• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 12/11/2018 - 23:00h
COLUNA DO HERZOG

Olhar da governadora eleita precisa se voltar para o interior

Por Carlos Santos

Se tomarmos como mostra o que foi a campanha de Fátima Bezerra (PT), há motivos de sobra para que o interior do estado fique na expectativa de que esteja chegando ao poder uma governante não apenas para a Grande Natal, mas para o estado do RN como um todo.

Do ponto de vista eleitoral, o pleito foi resolvido pela pulverização de votos da candidata com maioria em 149 municípios no primeiro turno e 154 no segundo (veja todos os municípios AQUI). Natal impôs-lhe duas derrotas significativas em ambas etapas eleitorais.

Indústria cerâmica no Polo Industrial de Goianinha (Grande Natal) mostra distâncias entre os RN's (Foto: Rayane Mainara)

Parnamirim, também.

Em Mossoró, por exemplo, Fátima esteve poucas vezes no primeiro turno e apenas uma no segundo, mas mesmo assim venceu os dois.

O assunto pode parecer pueril, quando há uma massa de problemas em pauta à futura gestora, como a questão fiscal, o déficit previdenciário crescente, atrasos salariais, insegurança etc., mas tem uma razão de ser.

O RN em relação a vizinhos como Ceará, Pernambuco e Paraíba tem atraso de décadas numa política de interiorização do desenvolvimento. Isso amplia o êxodo para a área metropolitana e fragiliza mais ainda a economia da maioria dos 167 municípios do estado.

Boa parte vive com meio circulante exíguo, derivado de transferências constitucionais, bolsa família, ganhos de aposentados-pensionistas e economias pífias nos setores primário e terciário.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI) desde que foi criado em 1984, alterado em 1997 e objeto de alguns ajustes em 2015, fomentou largamente a industrialização da Grande Natal. Logística (sistema multimodal) precária e a falta de atrativos diferenciados não estimularam a industrialização de regiões como Costa Branca, Oeste, Sertão Central, Seridó, Vale do Açu e outras.

Enfim, faltou-nos até o momento vontade política e visão de futuro. Não por acaso, que são identificados dois RN’s num mesmo mapa: o da Grande Natal (próspero) e aquele além da Reta Tabajara (raquítico economicamente). Nesse, distribuir pequenos “favores” e espalhar programas sociais de subsistência são iniciativas tratadas como “realizações”.

Nas urnas, houve uma rebelião contra essa política atrasada. O aviso também cabe a quem venceu. É bom que a professora Fátima fique ciente disso.

PRIMEIRA PÁGINA

Ezequiel Ferreira cumpre papel importante para Governo Fátima Bezerra – O atual presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), tem feito trabalho importante de bastidores para aplainar terreno ao diálogo entre futura governadora Fátima Bezerra (PT) e outros poderes e órgãos de Estado. A questão mais delicada em pauta é a necessidade de devolução de sobras orçamentárias.

Adriano Gadelha poderá não ocupar cargo, oficialmente, em governo – Nome de muita proximidade e confiança da governadora eleita Fátima Bezerra (PT), o servidor público federal Adriano Gadelha é sempre citado como provável secretário-chefe do Gabinete Civil. Mas é possível que isso não aconteça. Ele é servidor de carreira da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e tende a ser um assessor particular sem cargo no elenco de secretários. O assunto ainda está em gestação, que se diga.

Gadelha: confiança (Foto: Web)

Ex-vereador tem decisão favorável em segundo grau – O ex-vereador em Mossoró Clayton Jadson Silva Rolim (Solidariedade), o “Soldado Jadson”, está exultante com recente vitória no âmbito do Tribunal de Justiça do RN (TJRN). A Terceira Câmara Cível do TJRN absolveu Jadson em processo movido em 2015 pelo major Correia Lima, então comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), com sede em Mossoró/RN. Na primeira instância ele tinha sido condenado, mas decisão foi reformada no TJRN.  Soldado Jadson, que hoje integra quadros da Polícia Civil, à época fez várias denúncias contra o comandante, em defesa de integrantes da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM).

