• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 13/03/2014 - 15:37h
"RN Insustentável"

Condenado à reclusão em minha própria casa

Volto a Mossoró depois da ausência de quase uma semana.

Cartão de boas vindas é um alerta manifestado por casal de vizinhos: “Tenha cuidado”.

E complementam: “Você tem muita coragem de andar por aí, despreocupadamente…”

Assinalam à minha porta, que três moradores do entorno foram assaltadas nos últimos dias em nossa rua, à mão armada. Os crimes aconteceram à luz do dia, num raio de 100 metros.

Ninguém foi preso; nenhum dos bens subtraídos foi recuperado.

Os hábitos antigos de sentar à calçada, perambular pelo bairro de bermuda, com meu físico de canário belga e canelas de talo de coentro, em prosas na quitanda, na mercearia e na padaria, devem ser evitados.

Enfim, está decretado que não posso ir e vir em paz.

Compulsoriamente, meu destino é a reclusão em meu endereço residencial.

Pelo menos isso.

Poderia ser pior.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Notas Pessoais

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Compulsoriamente, meu destino é a reclusão em meu endereço residencial.
    Pelo menos isso.”
    Mas não se fie muito não.
    Aqui na Teresa Leite, meu vizinho de frente teve a casa invadida em plena sete horas da manhã. O vizinho dos fundos da minha casa também sofreu com a invasão de bandidos que levaram tudo o que era de valor que havia na sua casa. O vizinho do fim da rua, esquina com a Praça Duodécimo Rosado, sofreu uma rapa, tendo os bandidos deixado a casa varrida.
    Pelo menos varreram a casa.
    E tudo poderia ser tão dioferente não fosse o vereador garupeiro ter se metido no projeto para diminuir a violência em Mossoró, fazendo modificações equivocadas e colocando tudo a perder.
    Mas preferiram aprovar o projeto do garupeiro e aí está o resultado.
    Atualmente estou apenas aguardando a prefeita que será eleita em maio assumir para apresentar o projeto de retirada dos flanelinhas das ruas de Mossoró sem causar nenhum impacto social.
    Os mossoroenses voltarão a ter as ruas de mossoró para estacionar seus carros sem nada pagar, ficando assim livres deste imposto indireto.
    Desafio o vereador garupeiro a apresentar um projeto para retirar os flanelinhas das ruas de Mossoró sem impacto social.
    Duvido que ele apresente algum projeto neste sentido.
    Por que duvido?
    Porque desta vez não apresentei o projeto por escrito a ninguém.
    Eu quero ver como ele pode copiar o que não está escrito.
    Mossoró hoje poderia ser uma cidade menos insegura se rondas diuturnas fossem feitas pela Guarda Municipal e pela PM. O dinheiro para compra de veículos, armas e equipamentos existia.
    Mas preferiram torrá-lo na construção de uma BIC que apenas imobiliza o policial.
    Vejam as estatísticas do Bairro Santo Antônio e observem se o número de assassinatos naquela área diminuiu depois da BIC.
    Mas ainda existe como reverter este quadro.
    Existe como diminuir a violência em Mossoró.
    É só uma questão de querer.
    Mas só falo agora para a nova prefeita.
    Isto se ela quiser me ouvir.
    ////
    FALTAM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO NA UBS CHICO PORTO
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM DISTRIBUÍDOS EM MOSSORÓ.
    A MERENDA ESCOLAR É DE BAIXÍSSIMA QUALIDADE.
    ESTA É A ADMINISTRAÇÃO FRANCISCO JOSÉ SILVEIRA JUNIOR.

  2. Togo Ferrário diz:

    Caro amigo/jornalista Carlos Santos. Você e os seus vizinhos, não são os únicos privilegiados em Mossoró, não. Os moradores da rua Machado de Assis, onde resido, no centro da cidade temos, vez por outra, a agradável visita de um assaltante que sempre faz suas aventuras atacando, principalmente, mulheres indefesas. Aconteceu em dezembro com minha filha, no carnaval com duas moradoras e, ontem, com uma filha e neta de uma outra vizinha. Tá bom ou quer mais? Ah! em janeiro de 2012, o ‘degas’ aqui foi premiado como sendo o primeiro da lista. A polícia sabe dessa situação mas, como a visita é sempre inesperada, ela nunca é convidada a compartilhar com a ação. O assaltante não é bobo para dividir o bolo com outrem. “Faça o seu que eu faço o meu”. Deve ser o pensamente e/ou ideologia dele. Como você mesmo finaliza a postagem, poderia ser pior.

  3. carlos diz:

    CARO CARLOS, ESSE NÃO É UM PRIVILÉGIO SEU ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO, OU SERIA NAVIO NEGREIRO ?

  4. Rosilene Rocha Soares Pinto diz:

    Boa Noite Carlos Santos,
    Infelizmente Mossoró está entregue aos marginais, nós que moramos no Abolição I, bairro considerado tranquilo, estamos também aprisionados.
    Apavorados com tantos assaltos, à toda hora, 7hs, 10hs, 15hs, 18hs, e quase todos os dias, não tem horário seguro para sairmos ou chegarmos em casa.
    Até na Pracinha da Caixa D’água com crianças brincando, jovens conversando, idosos caminhando, estão ocorrendo assaltos.
    É uma pena estarmos entregues à própria sorte, por que segurança pública não existe, a única coisa que nos resta a fazer é rezar, para que no próximo assalto ocorra apenas prejuízos materiais e mais nada.
    Como você costuma dizer: Eita RIO GRANDE SEM SORTE!
    Abraços,
    Rosilene

