• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 15/04/2021 - 08:38h
Insulinas

Diabéticos e hipertensos pedem agilidade e apoio públicos

O Blog Carlos Santos tem conversado há dias com componentes da Associação de Atenção aos Diabéticos e Hipertensos de Mossoró (AADHM) sobre algumas apreensões de seus componentes e familiares, em relação ao atendimento do município de Mossoró.

Ouvimos suas queixas e pedimos à Prefeitura Municipal de Mossoró para se pronunciar, em contraponto. É um segmento que lida com problemas seriíssimos, mas com expectativa de serem amenizados ou resolvidos. Abaixo, um relato que abrange todo esse quadro de dificuldades:

Carlos Santos, eis um breve histórico de nossos problemas e o trabalho que fazemos em busca de solução:

Associação quer ser ouvida e relata problemas(Foto: PMM/arquivo)

Associação quer ser ouvida e relata problemas(Foto: PMM/arquivo)

Em agosto do ano passado foi publicado no JOM (Jornal Oficial do Município) um protocolo determinando restrição ao fornecimento de insulinas de Ação Rápida (Novorapid) em 5 canetas; mas isso não chegou a ser colocado em prática, pois estava condicionado à criação do CAD (Centro de Atenção ao Diabético), no qual seria atendido por uma equipe multidisciplinar (endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, dentre outros); a razão de se atrelar uma coisa à outra se deve ao fato de, quanto mais bem assistido for o paciente diabético, maior a possibilidade de que o mesmo venha a necessitar de uma quantidade menor de insulinas para o seu controle glicêmico. Mas quem tem o poder de diminuir essa quantidade é tão somente o especialista endocrinologista, e prescrever em sua receita a nova quantidade;

Em 2014, julgando uma Ação Civil Pública, o então juiz Dr. Cornélio Alves determina a obrigação do Município para fornecimento das insulinas Lantus (similar à atual Tresiba, de ação prolongada) e Humalog (similar à Novorapid, de ação ultrarrápida); tal decisão foi ratificada por Acórdão do TJ RN em 2016. A compreensão é de que um protocolo não pode bypassar uma prescrição médica, nem mesmo uma lei, sequer uma decisão judicial, que é o caso.

Se o endocrinologista que acompanha o paciente prescreve 10 canetas, o paciente tem que tomar as 10, e essa quantidade tem que ser fornecida pelo Município; mas o médico que a gestão tem como assessor nesta questão afirma categoricamente que, ou muda o tratamento, ou busca outra solução; em se tratando de um médico, isso é estarrecedor, sem falar na quebra da ética, quando ele, médico, propõe alterar o tratamento de um paciente que nem seu é;

Iniciou-se uma série de reuniões presenciais, com participantes da gestão municipal e representantes dos diabéticos, da Câmara (Marleide Cunha e Larissa Rosado estiveram presentes), advogados, médicos; a primeira não ocorreu, ainda em fevereiro, sendo desmarcada na mesma hora da reunião, com os participantes dos diabéticos já presentes ao local (Centro Administrativo); a segunda (sendo a primeira a ser realizada) ocorreu em 01/03, e mais uma em 15/03; foi marcada a terceira reunião efetiva para o dia 29/03, e desmarcada alguns dias antes, alegando-se a pandemia; e de lá pra cá (um mês decorrido da última reunião), e continuamos sem discutir o assunto, numa clara protelação, o chamado “empurrar com a barriga”;

Iniciou-se a atual gestão e com pouco tempo, em fevereiro, houve falta da insulina Novorapid; dias depois o fornecimento foi normalizado, mas sempre dentro do limite das 5 canetas. Agora em abril faltou novamente a mesma insulina, o que permanece até hoje, ainda em falta. Hoje já recebemos denúncias sobre a falta da Tresiba, mas após tentar contato com o setor de insulinas, recebi mensagem no Whatsapp que as Tresiba estão sendo fornecidas. Sobre os insumos nenhuma informação foi prestada: glicosímetros e suas tiras, agulhas para as canetas, lancetas para perfuração;

O que entendemos, é que a gestão, através dos colaboradores do prefeito, está empurrando com a barriga, e certamente, não dando a mínima prioridade aos diabéticos, o que é uma enorme maldade, um crime, um verdadeiro decreto de morte para muitos.

