• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 03/05/2012 - 21:44h
Rede Globo

Demissão de Domício tem bastidores muito delicados

A demissão do secretário da Saúde do Estado, médico Domício Arruda, formalizada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE), ainda não está bem contada. Faltam emendas para formatação de uma peça única de entendimento do caso.

O que mais surpreendeu a opinião pública, é que o bota-fora aconteceu durante o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, à noite de ontem (terça-feira, 2). Nem a mídia convencional ou na Web no Rio Grande do Norte sabia do fato. Foi em primeira mão. Só bem depois, ainda àquela noite, o governo emitiu nota sobre a questão.

Uma versão corrente é de que houve intervenção ou ‘fogo-amigo’  do próprio governismo, entregando a cabeça de Domício na ‘bandeja’, para o Jornal Nacional trombetear  sua saída, como feito de sua reportagem no dia anterior, que mostrou caos nos hospitais públicos em Natal.

Seria uma forma da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) dar demonstração de seriedade, atendendo à pressão da Rede Globo. Valorizaria a influente emissora para tentar capitalizar em imagem pessoal adiante.

A frase que fora relatada na nota-retorno da reportagem (1º de Maio, Dia do Trabalhador), indicando que o secretário não daria entrevista “Porque é feriado”, acabou precipitando sua queda no dia seguinte.

Na verdade, a iniciativa de sair do governo foi tomada pelo próprio Domício. Ele esteve na Governadoria no final da tarde do dia 2 (ontem), comunicando à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sua decisão. Até então, o governo estava atordoado, sem coragem para expurgá-lo.

Declaração infeliz

O médico admitiu que exacerbara no tom irônico para evitar depoimento à Globo. Teria expressado essa reflexão à governadora e ainda àquele dia já fizera o mea culpa numa entrevista à InterTV Cabugi (afiliada da Globo no RN).

No Jornal Nacional de ontem, os apresentadores noticiaram que Domício fora “demitido”. Omitiram o detalhe do pedido de demissão. O olho da rua é o mesmo, mas essa nuance é bastante diferente.

A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado chegou a telefonar diretamente para a redação do noticioso, pedindo “retificação” da informação, num intervalo do programa. Um interlocutor do jornalismo da emissora redarguiu que não havia o que ser modificado.

“O governo reconhece como infeliz a declaração do secretário. O próprio reconheceu isto em entrevista concedida hoje a Intertv Cabugi, afiliada da Globo no RN”, informou o secretário da Comunicação, jornalista Alexande Mulatinho. E acrescentou: “A governadora aceitou o pedido de exoneração do secretário Domício Arruda.”

“O problema da Saúde não é de nomes nem da falta der repasse de recursos do governo federal. O problema é do modelo de gestão que foi implantado pelo governo.“O modelo é terceirizado. Até a demissão de secretário é terceirizada, o que deixa bem claro esse modelo”, afirmou hoje na Assembleia Legislativa o deputado Fernando Mineiro (PT)..

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Saúde

Comentários

  1. carlos eduardo diz:

    O medico tem credibilidade, não é doido nem burro. fez certo e talvez tenha dito em tom de brincadeira q nao daria entrevistas.
    A realidade é que o governo não governa para as prioridades. É caso de policia se construir um estadio onde se deixa gente morrer em macas nos hospitais sucateados.
    Pose e poder. No mais, esses cargos de confiança servem mais para botar alguns para servir de escudo, e outros para serem palhaços, Politica suja e nojenta essa.

  2. FERNANDO fF diz:

    O pior é que ela fingiu que não sabia de nada.Quem a conhece diz que isso é um comportamanto nrmal dessa senhora.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Como se pode fazer gestão dinâmica em Secretaria garroteada pelo Carlus Augustus ROSADUS ? A administração do RN está sendo feita nos moldes da Roma antiga, com o novo HERODES (Leia-se C.A) tocando fogo nos monturos do lixo administrativo potiguar. Será que vai haver capacidade de debelar o fogo, quando este sair do monturo e se espalhar por todo o estado, em forma de protesto, nos pleitos municipais, em que os Srs. Prefeitos apoiaram o blefe político chamado Rosalba Rosadus ?. Uma lástima, pois. Tenho dito.

  4. J.O.M diz:

    Carlos, você lembra no início do governo do casal Rosado e da prefeita de Natal Micarla de Sousa onde afirmavam que iriam adotar inicialmente um “choque de gestão” para controlar o orçamento e priorizar os investimentos?Acredito que não funcionou muito bem, se eles não cuidarem logo, daqui a pouco vamos todos ser eletrocutados. Pense!!! em dois modelos de gestão sem norte e que não disse pra que veio… Como dizia Cazuza “tuas idéias (verdades) não correspondem aos fatos, o tempo não pára… Eu vejo o futuro repetir o passado.
    Eu vejo um museu de grandes novidades “. Abraço amigo!!!

  5. expedito diz:

    RESUMO DA ÓPERA : A GOVERNADORA É RUINZINHA MESMO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.