• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 21/04/2020 - 08:40h
Magistratura

Confinamento tem acelerado decisões judiciais no RN

Tenho conversado com vários advogados no estado, aqui de Natal, Mossoró e outros municípios do RN. De todos um relato comum sobre a atividade judicante no período: muita produção.

O confinamento tem gerado resultados práticos no andamento processual em despachos e outras decisões atinentes à magistratura.

Abaixo, alguns depoimentos que coletamos de conversas pessoais, mas autorizadas à reprodução de trechos que nos interessam:

– Amigo, sou advogado há 10 anos e nunca vi tanta efetividade nos processos em andamento na justiça. Falando de uma maneira geral, sempre houve varas onde os processos tramitavam regularmente, obedecendo os prazos processuais. Outras, os processos tramitam a passos de tartaruga, demoram uma eternidade para um único despacho.

– Em virtude da pandemia do coronavírus, para minha surpresa e de vários colegas de escritório, o trabalho do judiciário melhorou e muito. Já houve uma vara que no mesmo processo fiz uma petição e foi respondida no mesmo dia. Em outra, houve mais de um despacho por dia no mesmo processo.

– Processos que estavam parados há meses estão sendo movimentados, certo é que com a suspensão dos atendimentos ao público e os servidores dedicados aos processos, o volume de trabalho tende a aumentar. Embora os prazos estejam suspensos, a movimentação ajuda na resolução das pendências processuais para solucionar a ação.

– Melhorou demais. Mas repito: há varas em que os processos continuam se arrastando.

Tribunal

A notícia tem respaldo estatístico também na corte superior estadual, o nosso segundo grau. Entre os dias 16 de março a 12 de abril, a Justiça Estadual do Rio Grande do Norte produziu 19.603 sentenças. Essa performance coloca o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) potiguar como o terceiro mais produtivo neste período na comparação com o desempenho de outros 11 tribunais estaduais considerados de pequeno porte pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TJRN figura atrás apenas dos Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul (31.192 sentenças) e de Rondônia (20.890 sentenças). Os dados foram compilados pela Secretaria de Gestão Estratégica do TJRN, com base no painel de Produtividade Semanal – COVID 19 do CNJ.

Nota do Blog – Ótimo, senhores e senhoras. Melhor terapia não há ao confinamento. Ao trabalho.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Lair Solano vale - médico diz:

    Só não tem judiciário e principalmente a ação da Governadora para pagar mais de 1.500000 mil reais que Robinson se apropriou indevidamente do dinheiro pago pelos funcionário ativos da Uern ,planobde saúde , em Maio de 2018 e até hoje nossa Unimed não recebeu um tostão . Precisamos pagar médicos e hospitais . Governadora Fátima o dinheiro está bloqueado .

  2. MANOEL diz:

    Esse colega tem muita sorte, pois vejo que os processos estão sendo movimentados no mesmo ritmo da sociedade, ou seja, pontuando prioridade como é o caso de expedição de alvará. Ademais os prazos estao suspensos, logo a maioria das movimentações seriam inócuas pois abriria os prazos estão parados/suspensos. Mas…

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Nos tempos sombrios, um bom resultado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.