A título de exemplo, citamos um ofício de nossa Associação de Atenção aos Diabéticos e Hipertensos de Mossoró (AADHM), fundada em 2004, solicitando audiência e protocolado em 04/03, às 10 hs., assinado pela servidora Raíssa, e até agora sequer um telefonema a Associação recebeu;

Cremos que o prefeito não tem ciência dos fatos que estão ocorrendo; nunca vi uma declaração dele neste sentido; espero que seja isso mesmo, porque se realmente for a conduta de que, sabendo, ele não se manifestar, fica, para os diabéticos, caracterizado um gesto de omissão, o que significaria, inevitavelmente, o discurso de campanha rasgado, decorridos 100 dias de gestão. Prefiro acreditar na hipótese de que ele não tem conhecimento de tudo.

Contamos, mais uma vez, com a colaboração do Blog Carlos Santos, no sentido de dar ciência ao prefeito da real situação dos diabéticos durante sua gestão.

O outro lado

Veja abaixo o pronunciamento da PMM, através da pasta da Comunicação Social, ouvindo a secretária municipal da Saúde, Morgana Dantas:

A Secretaria Municipal de Saúde implementou o protocolo em obediência a uma resolução publicada no Jornal Oficial do Município (JOM), em 26 de agosto de 2020. Por este instrumento, ficou limitada a distribuição da Insulina do tipo Novorapid a um total máximo de cinco canetas.

Morgana é titular da Saúde (Foto: PMM/arquivo)

Morgana é titular da Saúde (Foto: PMM/arquivo)

Afirma o decreto que: “Considerando que, a embalagem secundária do medicamento contém 05 (cinco) sistemas de aplicação preenchidos com 3 ml de solução injetável cada. A quantidade máxima permitida pela tabela do SUS para dispensação mensal também é de 05 (cinco) sistemas de aplicação. Caso o paciente necessite de 04 (quatro) ou menos unidades, a pessoa responsável pela distribuição poderá realizar o fracionamento do medicamento, de forma a contemplar a necessidade do paciente, atentando-se para fornecer, junto com o medicamento, a bula com as orientações de uso. Quando a bula do medicamento for um limitante, imprimir um exemplar para acompanhar o medicamento fracionado”, informa a publicação do JOM.

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde tem respeitado a mencionada resolução. Porém, também em total respeito à diversidade de casos de pacientes, a pasta analisa cada caso e atende a todos com as insulinas e insumos necessários.

O município jamais deixou de atender os pacientes cadastrados. Nos casos em que os pacientes apresentam a justificativa médica para o uso de uma quantidade acima de 5 canetas, a secretaria continuou fazendo a entrega das canetas extras.

Por fim, as questões pertinentes ao novo protocolo e a distribuição de Insulinas está sendo tratado junto aos endocrinologistas e representantes da Associação dos Diabéticos de Mossoró.

Mossoró, 14 de abril de 2021.

Assessoria de comunicação

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E assim constata-se que o problema de falta de insulina continua.
    Não cabe a descilpa de apenas 100 dias etc…
    A MESMICE CONTINUA!

    • Claudinei de Souza diz:

      Você deve ter tido uma frustração muito grande com a saída dos rosados da prefeitura, pois toda matéria você falar besteira nós comentários. Pense numa vida infeliz e frustrada.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Você porque acredita em propaganda acha que todos tem que acreditar.
        Quem mais nestes comentários aqui critocou a Rosalba? Tanto citiquei que não podia participar nem por telefone de nenhum programa de rádio. Procure se informar antes de emitir opinião.
        Não devia, mas vou lhe dizer.
        NINCA VOTEI NA ROSALBA E NUNCA VOTAREI.
        Agora não posso me calar quando constato que Mossoró trocou seis por meia dúzia.
        Cadê a transparência prometida nos palanques?
        A falta de medicamentos continua.
        HOJE FALTA INSULINA.
        Os gastos com propaganda são astrõnomicos. E é por causa desta propaganda massificante que você passou a ver ouro onde só existe bijouterias.
        Acorde! Não permita que façam com você o que fizeram com os alemães nos anos 30/40.
        Vamos viver dentro da realidade.
        Não podemos aceitar MESMICE.
        Mossoró precisa de um choque de realidade. E este choque começa por um pente-fino na prefeitura a fim de apurar tudo o que aconteceu nos últimos 12 anos. O mesmo deve ser feito na CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ.
        Ainda acha que sou Rosalbista?

