• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/10/2010 - 10:46h

Distorções e preocupações no Bolsa Família

A propósito da postagem veiculada ontem, sob o título "Garibaldi defende continuidade com Dilma Roussef", o webleitor Kleverland Diógenes de Sousa tem um depoimento muito interessante.

Leia abaixo:

Prezado Carlos,

Eu tenho uma plantação de acerolas, pago oito reais a cada vinte e cinco quilos colhidos. Têm trabalhadores que colhem 150 quilos de acerola por dia e ganham 40/dia .

Só que na semana que o governo paga o Bolsa família os trabalhadores param de trabalhar e vão encher a cara dizendo que é Lulaque patrocina. Uma vergonha!

Kleverland Diogenes se Sousa- Webleitor

Nota do Blog – Meu caro Kleverland, o Bolsa Família tem uma inegável importância social, além de ter-se transformado na mais forte moeda eleitoreira da história política do Brasil.

Suas distorções precisam ser corrigidas, para que se transforme num programa-ponte, capaz de transportar o cidadão da miséria absoluta à autonomia.

Se essa "façanha" não for alcançada, certamente vamos ter num futuro bem próximo uma multidão de incapazes e indolentes, tão-somente.

O benefício de hoje pode ser o fracasso da nação, um pouco adiante. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Iris Maia diz:

    Infelizmente em todas as esferas, projetos ou qualquer nome que se queira dar, existe os que utilizam bem os recursos e outros não. Tenho um exemplo de um conhecido que trabalhava numa empreiteira da Petrobrás e apesar de baixo nível de escolaridade é muito intelingente e eficiente no trabalho de sondagem e com isso tinha um ótimo sálario, mas como tinha que pagar uma pensão alimentícia a uma filha do primeiro casamento no valor de R$ 900,00, que confirma o bom salário que este moço tinha, disse e fez, preferia saír do emprego para não pagar a pensão alimentícia e assim o fez. Conheço várias pessoas que conseguem utiliz\ar bem o bolsa família. Assim como conheço várias pessoas que utilizam bem bolsas para mestrado, dotourado, os mais variados projetos dentro das universidades, assim como sabemos que tem pessoas que se beneficiam de bolsas de universidade e com isso teriam um compromisso com a própria e quando obtem o título migram para uma outra, mas ninguém fala, ninguém reclama, porque o que me parece é que o que mais incomoda é quando se ajuda pobre. Quando prefeitos ou representantes políticos se vendem em troca de empregos ou mesmo dinheiro pode. Recebi ha poucos dias um e-mail que tinha um depoimento de um brasileiro que estudou na França e tinha bolsa auxilio de moradia para os estudantes que pagavam aluguel e um francês de classe média quando soube disse ficou muito feliz, porque não sabia que existia isso em seu país, mas alguns brasileiros ainda precisam muito desenvolver o espírito de solidariedade, até parece não entender que o caos social é construído na miséria e na má distribuição de renda que era tão gritante neste país, além de outros fatores, mas que é inégavel as muitas melhorias do governo LULA.

  2. Ocimar Medeiros diz:

    E o mais interessante é que as movimentações do PT são todas no horário comercial, com grande participação de populares que certamente não trabalham (nem o procuram) pra viver às custas de bolsas dadas pelo governo que garantem a sustentabilidade etílica da grande maioria.

  3. WILLIAM PEREIRA diz:

    Vergonha de quem? De Lula ou do cara que utiliza da mediocridade de argumentar um asneira desta. Trabalhador de vergonha só utiliza o Bolsa família quando a necessidade realmente exige. Canalhas em todo lugar tem. Tinha uma dondoca no interior do Estado que tinha até comercio e utilizava do bolsa família. Ele foi criado para as pessoas necessitadas e não para os canalhas que se dizem trabalhador. Dica: contrate trabalhadores de verdade que não tenham bolsa família e esses ganham 40 por dia x 6 = na semana 240,00 x 4 semanas ao mês = R$ 960,00 não deveriam ter o bolsa familia e convenhamos juntar 150 quilos de acerola num dia dá um trabalho danado, será que é justo esta quantia? Cubra o salário familia. Quem faltar demita.

