• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 28/04/2014 - 09:10h
Eleições suplementares

Debate tem discussão superficial, mas é válido por iniciativa

Cinco candidatos participam ativamente de programa promovido com bastante sucesso pela TCM-10

O debate realizado à noite desse domingo (27), pela TV Cabo Mossoró (TCM), canal 10, cumpriu com louvor sua missão: foi um fórum de discussão entre os cinco candidatos que concorrem à Prefeitura de Mossoró. O pleito suplementar está marcado para o dia 4 de maio.

Tuca Viegas (à esquerda) e os cinco debatedores: obediência às regras (Foto: Cézar Alves)

A intriga pessoal e as futricas foram freadas em quase sua totalidade por regras rígidas e sua obediência, na condução do âncora Tuca Viegas, jornalista convidado à tarefa. Atuou com sobriedade e segurança.

Ao longo de quase três horas, Raimundo Nonato Sobrinho, o “Cinquentinha” (Psol); Josué Moreira (PSDC); Larissa Rosado (PSB), Francisco José Júnior (PSD) e Gutemberg Dias (PCdoB) discutiram temas de interesse público, com foco em desenvolvimento econômico, saúde, educação, transparência administrativa, infância e adolescência, habitação, segurança e outros temas.

Entretanto tudo foi tratado com muita superficialidade. A maioria dos entrevistadores esteve longe de ser mais contundente nas perguntas e alguns até confundiram debatedores e ouvintes/telespectadores, por falta de clareza nas abordagens.  Geraram “nariz de cera” (jargão jornalístico para se dizer que alguém escreveu com muitos rodeios, sem chegar ao ponto em questão).

Na fase final, com perguntas entre os candidatos, é que houve maior elevação na qualidade do conteúdo das discussões.

Representantes de segmentos da sociedade foram escalados pela emissora, como entrevistadores especiais. Entre eles, o economista e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Elviro Rebouças, professor e escritor Wilson Moura, promotor público Fábio de Weimar Thé e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró (OAB, Aldo Fernandes, padre Carlinhos – representando a Igreja Católica.

Altercação

Em apenas um momento do debate houve ligeira altercação entre dois dos debatedores: Francisco José Júnior (PSD) e Larissa Rosado se desentenderam, quando ela o tratou por “candidato Silveirinha”. Mesmo assim, não elevaram tom de voz.

O prefeito provisório e candidato avisou que responderia a “ilustre deputada”, (…) “uma boa deputada”, mas queria ser tratado “com respeito”, pelo próprio nome, considerando a abordagem uma forma jocosa e diminutiva de interlocução com ele no debate.

Mesmo assim, na tréplica, Larissa insistiu em se dirigir a ele por Silveirinha, soltando leve sorriso. Repetiu pelo menos mais umas três vezes a citação, na mesma intervenção.

Manifestantes

A partir daí, instado a redarguir a candidata, “Silveira” (como o candidato costuma ser tratado) optou pelo contra-ataque. Pediu para que Larissa apresentasse transparência em sua passagem como gestora da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), “única experiência” como gestora.

Ao final do programa, na parte de “considerações finais”, Larissa teve direito ainda a um anexo de tempo, por questão de ordem, em “direito de resposta”. Foi um minuto a mais no seu tempo.

Representantes da sociedade ficaram no próprio estúdio; atrás, noutra sala com vidraça, convidados e assessorias (Foto: Cézar Alves)

Garantiu que apesar de tentarem “fechar” a CSDR, a entidade está “aí linda e maravilhosa, com salários em dia”, considerando que “tem candidato que não pode falar em honestidade”. E assegurou  que, “eu sim, tenho as mãos limpas”.

Ao final do debate, no entorno da TV Cabo Mossoró, ainda ocorreram situações estressantes. Manifestantes dos candidatos Francisco José Júnior (PSD) e Larissa Rosado (PSB), separados por barreiros policiais em mais de 200 metros, na mesma avenida em que se situa a empresa, soltavam palavras de ordem e provocações aos adversários.

A polícia interveio, cobrando ordem e respeito, além de evitar qualquer invasão do espaço destinado à circulação externa dos participantes do debate.

Houve a dispersão dos manifestantes sem maiores atropelos, com acompanhamento da polícia e presença de representantes da Justiça Eleitoral, evitando realização de passeata-carreata, com foi engendrado, até com uso – reprimido – de fogos de artifício.

Veja a seguir outras matérias sobre esse assunto.