  2. HUGMEIRE diz:

    Gostaria que todos olhassem para nós portadores da diabetes com um olhar mais humanitário,pois necessitamos de atenção,diabetes não é frescura e nem muito menos charme,é uma doença séria e que mata silenciosamente.Necessitamos de medicamentos,insumos e acompanhamento médico,e a Prefeitura de Mossoró e câmera dos vereadores está sendo omissa e não é de hoje,sinceramente me sinto totalmente desassistida em relação a minha doença e não vejo melhoras,entra gestão e sai gestão e o descanso e omissão continua o mesmo.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      “ENTRA GESTÃO E SAI GESTÃO E O DESCASO E OMISSÃO CINTINUAM,,,”
      Felizmente o mossoroense já percebeu que nada mudou.
      A mesmice continua. Só que agora maquiada com um popularismo chinfrim que só consegue enganar tolos que acreditam na estória da Cinderela.
      A pressão pela insulina é enorme.
      E como eles gemem quando o povo aperta, acredito que amanhâ o prefeito estará nos microfones das amplificadoras/rádios anunciando como mais uma das suas grandes realizações a chegada da insulina.
      A MESMICE CONTINUA!

  3. Lair Solano Vale diz:

    Como médico não endócrino fico admirado em não ler uma observação dos especialistas / Endócrinos , que trabalham ou não no serviço público. Precisamos ser mais atuantes e esclarecer bem a população em geral, acho que podemos contribuir bastante.
    Acho que existe PROTOCOLO da Sociedade Brasileira de Endócrino e o mesmo deve ser obedecido.

  4. Westerley Ramalho Cavalcante diz:

    A discussão do protocolo é urgente, assim como a instalação do Centro de atenção aos diabéticos. Uma informação básica para que se tenha uma idéia. Mossoró não possue um sequer endocrinologista atendendo na rede básica de saúde. Esse é só um dos absurdos enfrentado por diabéticos e outro pacientes que necessitam do atendimento do referido profissional. A insulina e uma medicação de uso contínuo e indispensável para o controle da diabetis sua falta ou limitação é um crime contra a vida do paciente. Ademais, existem decisões judiciais que obrigam a PMM a disponibilização de insulinas e insumos independente de protocolo. Se discordam que recorram.

  5. Fernando diz:

    Tem gente que não se conforma com a vitória do jovem prefeito . A serviço da oligarquia fica postando críticas à administração do rapaz.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Estão pensando que só insulina está faltando?
    Deixem de ouvir propaganda e passem na UPA SANTO ANTÔNIO com uma receita tentando receber um medicamento. Vão lá, vão.
    Medicamento que já faltava na administração passada continua faltando. Será que 100 dias não foram suficientes para fazer um levantamento do estoque de medicamentos?
    Belíssima administração…
    Á MESMICE CONTINUA.

  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Claro,óbvio e ululante, que a Prefeitura Municipal de Mossoró, tendo à frente o eleito Prefeito Allyson Bezerra, tem o dever adminstrativo QUANTO ÀS RESOLUÇÕES DEVIDAS À PRIORIDADE, mormente questões vinculadas aos diabéticos.

    Todavia senhores, venhamos e convenhamos, existem inúmeras outras prioridades, todas elas vinculadas à um orçamento por demais deficitário e já comprometido por demais. Mais ainda, em tempos de profunda crise econômica e sanitária diretamente vinculadas as manifestas irresponsabilidade do governo federal.

    Adite-se que, todo esse contexto administrativo, se faz e se da com menor arrecadação de impostos, declínio da atividade econômica e investimentos de toda ordem, dentre outras questões que direta e indiretamente comprometem a efetividade desse e de outros serviços que a Prefeitura Municipal é obrigada disponibilizar junto aos cidadãos munícipes do país de Mossoró.

    Ora, sabemos da nossa cultura do imediatismo, sobremodo natual conjuntura de crise sanitária derivada da PANDEMIA DA COVID-19, em que todos e todas, mais ainda as corporações, sindicatos e agregados de toda rodem, se arvoram prioridades reais e imaginárias, umas sobre as outras, que ao fim e ao cabo resulta numa disputa política sem precendentes…!!!

