• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/01/2015 - 08:52h
Situação delicada

Crise entre taxistas e prefeito de Mossoró tem forte tensão

Conflito chegou a momentos delicados nesse último domingo e pode ter ainda graves desdobramentos

O final e início de semana em Tibau não foram apenas de saudações ao “deus-sol”. O veraneio tem uma pitada de tensão e confronto, numa guerra sem limites entre a cidade-praia e o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).

O embate escorreu para as redes sociais, com o próprio prefeito indo à infantaria dos acontecimentos, ao lado de um batalhão de militantes cibernéticos. Mal-estar evitável mas que teve elevação em atos e palavras.

Comboio de táxis 'perseguiu' prefeito e circundou condomínio (ao fundo) onde ele tem casa (Foto: Redes Sociais)

Apostou-se no enfrentamento. O pior caminho entre os extremos.

O “xis” da questão é a atuação de taxistas de Tibau e de Mossoró, no período de veraneio. O prefeito, em postagens nas redes sociais, garante que defende a categoria dos taxistas mossoroense e avisou que vai pro ataque.

Entretanto ele passou constrangimento nesse sábado (24), quando participava da III Maratona de Revezamento Mossoró-Tibau. À sua chegada à cidade-praia, como um dos atletas, a recepção foi a presença de dezenas de taxistas em comboio, fustigando-o na cobrança de respeito.

Francisco José Júnior precisou se esquivar. Esgueirou-se e escapou do choque direto, com uso de um carro, saindo do foco de atrito, espécie de Faixa de Gaza.

“Perseguição”

Agentes de Trânsito de Mossoró 'ocuparam' Tibau (Foto: Web)

Mesmo assim, os taxistas passaram a ‘persegui-lo’ por entre ruas, ruelas, praias. Fizeram carreata até sua casa na Praia das Manoelas, circundaram a casa dos seus pais. Com carros pichados com inscrições diversas, uso de faixas e outros meios de protesto, mantiveram a pressão, mas sem encontrá-lo.

“Não somos bandidos, somos trabalhadores”, bradava uma gravação em som automotivo.

Taxistas em Tibau não aceitam que taxistas mossoroenses circulem no período, atraindo passageiros. Eles mesmo resolveram montar vigilância.

Em Mossoró, a Gerência de Trânsito (GETRAN) com seus agentes “azulzinhos” tem realizado rigorosa fiscalização. Multa taxistas de Tibau e outras cidades.

A propósito, grande número de agentes de trânsito de Mossoró e seus veículos motorizados acorreram para Tibau em meio a esse tumulto. A justificativa para atuarem fora da sua jurisdição, circunscrita à área urbana de Mossoró, fora justamente a de balizarem a corrida esportiva da qual o prefeito participara.

Mas a presença ostensiva dessa guarnição terminou elevando o mal-estar. Passou a imagem de uma reação intimidadora do prefeito mossoroense, que há poucos dias foi eleito e empossado como presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN).

Faixa "recepcionando" prefeito foi arrancada à madrugada (Foto: Web)

O clima de beligerância estava “escrito”. Há vários dias que faixa colocada à entrada da cidade do Tibau hostilizava o prefeito mossoroense. Terminou sumindo por ação de um “comando” não identificado, que à madrugada do domingo arrancou-a.

Outras foram colocadas no mesmo tom.

“Invasão” de Mossoró

Com o diálogo obstruído entre as partes conflitantes, é difícil se adivinhar o que possa ocorrer adiante. Porém é muito provável que algo mais grave faça parte desse enredo. A intolerância generaliza-se.

Mossoró tem quase 400 taxistas. Os números relativos à cidade do Tibau são desencontrados, mas estima-se que passem de 100.

Táxis e vans, carros alternativos em geral, fazem parte da economia de Mossoró. O comércio e a área de serviço da cidade sabem bem disso, pelas características sociológicas e mercantis que a cidade tem desde a segunda metade do século XIX.

