• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/03/2019 - 23:20h
Nove estados

“Consórcio Nordeste” tentará melhorar gestão e reduzir custos

Os governadores do Nordeste estiveram reunidos nesta quinta-feira (14) em São Luís (MA), no Palácio dos Leões – sede do governo estadual -, para anúncio de pauta comum de luta e à criação do Consórcio Nordeste.

Fátima destacou otimização e redução de custos como desdobramentos do acordo (Foto: divulgação)

Segundo explicou a governadora Fátima Bezerra (PT), participante da reunião, “é uma iniciativa capaz de articular políticas de atuação conjunta entre os nove estados, otimizando as gestões em prol do desenvolvimento de toda a região”.

Foi assinado protocolo para essa parceria institucional entre os estados, que podem melhorar gestão e economizar recursos.

Foco

Economia de compras coletivas de insumos, equipamentos, materiais escolares e prestação de serviços; cooperação de recursos já existentes, como a cessão de servidores e de veículos, é uma das propostas desse entendimento; alinhamento de propostas e legislações para atração de novos investidores concomitantemente; atividades exploradas em conjunto, como artesanato, produtos alimentícios regionais, fruticultura e extrativismo para gerar ganhos em escala, além de intercâmbios de estudantes e acadêmicos para troca de conhecimentos e busca por inovações e soluções, fazem parte do arcabouço dessa ideia.

Nota do Blog – O conceito de consórcio público não é novo. Faz parte do ordenamento legal brasileiro. A figura jurídica ganhou certa expansão em parcerias intermunicipais específicas, sobretudo na área da Saúde. O diferencial agora, é sua maior abrangência e o fato de ser composta por nove estados federados de uma mesma região, que vão constituir uma figura de direito público da administração indireta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.