* O debate foi ainda retransmitido pela TV Metropolitano (Parnamirim) e FM 95 de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “partir daí, instado a redarguir a candidata, “Silveira” (como o candidato costuma ser tratado) optou pelo contra-ataque. Pediu para que Larissa apresentasse transparência em sua passagem como gestora da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), “única experiência” como gestora.”.
    O que não diz o que comprou com quase 100 mil reais quando presidente da CMM cobrando transparência dos outros…
    É PRECISO O BOI VOAR EM MOSSORÓ?
    /////
    E-MAIL QUE ACABO DE RECEBER E QUE DIZ BEM COMO ANDA A SAÚDE EM MOSSORÓ:
    “Demanda recebida por email‏
    Ouvidoria SUS – PMM
    Adicionar aos contatos
    15:52
    Resposta recebida da Sra Kelly Regina, diretora do setor RH da Secretaria Municipal da Saúde através de e-mail na integra: ”
    Kelly Regina
    Prezados,
    Em virtude da transição da equipe responsável pelo Departamento de Gestão do Trabalho, somente agora podemos estar respondendo as demandas da Ouvidoria. Nos desculpamos e reiteramos nosso empenho em atender com breve retorno as próximas demandas que surgirem.
    Após averiguação dos fatos pelos profissionais da Equipe de Gestão do Trabalho, segue retorno:
    De acordo com as informações fornecidas pela enfermeira Patrícia Helena Moraes Cruz Martins, funcionária da Unidade de Saúde Básica Chico Porto, constatou-se que ainda há falta de medicamentos para diabetes e controle de pressão artéria, nesta data, dia 16.04.14; no entanto, o processo de aquisição dos medicamentos encontra-se em trâmite, ou seja em andamento, e em breve tal situação será regularizada.
    No que concerne à carga horária das dentistas, foi informado que uma delas está de licença maternidade e a outra, Dra. Cibelli, está participando de um ciclo de palestras do Programa de Saúde na Escola (PSE), realizado três vezes por semana. No entanto, essa etapa do programa já está se encerrando, consequentemente, haverá normalização dos atendimentos.
    Quanto à extração ou qualquer procedimento dentário, é necessária a averiguação da área de abrangência da UBS como também se tal procedimento é aconselhável ou não para saúde bucal do usuário.
    Atenciosamente,
    Gestão do Trabalho”
    /////
    VAMOS POR ETAPAS:
    A) “De acordo com as informações fornecidas pela enfermeira Patrícia Helena Moraes Cruz Martins, funcionária da Unidade de Saúde Básica Chico Porto, constatou-se que ainda há falta de medicamentos para diabetes e controle de pressão artéria, nesta data, dia 16.04.14; no entanto, o processo de aquisição dos medicamentos encontra-se em trâmite, ou seja em andamento, e em breve tal situação será regularizada.”
    Informação correta desta dedicada funcionária da UBS CHICO PORTO.
    “constatou-se que ainda há falta de medicamentos para diabetes e controle de pressão artéria, nesta data, dia 16.04.14;”
    ESTA INFORMAÇÃO CONFIRMA A VERACIDADE DA MINHA DENÚNCIA.
    Vamos ao ABSURDO que se segue:
    “o processo de aquisição dos medicamentos encontra-se em trâmite, ou seja em andamento, e em breve tal situação será regularizada.”
    Afirma que o processo de aquisição encontra em andamento e em BREVE tal situação será regularizada.
    Será que estão informando que faltou material de limpeza e que em breve a situação será regularizada?
    Será que desconhecem que sem estes medicamentos os velhinhos MORREM!
    OS VELHINHOS MORREM!
    E conclui dizendo que em BREVE a situação será regularizada.
    Em BREVE pode ser amanhã, daqui a um ano ou um século.
    Não existe na SECRETARIA DE SAÚDE DE MOSSORÓ um planejamento no que diz respeito a medicamentos.
    E se eu não tivesse levantado o problema?
    Continuando:
    B) “No que concerne à carga horária das dentistas, foi informado que uma delas está de licença maternidade e a outra, Dra. Cibelli, está participando de um ciclo de palestras do Programa de Saúde na Escola (PSE), realizado três vezes por semana. No entanto, essa etapa do programa já está se encerrando, consequentemente, haverá normalização dos atendimentos.”
    COM UMA DENTISTA DE LICENÇA MATERNIDADE LIBERAM A OUTRA PARA PARTICIPAR DE CICLO DE PALESTRAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.
    Os pacientes?
    Os pacientes que se lixem e paguem mais 20% de IPTU este ano.
    Que grande administração é esta, que estando uma dentista de licença, libera a única que ficou para PARTICIPAR DE CICLO DE PALESTRAS do programa saúde na escola.
    Isto contado em que lugar do mundo alguém pode acreditar?
    Se bem que já chegaram a fechar a UBS CHICO PORTO COM UM CADEADO NA PORTA EM PLENO DIA ÚTIL PARA REALIZAR UMA REUNIÃO ADMINISTRATIVA.
    Para finalizar, a pérola das pérolas:
    Tentando justificar a dentista que não soube identificar um dente infeccionado ter se recusado a fazer minha extração dentária, escreveram:
    “Quanto à extração ou qualquer procedimento dentário, é necessária a averiguação da área de abrangência da UBS como também se tal procedimento é aconselhável ou não para saúde bucal do usuário.
    Atenciosamente”
    Será que o paciente que realizar a extração dentária porque GOSTA?
    Alguém já ouviu falar que em algum lugar do mundo uma pessoa resolveu extrair um dente porque gostasse de extrair dente?
    Tipo vou brincar de extrair dente…
    Desculpas esfarrapadas que atentam contra a inteligência de qualquer cidadão.
    ESTE E-MAIL DIZ BEM O QUE É A SAÚDE NESTA CALAMITOSA ADMINISTRAÇÃO DESTE PREFEITO PROVISÓRIO.
    ////
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UM CARRINHO DE VENDER PIPOCAS A UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    VOCÊ TERÁ CORAGEM DE VOTAR PARA PREFEITO DE MOSSORÓ EM UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?

  2. João Paulo diz:

    Que coisa ridícula essas pobres criaturas soltando palavras de “ordem” (que nem de ordem são, de tão patéticas) e provocações aos adversários. Isso nos mostra o quanto a militância de Larissa Rosado (PSB) e Francisco José Junior (PSD) são de um baixo nível sem tamanho. Porém, a militância de ambos é um retrato digno e fiel do quanto nossa sociedade ainda padece de um provincianismo gritante.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.