Diariamente, Mossoró é “invadida” por mais de 4 mil veículos das regiões Salineira, Médio e Alto Oeste, Vale do Jaguaribe (Ceará) e Vale do Açu.

Eles “despejam” público consumidor que a própria Prefeitura de Mossoró e as entidades empresariais do setor produtivo não sabem estimar.

Podem ser de 15 a 25 mil pessoas/dia em média, todos os meses. Uma multidão que não recebe o minimo de tratamento diferenciado do poder público e do segmento empresarial. Vira-se.

Em redes sociais, prefeito diz seus termos (Foto: Web)

A enorme maioria dessa população flutuante aporta em Mossoró, cidade polo de uma região da ordem de mais de 1 milhão de habitantes, justamente em táxis, vans e outros carros alternativos.

Comércio apreensivo

Quem está de olho nessa arenga, com apreensão, é o setor comercial/serviços. Sabe que esse é o tipo de batalha tem um perdedor certo, com redução no meio circulante e indiretamente o próprio erário municipal.

Por isso, que ontem mesmo, dirigentes empresariais começaram a se mexer. Há dias procuram oportunidade de conversar com o prefeito e representantes da outra banda conflitante. Sem êxito.

“Vamos nos reunir, vamos agir. Mossoró e nós não podemos ficar de braços cruzados”, falou um representante do comércio mossoroense, que pediu para ter seu nome preservado.

Outro aspecto em pauta, é a atmosfera de antipatia que pode ser alimentada com outros municípios. Essa erosão pode estar apenas começando.

“Esse radicalismo não ajuda. É preciso que os dois lados tenham compreensão que estamos todos sobre o mesmo chão. Vamos nos entender, se Deus quiser”, comenta o prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos (PSD), o “Naldinho”.

Há poucos dias, ele votou e compôs chapa eleita à Femurn, encabeçada pelo prefeito mossoroense. Os dois são aliados e do mesmo partido do governador Robinson Faria (PSD).

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Paulo Pinto diz:

    “Quem está de olho nessa guerra, com apreensão, é o setor comercial/serviços. Sabe que esse é o tipo de batalha tem um perdedor certo, com redução no meio circulante e indiretamente o próprio erário municipal”.
    É exigir além da conta do prefeito Silveira Jr. que processe duas informações ao mesmo tempo – a ação e as suas perdas e danos.
    Tem que ser coisa de cada vez.
    Ou uma escrita e outra desenhada.

  2. Costa Júnior diz:

    Vejo que cada um ver o fato da forma que o convém. Conciliar interesses distintos não é coisa fácil e, mais quando tem “dedos e mãos” politicas no meio, percebo que fatos de cunho administrativo é transformado em batalha politica em vários blogues, inclusive neste. O Gestor municipal ágil de forma a preservar os interesses da classe de taxista da cidade de Mossoró. Outrora os blogueiros estavam metendo a chibata no Prefeito porque ele estava perseguindo os taxitas de Mossoró no tocante as lotações. Deixe o cara Trabalhar meu povo.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro Júnior, bom dia. Leia a matéria por favor. Pelo visto, você não leu. Os dois lados do conflito tem direito à manifestação. Vários ângulos são colocados. Mas você não consegue enxergar isso. Talvez porque seus próprios argumentos justifiquem sua posição. Mas você tem direito. Isso é um privilégio para você e milhares de pessoas que diariamente acessam esta página. Obrigado pela leitura diária e fiel.

      • Costa Júnior diz:

        Prezado, não vou entrar no mérito desta questão, até porque não irá acrescentar. No tocante a ser privilegiado, descordo de você, o privilégio é seu em ter pessoas lendo seu blogue.

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Não sou privilegiado, sou “privilegiadíssimo”. Sem você e tantos outros, essa página não teria importância alguma. Há muito que ela deixou de ser minha, para ser “Nosso Blog”, como bem cunhou dona Naide Rosado, lá do Rio de Janeiro, que diariamente está em nossa companhia, nessa confraria virtual, espécie de ágora cibernética. Abração novamente e muito obrigado.

