• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 25/09/2008 - 16:53h

Diário de Bordo (Eleições 2008) – 25

O guizo e os bichanos na atual campanha eleitoral

Tenho ouvido há semanas que "xis" candidato tem certo volume de dinheiro para gastar e conseguir vencer, nos últimos dias de campanha. A ladainha é antiga.

Em toda disputa eleitoral existe essa crença: os mais espertos e endinheirados decidem sua eleição na reta final. É uma questão cultural. Hábito mesmo.

Esse quadro me remete àquela estória infantil do guizo e do gato.

Numa assembléia, os ratos decidem seu futuro. Precisam retomar o direito à alimentação na casa, que passara a ser guarnecida por um felino mais do que atento. Um dos roedores apresenta idéia salomônica: "Vamos botar um guizo no pescoço do gato e toda vez que ele se movimentar, a gente saberá sua localização, dando tempo para pegar a comida"!

A proposição é recebida de forma efusiva com bravos, palmas, assobios e parabéns. Entretanto, um ratinho mais ponderado resolve fazer uma indagação crucial e necessária: "Quem vai botar o guizo no pescoço do gato"?

Neste ano, em que a Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e mais ainda as partes envolvidas nas campanhas estão atentas e equipadas, é uma temeridade repetir o que sempre se fez.

Qualquer pessoa medianamente bem-informada sabe que sempre tivemos vigílias nos bairros, com distribuição de feiras, telhas, tijolos e dinheiro "vivo". Havia a compra (do voto) ou pelo menos a tentativa desvairada de fraudar as eleições.

Diante do que já ocorreu até aqui na atual campanha no RN, é fácil identificar que o risco é altíssimo. Gente até com campanha praticamente decidida pode jogar tudo fora. Quem vai se arriscar?

Há meses eu escrevi e repeti, que a campanha seria desenvolvida numa atmosfera atípica. Estamos na era da arapongagem itinerante e universal. Qualquer indivíduo tem telefone celular com câmera fotográfica, de filmagem e microfone.

Todos estão sob vigilância. Não muitos bichanos passeando na área e não é fácil botar guizo em todos eles.

Quem avisa, amigo é.

Compartilhe:
Categoria(s): "Diário de Bordo" (Eleições 2008)

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.