  4. antonio pedro da costa diz:

    Uma minoria desse querido Brasil ainda não suporta constatar que o tempo da escravidão passou e que no Governo Lula os pobres tiveram por fim, a oportunidade de escolher de barriga cheia os destinos do Brasil. Pois antes, a fome era determinante e a comida era moeda de troca em épocas eleitorais. Somente em épocas eleitorais a casa do pobre era visitada e sua família presenteada com as feiras, remédios, dentaduras, alpercatas e cortes de chita pra o vestido da mulher ir dar o voto aos letrados, ricos fazendeiros. Esse negócio de pobre ter a barriga cheia durante o ano inteiro era um perigo para os poderosos, o que efetivamente se confirmou com a chegada do operário metalúrgico, nordestino e semi-analfabeto ao poder. Perderam o controle do poder político e ainda por cima os fazendeiros, comerciantes e outras categorias empresariais deixaram de ter à sua disposição à mão de obra faminta e semi escrava que se sujeitava à estafante jornada de trabalho por um prato de comida de péssima qualidade para os filhos, quando muito. Quantas vezes não vi meu pai, homem trabalhador, que jamais soube o que seria um mês de férias na vida, mãos calejadas do trabalho pesado de sol a sol, dizer que seu maior sonho era oferecer três refeições diárias aos seus filhos. Tempos que se Deus e a sabedoria do povo quiserem, não voltam mais. Pode até haver alguma distorção nos progrmas sociais do Governo Federal, o que é natural em toda atividade humana, mas mesmo assim, infinitamente melhor do que a ausência de comida na panela de tantas famílias, como no passado.

  5. geraldo Fagundes diz:

    Esse programa quando começou sob a iniciativa do então ministro Cristovam Buarque durante o governo de FHC, tinha como objetivo único, entregar uma quantia mensal as mães cujos filhos frequentassem as escolas, com a devida comprovação da direção do estabelecimento. Quando Lula assumiu, o programa tornou-se eleitoreiro e as crianças ficaram sem a obrigação de frequentarem as aulas.
    A meu ver e de muita gente informada, com essa desastrosa mudança, posso afirmar que o atual presidente deu dois tiros no pé:

    O primeiro, fazendo com que a exigência da educação de crianças e jovens fossem para o espaço. Isso, interessa muito aos políticos do Brasil e ele sabe muito bem disso, mesmo sabendo que quando era oposição seu discurso era contrário.

    O segundo, viciou os trabalhadores a receberem dinheiro sem a necessidade da troca de mão de obra.

    Lembro quando o Ministro implantou esse projeto, Lula disparou imediatamente a sua “língua metralhadora” dizendo em toda entrevista que “no meu governo eu não vou dar o peixe e sim a vara e os ensinamentos para o povo pobre pescar”.

    Concordo plenamente com o leitor Kleverland. Tenho uma propriedade no municipio de Upanema e antes do Bolsa Familia era facílimo encontrar trabalhadores para trabalhar nas atividades rurais. Hoje, tenho que sair de casa em casa implorando a alguns para fazerem qualquer tipo de serviço. Seja leve ou pesado. É muito comum chegar na casa dessas pessoas hoje e encontra-los deitados numa rede se balançando ou enchendo a cara de cachaça.

    Essa atitude do atual presidente em mudar o plano, está fazendo com que ninguém mais queira trabalhar. Inteligente Carlos Santos quando diz que “O benefício de hoje pode ser o fracasso da nação, um pouco adiante”. Eu endosso as suas palavras dizendo que esse “pouco adiante” já é realidade.
    Kleverland e outras pessoas que precisam de trabalhadores são testemunha disso.
    O pior disso tudo é não existe nenhuma luz no fim do túnel. A prova maior é que os candidatos já bateram o martelo quanto a continuidade do Bolsa Família.
    Eu particularmente comparo esse programa com aqueles pedintes de porta em porta na hora do almoço. Se tem quem dê a comida, trabalhar pra que? Experimentem oferecer um emprego aos pedinte e ouçam as respostas deles.

  6. itamar de sousa diz:

    o bolsa familia e um programa de distribuiçao de renda provisorio,quanto a sua fiscalizaçao,fica a cargo das sacretarias de assistencia socia s das prefeituras,camaras municipais,qualquer cidadao que ver irregularidades,pode denuciar,fazendo isso ,com certeza estar sendo justo,porque sò quem jà amanheceu o dia ,e sentiu dificuldades p dar de comer aos seus filhos,sente amais o alcançe desse programa ,quanto aos desvios, de quem o recebe,isso tambem,se deve muito a honestidade de cada um, ademais,quantos trabalham a semana toda,recebem seu dinheiro suado,e ,ao invés de levarem comida p casa,gastam todo o dinheiro em vicios,e os filhos ficam com fome,o governo está fazendo a sua parte,já deposita esse dinheiro em nome da mulher!e mesmo com todo esse cuidado,as crianças ainda passam fome,…è uma pena!!!