  3. Costa Júnior diz:

    Vamos criticar com sugestões construtivas. Oposição é salutar quando EDIFICA.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Sim, Jornalista Carlos Santos, estamos em “Nosso Blog!, em nossa ágora ou praça, para expormos nossas opiniões, com respeito aos demais colegas e ao próprio assunto.
    Precisamos reivindicar o que nos parece justo, mas sempre de forma pacífica, com inteligência, que é a melhor forma de vencer. Estamos num período de grande acesso a Tibau. Lotadas favorecem a Mossoró e a Tibau. A Mossoró, pois os taxistas terão mais oferta de trabalho e a Tibau , pois cada passageiro vai consumir na cidade, ou não? E mais, os taxistas de Tibau também trazem um número de pessoas, durante outras épocas do ano, a Mossoró, para compras, ou não? O problema do transporte envolve inúmeros outros, repercute. Então, vamos sentar para resolver. Digo sentar não só no sentido de se acomodar numa cadeira. É resolver! Nada de prestigiar uma cidade ou outra. O equilíbrio e a justiça existem. É hora de cabeças funcionarem com ajuda de outros segmentos envolvidos.

  5. Neto Vale diz:

    Prezado
    Carlos Santos,

    Na minha opinião, deve prevalecer o bom senso, esse tipo de problema já observei quando viajo à Natal, alguns Táxi lotação que faz o percurso Mossoró/Natal/Mossoró, relatam que existe um mal estar entre o pessoal de Mossoró e Natal, a questão é a mesma. Como a questão de fundo é a falência do transporte coletivo, não resta outra alternativa, é sentar a mesa e exaustivamente encontrarem um meio termo, mediados pelos gestores(Mossoró/Tibau) e representação das categorias. Nas condições atuais é importante esse fluxo Tibau > Mossoró >Tibau. Aliás, esse fluxo Cidade X, com destino a Mossoró é muito importante para a economia da nossa cidade, como o blog destaca. São milhares de pessoas que diariamente se dirige à Mossoró. na minha opinião p o mais sensato seria estabelecer algumas condições tanto para os Táxis lotação que chega à Mossoró quanto os Táxis lotação de Mossoró com destino a Tibau, considerando q o veraneio é uma situação atípica. Naturalmente, ambos os Táxis lotação têm que entender que eles não podem usufruírem das mesma regras de conduta q rege o taxista local(seja de Mossoró ou Tibau). Não sou conhecedor da temática, mas pela experiencia de usar os serviços dos táxis lotação Mossoró > Natal > Mossoró, acho que cabe ao poder público(Tibau e Mossoró) fiscalizar os termos do acordo, entre as lideranças dos táxis lotação. Acho perfeitamente possível preservar os interesses de ambos os Táxis lotação, que não devem ser confundidos com os interesses dos taxistas tanto de Tibau quanto de Mossoró. Alem do mais, tem que respeitar o direito de escolha do passageiro, se fui no Táxi lotação p Natal, a opção de escolher voltar no Táxis Lotação de Mossoró é minha. Acho que é por ai. Sentar, conversar, dialogar ainda é a melhor opção para resolver essa questão. nada de arrogância, que prevaleça o bom senso.

  6. sophia diz:

    Se não o fizesse seria FRACO. Proteger os interesses dos taxistas da cidade que ele é o prefeito, é dever. Deve ter muito político fomentando esse tipo de besteira contra uma ação correta e devida da municipalidade.

  7. Augusto Carlos (TAXISTA DE MOSSORO) diz:

    Concordo plnamente com as Palavras do Senhor Neto vale.

Trackbacks

  1. […] aberto entre taxistas do Tibau e o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) – veja AQUI ou em matéria abaixo). Para ele, falta bom senso. Francisco José e Souza: nomes em ascensão, que […]

  2. […] o assunto em redes sociais, que este Blog reproduziu em matéria sobre o caso, postada hoje (veja AQUI). Categoria(s): Administração […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.