    QUANDO O IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, UM PRÉ-CLARO FRUSTRADO E RESSENTIDO, SUPOSTO JORNALISTA E ESCRITOR, SIMULACRO PIORADO DE CARLOS LACERDA, OUSA DIARIAMENTE ENCARNAR A FRASE… HAY GOVIERNO ??? SOY CONTRA…!!!

    Nesse contexto, devemos, tão somente, nos atermos aos fatos, por conseguinte, ignorá-lo olimpicamente, em suas repetidas aleivosias e catilinárias diárias…!!!

    Reverbere-se que, inclusive o editor deste Blog, por diversas vezes já se reportou quanto às inoportunas e desqualificadas intervenções do Douto Ignácio de Loyolla Brandão…no seu desditoso ocaso jornalístico..!!

    O mais, são cantilenas, discos arranhados e discursos oportunistas e fáceis de parte dos derrotados udenistas, e principalmente dos ressentidos de ontem , hoje e sempre…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      LAVE A BOCA PARA FALAR MEU NOME.
      Não quero manter com um trocador de palavras nenhum tipo de contato.
      Seu vocabulário é tão limitado que qualquer papagaio mal ensaiado usa mais palavras que você.
      Basta ver seus arremedos de comentários.
      Não entendo a OAB ainda não ter feito um revalida.
      Vá aprender quando usar mas ou mais.
      Mossoró já sabe quem é que..

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Quanto a continuar postando neste blog, faço isto não por mim, mas por milhares de mossoroenses que sofrem por conta de administrações desastradas e que não podem expressar o que sofrem.
        Enquanto meus comentários forem liberados eu estarei escrevendo e denunciando os erros de administrações que parecem disputar o título de pior administração da história de Mossoró.
        Mossoró já sabe quem é quem.
        Á MESMICE CONTINUA.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A juíza federal Luciana Alves, São João da Boa Vista (SP), negou pedido de auxílio emergencial a
    advogado.
    Fonte: Conjur.
    Quem pensa que por ter um canudo está acima dos demais mortais…
    A que ponto a corrupção levou a economia deste país.
    E ainda tem quem defenda corrupto e administrações sem transparência.
    O MUNDO É REDONDO E DÁ UMA VOLTA COMPLETA EM 24 HORAS.
    Cautela e chá de camomila…
    A MESMICE CONTINUA.

  9. FRANCIAURO DIAS DA SILVA diz:

    Gostaríamos dizer a Secretaria da Saúde Municipal que nobreza é reconhecer que não sabe e que precisa buscar ajuda para aprender! Humildade é a convicção e a certeza plena de que precisa das pessoas para ocar a pasta; que não é fácil! Um bom gestor ao tomar posse procura saber do tamanho e da grandeza dos problemas que o espera; e consequentemente busca aliados experientes formando o pilar para sustentar a Gerencia e tocas as metas. Secretaria Morgana, tivesse a honra e a satisfação inédita de gerir uma Reunião com os Endocrinologistas de Mossoró. Faltando apenas Gilka e Amora, que estavam doente. Cuja Reunião fora conseguida pela AADHM na minha pessoa com Drª Patricia Jovelina Chefe de Departamento do Curso Medicina e Coordenadora da Faculdade de Medicina de Mossoró. Portanto, AADHM foi criada para trabalhar em benefício do Diabéticos e Hipertensos de Mossoró juntamente com Os Endocrinologistas e a SMS/PMM. Secretaria a Lei Federal 11.347, DE SETEMBRO DE 2006, só tem validade para quem está inscrito em Programa de Saúde. Mesmo assim o Art 1º garante aos Diabéticos gratuitamente os medicamentos necessários e os materiais para o tratamento da condição e monitoramento da glicemia capilar. E O Art 6º da CF de 1988 garante o direito a saúde, educação, transporte, segurança, moradia, alimentação, etc. Morgana ainda tem para você CUMPRIR Uma Sentença Julgada pelo O Juiz Cornélio Alves e ratificada pelo TJ/RN em 2016; em favor as Insulinas e os Insumos. Secretaria! Não fale daquilo que não tem conhecimento de causa; para não colocar em cheque a Gestão do Prefeito Allyson que tanto prometeu em Campanha normalizar essa situação; que se arrasta, a décadas! Vocês estão dificultando o nosso acesso (AADHM) ao Prefeito. Secretaria tenha humildade! senão sabe e está difícil, busque ajuda de quem pode lhe ajudar e quem sempre esteve comprometido. Esqueça partidarismo. Inclusive nós da minha família votamos em Allyson e em meu cunhado que candidato a vereador junto com Allyson. Morgana! Sentença de Juiz, SE CUMPRE! Não tem questionamento; por que da cadeia!