  7. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Como se denota de alguns “sábios comentários postados por eminentes cidadões(ães)” Web-leitores(as), a empedernida e histórica cultura da ignorância política dos brasileirios afeta, inclusive, muitos que oportunizaram acesso aos bancos escolares, porém, como se constata não tiveram oportunidade de conhecer ou não quizerem se informar sobre o efetivo processo de formação social, econômica e política da sociedade, do povo e da nação da terra brasilis.

    Os rotundos, desavisados, desinformados e muitas vezes raivosos comentários contrários ao bolsa família, apenas evidenciam e assomam aos olhos de qualquer cidadão minimamnete conciente do nosso processo histórico, o quão, ainda em pleno século XXI, vivenciamos as nossas relações em sociedade sob um viés eminentemente escravocrata.

    Os “argumentos” dos que são contrários ao bolsa família são inúmeros, são os mais variados, assim como, todos destituídos de um mínimo que se possa exigir de ponderação, equidade e lucidez social e política.

    Essas mesma pessoas e esse mesmos cidadãos não lembram ou não querem lembrar, quando em épocas não taõ distantes, de
    fato, a miséria e exclusão sob a qual milhões de brasileiros viviam submetidos sob o tacão do paternalismo, do fisiologismo e do clientelismo eleitoral.

    quem não lembra da distribuição de feirinhas e de enxolvalzinvos (Vide a política de JOSÉ PEPINO CULATRA MAIA) e outras quinquilharias mais, distribuídas durante as madrugadas do dia 14 para o dia 15 de novembro em todo o nosso país, especialemnte no semi-árido nordentino, e, não esqueçamos sob o pré-requisito de ter por parte do eleitor, a disponibilização do seu título pra´que o cabo eleitoral da època, pudesse efetivamente controlar o resultado prático da troca do voto pelas famigeradas feirinhas, que, me parece infelizmente ainda saudosas pra´alguns brasielrios ditos informados/alfabetizados.

    Quando alguns chamados intelectuais e (ou) cidadãos ditos albetizados/informados, têm a fleuma e a pachorra de denominar o bolsa família de bolsa esmola e (ou) de bolsa eleitoreira, ou estão declaradamnete exercitando a ignorância e a má fé ou se aprofundando em seu perfil político/ideológico escravocrata.

    Qualquer cidadão consciente do nosso processo histórico, sabe que, no âmbito de qualquer sociedade complexa permeada de riquezas e contradições desde o seu nascedouro como a nossa, repise-se, sabe que a dinâmica do processo de transformações social e, sobretudo cultural, é necessariamente lento, e que, galvanizá-la sob o verniz de uma nova e revigorada realidade social e política é uma demanda que leva algumas décadas para que efetivamente se concretize.

    O mais são “argumentos” que possuem um verniz aristocrata permeados pela nossa reconhecida cultura do individulismo a qualquer preço e da mais valia tão afetos a nossa histórica e comprovada visão excludente de modelo de sociedade.

    Por último que, parabenizar e ressaltar as escritas palavras do Dr. ANTONIO PEDRO.

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. geraldo Fagundes diz:

    O primeiro brasileiro a se posicionar contra o Bolsa ESCOLA, repito, O BOLSA ESCOLA, foi o atual presidente do Brasil, Sr. Luis Inacio Lula da Silva e logo em seguida, todos os seus seguidores. Hoje, estão brigando pela continuidade. O Sr. Carlos Santos que muito entende de politica e com sua boa memória, creio que lembra desse episódio. Diga-se de passagem, tudo, o PT condenava absolutamente tudo que os governantes anteriores faziam ou fizeram. Só escapa da língua dele Pedro Alvares Cabral, o descobridor. Digo mais, a impressão (para os idiotas) que se tem ao ouvir um discurso de Lula é que antes dele assumir o poder, o Brasil era uma aldeia de índios, longe de ser uma favela.
    O Plano Real por exemplo, nunca foi citado por ele, enquanto que o mundo todo sabe que o Brasil de hoje é consequencia daquele plano. Não importa de Itamar ou FHC. Muitos tentaram conter a inflação. Eles conseguiram assim como poderia ter sido o Collor, o Sarney, etc.
    A grande mágoa que o PT tem de FHC é que o FHC deu duas grandes chibatadas (derrotas) em Lula. Doeu tanto que JAMAIS os Petista esquecerão. Fazer o quê?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.