Penduricalho de legislativo deverá causar estragos à próxima gestão – O atual presidente da Câmara Municipal do Assu, João Wallace (PR), admite que a adoção do “auxílio-alimentação” em sua gestão, para beneficiar os 15 componentes do plenário desse poder, o desgastaram profundamente e mexeram com o equilíbrio financeiro da Casa. Seu sucessor – a ser eleito no próximo dia 20 (veja AQUI) – vai herdar dificuldades. O próprio Wallace confessou há poucos dias em entrevista à Princesa FM 90, que foi aconselhado pelo prefeito Gustavo Soares (PR) e outros nomes governistas à não adoção desse penduricalho. Lamentou não tê-los ouvido.

Deputado Souza é nome pensado para ser líder do novo governo – Reeleito este ano para segundo mandato consecutivo à Assembleia Legislativa, o deputado Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, tende a ser o líder da bancada do governo Fátima Bezerra nesse poder. Sua experiência com um mandato de vereador, dois de vice e dois de prefeito em Areia Branca, além de uma legislatura na Casa é o principal argumento à escolha. Os dois deputados estaduais eleitos pelo petismo, vereadora de Mossoró (Isolda Dantas) e o ex-prefeito de Parelhas Francisco Medeiros, o “Francisco do PT”, vão ocupar outros papeis na configuração governista na AL.

Bernardo, Kleber e André: bancada (Fotos: Web)

Novatos formarão bancada à parte na Assembleia Legislativa – Os deputados estaduais eleitos e novatos médico Bernardo Amorim  (Avante), empresário Kléber Rodrigues (Avante) e Coronel-PM André Azevedo (PSL) vão formar uma bancada heterogênea na Assembleia Legislativa. Nessa terça-feira (13) eles fecham entendimento em Natal para essa composição, ensejando que tenham direito à presença no Colégio de Líderes desse poder. Os três vislumbram também participação em comissões técnicas e Mesa Diretora. O grupo poderá até receber reforço de mais deputados. “Vamos conversar ainda sobre como será nossa postura em relação ao governo que assumirá, que não pode ser de oposição por ser oposição, num momento crítico como esse do estado”, pondera Bernardo Amorim em conversa com o Blog.

Presidente do TJ não sinaliza com devolução de sobras ao governo – Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o próximo presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), desembargador João Batista Rebouças, deu a entender que não devolverá ao Executivo as chamadas sobras orçamentárias. Disse que o Judiciário recebe apenas 6% do orçamento, que o órgão precisa de uma nova sede e que pouco provavelmente o Executivo repassaria suas sobras para esse poder, caso a situação fosse inversa. Sobre a venda das licenças-prêmios pelos magistrados, o futuro presidente disse que não vê nenhum problema, pois se trata de uma situação prevista em lei. (Do Blog da Chris).

Governadora não cogita demissões, mas hipótese existe – Por discurso de campanha, por convicções ideológicas, a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) não cogita promover demissões no quadro de pessoal do estado. Mas há quem defenda um bota-fora de pelo menos 6 mil pessoas para começar a aliviar folha e torná-la pagável. Um total de 13 mil, na verdade, seria o ideal.

EM PAUTA

il’ Giardino Della Pizza – O repórter social Sérgio Chaves divulga o êxito instantâneo do restaurante il’ Giardino Della Pizza, localizado em Mossoró, ao lado do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. É parte do complexo gastronômico do casal Giullio Anzelotti-Érika Lopes que há quase 12 anos já ostentam uma das melhores cozinhas do estado, em endereço ao lado, com a marca La Goccia Blu.