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cara Rosilene Rocha Soares Pinto
      Imagine e houvesse uma ronda motorizada em Mossoró, com Guarda Municipal ou PM passando a cada intervalo de 15/20 minutos nestes locais preferidos pelos assaltantes.
      Isto estava previsto no PLANO PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ e foi considerado viável por todos que tomaram conhecimento do plano, desde que se armasse a Guarda Municipal e se adquirisse algumas motos e carros.
      Mas preferioram torrar o dinheiro de comprar as armas, motos e carros na construção de uma BIC que só serve para imobilizar o policial.
      O bandido em Mossoró sabe que a Polícia só aparece quando é chamada.
      E com a vantagem da surpresa, sabendo os horários de troca de turnos, tudo se torna fácil para os amigos do alheio.
      Agradeça ao vereador garupeiro que apresentou um projeto que distorceu completamente o PLANO PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ, plano que eu criei.
      Alguém já cuidou de verificar se o custo de construção da BIC foi compatível com o de mercado?
      Com o dinheiro da muganga VIVA a RIO BRANCO dava para pagar gratificação aos policiais e guardas municipais que prendessem bandidos. Mas não cancelaram a muganga VIVA a RIO BRANCO e ainda por cima passaram a pagar um bônus aos policias, independente da apresentação de algum resultado.
      A gratificação só seria paga quando acontecesse apreensão de arma, veículo roubado, droga ou bandido preso em flagrante.
      Com as rondas diuturnas os bandidos endoidariam, já que não saberiam quando passaria um policial ou guarda municipal louco para ganhar uma gratificação.
      Agradeçam Mossoró hoje estar mergulhada numa violência muito maior ao vereador garupeiro.
      Notaram que ele nem fala mais que apresentou um projeto, COPIADO DO MEU E TOTALMENTE DISTORCIDO, de segurança para Mossoró?
      Em 2016 é o momento de Mossoró agradecer mais ainda a este vereador garupeiro.
      Mas ainda está em tempo de fazer modificações na segurança de Mossoró e diminuir um pouco está violência que apavora a todos nós.
      É só uma questão de querer.
      A mim Mossoró já agradeceu através de uma dentista da UBS CHICO PORTO que se negou a agendar uma extração dentária.
      Mossoró é uma cidade que estende tapete vermelho para indiciado em vários artigos do Processo Penal em inquérito na Polícia Federal e nega assistência de saúde aos cidadãos que não respsondem a nenhum processo.
      ////
      FALTAM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO NA UBS CHICO PORTO
      UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM DISTRIBUÍDOS EM MOSSORÓ.
      A MERENDA ESCOLAR É DE BAIXÍSSIMA QUALIDADE.
      ESTA É A ADMINISTRAÇÃO FRANCISCO JOSÉ SILVEIRA JUNIOR.

  5. Ana katarina diz:

    Sim… Poderia sim… Porque vc tem sorte. H,j na prática clínica, o que mais encontramos são os distúrbios de ansiedade infantil causado por essa insegurança. Antigamente orientava os pais e utilizava a palavra chave, “ela vive um fantasma…vamos trabalhar e teremos um bom resultado ” Hoje digo “… Isso é reflexo da realidade… Vamos tentar com que ela não entre na medicação, vamos trabalhar a resiliência dela”. Já atendo crianças que perderam seus pais dentro de suas casas, bem como viram seus pais matando bandido na sua frente. Vcs têm noção o que é isso???? DESASTRE SOCIAL!!! Que sua reclusão seja sempre em paz, pois pras algumas crianças não serão nunca mais!!!!

  6. João Paulo diz:

    Estudo a noite na UERN. Cada dia quando desço do ônibus e venho praticamente correndo mesmo pra casa, é uma verdadeira batalha pra ver se chego em minha residência ser ser assaltado e com vida. Triste isso que relato, mas é minha realidade cotidiana. Mudar de turno não mudo porque o curso que quero só é ofertado a noite. Fazer o que. Nessa nossa vivência social de hoje em dia, quem chega em sua residência a noite, sofre sérios riscos de vida, aliás, seja em qualquer turno do dia. Lamentável. Hoje, sexta-feira, enfrentarei mais uma batalha pra chegar bem em casa, vamos ver se consigo vencer mais uma vez. Espero e quero que sim. Entretanto, não depende só de mim.

  7. Nilson Gurgel Fernandes diz:

    CARO CARLOS;
    TEMPOS ATRÁS, NA ENTRADA DA MINHA CASA, ALI NA RIO BRANCO, ENTRE O PARQUE PORCÍNIO E O CONDOMÍNIO ESPLANADA DO RIO BRANCO, UM AMIGO NOSSO, CHEGOU LÁ POR VOLTA DAS 04:30 DA MANHÃ E QUANDO DESCEU DO CARRO PARA ABRIR A CANCELA, UM CABRA ESCONDIDO POR TRÁS DA CERCA LHE RENDEU E ENCOSTOU ON REVOLVER NA CABEÇA E FOI BERRANDO: EI! VAGABUNDO! QUERO SEU REDONDINHO! AI NOSSO AMIGO, COM CARA DE AMÉLIA FOI DESCENDO AS CALÇAS, AI O BANDIDO INDIGNADO BRADOU: VAGABUNDO, O REDONDINHO QUE QUERO NÃO É ESSE NÃO, QUERO É O DE OURO QUE ESTÁ NO SEU BRAÇO. NOSSO AMIGO RESPIROU FUNDO E CONCLUIU, AINDA BEM.
    NILSON

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Amigo, bom dia. QUando escrever o faça com letras minúsculas, para facilitar eventual edição de comentário etc. Agradeço. É pedido que faço a todos os demais comentaristas diários ou ocasionais, como também em relação a endereços eletrônicos e nomes.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.