    • Marco Limeira diz:

      Desde a gestão de Fafá Rosado que me manifesto na imprensa sobre a atenção não prioritária aos diabéticos de Mossoró. Todas as gestões, desde então, têm penalizado o diabético com a interrupção no fornecimento de insulinas e insumos para controle glicêmico.
      Cadastrados na Prefeitura de Mossoró, seja pelo uso de insulinas NPN e regular, através das UBS, seja pela dispensação dos análogos de insulinas (Tresiba e Novorapid) pelo Programa Doce Vida, somos mais de 7.000. Somos mais de 7.000 famílias que se incorporam ao sofrimento de sues diabéticos, dia após dia.
      Faço, então, alguns questionamentos à resposta da Secretária de Sa´de, através de sua Assessoria: (leia mais ……)

      • Marco Limeira diz:

        1. Porque a nota não menciona que a diminuição de insulinas previstas em tal “protocolo” está intimamente atrelada à implantação prática do programa Doce Vida e à criação do Centro de Atenção do Diabético de Mossoró (CADHIM, com o acompanhamento de equipe multidisciplinar ? Também a Secretária não se manifesta sobre a ausência de endocrinologista em atendimento ao diabético na rede pública municipal, especialista com registro no CREMERN, através do Registro de Qualificação e Especialização (RQE), obrigatório para o exercício da profissão de especialista. Somente o acompanhamento e tratamento de forma multidisciplinar e integral possibilitará o especialista perceber a necessidade de uma prescrição contemplando o uso menor de insulina. (leia mais …)

        • Marco Limeira diz:

          2. Porque a nota simplesmente transcreve o protocolo de agosto de 2020, num pouco criativo crontol C, control V, distanciando-se das argumentações. esse protocolo foi citado como “decreto”, e não se trata de “decreto”. Trata-se de um protocolo, que pode ser alterado da noite para o dia, e a qualquer hora ele pode ser revisto por outro protocolo. De qualquer forma, não é possível se sobrepor a uma lei, nem tampouco a uma decisão judicial, ratificada por um colegiado. Menciona, ademais, a limitação de insulas de ação rápida em 5 sistemas, baseando na “Tabela do SUS” e sequer menciona que fonte é essa Tabela do SUS. (leia mais …)

          • Marco Limeira diz:

            A nota ainda firma que “todos os pacientes” são atendidos conforme necessidade; que a PMM “jamais” deixou de atender os pacientes cadastrados; que os pacientes que necessitam de mais de 5 “continua” fazendo a entrega das canetas extras. Com relação aos termos “todos os pacientes”, “jamais” e “continua”, os mesmos não se aplicam á realidade. os pacientes não são atendidos, mesmo porquee hoje, dia 16/04 há falta de insulinas Novorapid e insumos, seja por indisponibilidade como pela quantidade insuficiente, raciocínio aplicável a tiras, agulhas e glicosímetros. (leia mais …)

      • Marco Limeira diz:

        O correto é insulina NPH.

  10. Marilene de Barros Pinheiro Paiva diz:

    Eis a questão meu caro Lair.

  11. Marilene de Barros Pinheiro Paiva diz:

    O diabético carrega uma carga de restrições que por si só o torna frágil e vulnerável. É necessário que as bandeiras dos direitos já adquiridos sejam respeitadas.

  12. Marco Limeira diz:

    Carlos, para finalizar meu comentário-testemunho: até o presente momento ocorreram duas reuniões (01/03 e 15/03).
    a terceira, marcada para dia 29/03 foi desmarcada poucos dias antes de sua realização. A nota emitida pela Assessoria da Secretária sequer toca no assunto de quando será a terceira reunião, já decorridos mais de 30 dias da última realizada, enquadrando nossos pacientes a um limbo temporal, que só traz angústia e sofrimento. E sobre informar que os endocrinologistas estão participando das reuniões de revisão do protocolo, a nota erra mais uma vez. O único médico que está sempre presente ás reuniões é um profissional, que dizem ser endocrinologista, e tem sido com ele as discussões sob o ponto de vista médico.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.