOCA MUITO MAIS EMOÇÕES DO QUE A REALIDADE.
    Inácio Augusto de Almeida

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.