Lançamento – Será nessa terça-feira (13 de novembro), às 18h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Natal, na Rua Barão de Serra Branca, Candelária, o lançamento do primeiro livro do advogado Cyrus Benavides – Postagens da Vida. O autor, que é mossoroense, depois ele fará noite de autógrafos em Mossoró, em data ainda a ser definida.

Grafith – A Banda Grafith vai comemorar seus 30 anos de estrada no próximo sábado (17), a partir das 22 horas, no Arena das Dunas em Natal. O grupo natalense criado em 1988 terá outras atrações no palco como convidadas desse evento (veja AQUI) mais detalhes.

Grafith: 30 anos

Programa de TV – Mais um programa estreia na grade de programação da TV Terra do Sal (173 sistema Cabo Brisanet, Canal 14 aberto em Mossoró e 2 em Pau dos Ferros). A partir desta semana, a jornalista Nathália Rebouças apresenta sempre às 18h15 de segunda à sexta-feira, o “TS News”, espécie de revista televisiva diária com material diversificado. A apresentadora mantém-se paralelamente como secretária adjunta de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró.

Rádio – A radiofonia em Pau dos Ferros terá novidades nos próximos dias. Conversas avançadas encaminham investimento para uma boa chacoalhada no setor. Sucesso.

Lúcio Ney – O professor, advogado e ex-vice-reitor da Universidade do Estado do RN Lúcio Ney vai lançar no próximo dia 22, às 19h30, no auditório do Fórum Municipal Silveira Martins, o seu livro “Tribunal do Júri”. O trabalho exuma a história e trata de vários aspectos desse órgão do poder judiciário que tem a competência para julgar os crimes dolosos, ou intencionais, contra a vida.

SÓ PRA CONTRARIAR

Apesar das diferenças ideológicas extremadas, numa coisa Jair Bolsonaro (PSL) e Fátima Bezerra (PT) combinam: na extrema inexperiência como gestores. Estrearão como tal.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Gostei e recomendo Meu Quintal Bistrô em Mossoró, Avenida Rio Branco, 1810, Centro – Ao lado do Teatro Municipal Dix -huit Rosado. Ótimos ambiente e cardápio.

Obrigado à leitura do Nosso Blog Ricardo Lopes (Mossoró),  Raimundo Colaça (Natal) e  Júlio Liberato (Recife).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (05/11) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Sergio diz:

    Quanto ao governo Fátima, o problema é que Natal não elegeu o candidato que queria, mas pode derrubar o governo da que não quis.

  2. João Paulo diz:

    TJ segue esse sendo um mundo a parte num estado com graves problemas fiscal e sociais. Reclamar de que recebe ‘apenas’ 6% do orçamento do Estado? Brincadeira. 6% de um orçamento de bilhões para atender um pingo de gente quando se compara a população de mais de 2 milhões de pessoas do RN, que o orçamento tem que dá de conta. “O prédio do TJ precisa de reforma”. E é? Que coisa. Alguém diz ao presidente deste Poder que muitos prédios e órgãos pertencentes ao Estado, bem como equipamentos de atendimento de serviços públicos, estão necessitando urgentemente de uma reforma. E o TJ pode usar suas sobras orçamentárias para reformar sua sede, ao invés de ficar posando como Poder detentor de milhões de reais em seus cofres. Enquanto tivermos uma população passiva, de baixa cultura e participação cívica, teremos que conviver com poderes como o TJ e tantos outros, que nada mais são do que uma casta privilegiada, numa federação de um país que se diz República.

    • Vitor diz:

      O judiciário brasileiro não faz bom uso do termo “corte”. Tratam-se e exigem tratamento de corte imperial, quando em verdade deveriam compor uma corte judicial. Julgam-se ungidos a um patamar de abundância intocável. Imperadores da República. E o mais assustador é a voracidade de outras instituições, como o Ministério Público que, invocando uma pretensa simetria que só eles enxergam, trazem para si todos os benefícios e regalias que chegam ao judiciário. São irmãos siameses obesos que a raquítica massa contribuinte tem que carregar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.