• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 09/10/2015 - 21:22h
Audiência Pública

Documento sintetizará projetos à interiorização do Turismo

Foi de pleno êxito a audiência pública sobre “A interiorização do desenvolvimento e do turismo no RN”, promovida pelo mandato do deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, com suporte da Assembleia Legislativa, à manhã de hoje no Auditório da Governadoria (Centro Administrativo, em Natal.

Souza propôs, ao final, sistematização do que já existe feito ou em andamento no Estado, Sebrae, Fiern, Sebrae, prefeituras, OnG’s,  Fecomércio, associações de municípios e iniciativa privada, para que o documento sirva de embasamento para políticas públicas comandadas pelo Governo Estadual. “Assim, teremos meios para adiantarmos ações que interiorizem o turismo de forma ágil e técnica”, afirmou.

Vários setores participaram dos debates e documento será formalizado (Foto: Seturn)

A subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, representou o titular da pasta, Ruy Gaspar, que se encontra em ação promocional dos destinos potiguares na Itália. Ela frisou a ampla divulgação dos cinco pólos turísticos nas diversas feiras e eventos do setor e salientou a importância de melhor sintonia entre as esferas do poder público, instituições privadas e organizações.

Plano de Desenvolvimento

“O turismo acontece pela sintonia e integração. Municípios e regiões turísticas devem acompanhar e se apropriar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo (PDITIS), elaborado de maneira participativa e aprovado pelos conselhos regionais de cada pólo”, disse.

Assim, será possível “angariarmos recursos com o Governo Federal. E a sociedade civil, instituições de ensino, iniciativa privada e o legislativo também podem dar suas contribuições”, ressaltou.

Outro fator importante levantado no discurso foi a elaboração do Plano Estratégico e Marketing Turístico do RN, também de forma participativa, com foco no potencial das regiões e de como o Estado deve se posicionar nacional e internacionalmente frente a esses atrativos. Esse plano será confeccionado pela empresa americana de consultoria Solimar, cuja ordem de serviço deve ser entregue nas próximas semanas. Será uma realização com recursos do RN Sustentável.

A presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Aninha Costa, lembrou o resgate da presença do RN nos principais eventos do turismo, sempre divulgando os cinco pólos, a exemplo dos amplos painéis instalados no Aeroporto Internacional de Campinas (SP), além da elaboração de roteiros também contemplando cidades de todos as regiões do Estado e divulgados no Brasil e no exterior.

Helder Maranhão, da Federação das Indústrias do RN (FIERN), falou sobre a industrialização descentralizada e criação de parques tecnológicos no interior do RN. também elogiou Souza por ter feito discurso que está em sintonia “com o que a Fiern traz”.

Proadi

Ana, Solange, Souza, Otomar e prefeito Nivaldo em audiência (Foto: Assessoria)

Otomar Júnior, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, anunciou que a pasta dá suporte ao setor turístico. Apontou caminho para apoio ao microempresário em todos os setores, criação de parques tecnológicos e dinamização do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) para alargar a capacidade empreendedora potiguar.

O prefeito do Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), defendeu “a materialização de projetos turísticos”. Lembrou, por exemplo, do Lajedo de Soledade, que precisa ter maior apoio para virar algo de aproveitamentos contínuo.

George Gosson, em nome da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do RN (FECOMÉRCIO/RN) ressaltou a importância da iniciativa de Souza. E destacou que a Fecomércio tem feito pesquisas que apontam potencial turístico do interior, mas apontando necessidade de profissionalização e integração entre os mais variados segmentos.

Yves Guerra, do Sebrae, dissertou sobre experiências vitoriosas da entidade, em várias regiões do estado, capacitando setores como de hotéis, restaurantes e outros da cadeia turística.

Participantes

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Souza, a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, que representou o titular da pasta, Ruy Gaspar; presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTURN), Aninha Costa; o gestor de turismo do Sebrae/RN, Yves Guerra; o prefeito de Baía Formosa, José Nivaldo de Araújo Melo; o secretário adjunto de Desenvolvimento, Otomar Cardoso Júnior, o gerente do Espaço Empresarial da Fiern, Helder Maranhão; George Gosson, da Fecomércio/RN; e, representando a senadora Fátima Bezerra (PT), o ex-deputado e assessor Júnior Souto.

Os jornalistas Leonardo Souza (InterTV Cabugi) e Mauricéia Cavalcante (TV Tropical) foram convidados e fizeram exposição de trabalho de divulgação do RN que têm realizado nas respectivas emissoras. Leonardo, com o novo programa Rota InterTV, há seis meses no ar, e Mauricéia com o RN Turismo, já com 12 anos de atividades.

Vários outros prefeitos, secretários municipais de turismo e empresários do setor compareceram ao evento.

Com informações da Assessoria de Souza e Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Deputado Souza
    Ações práticas, deputado. Como oferecer redução de 50% nas diárias dos hotéis ao pessoal da terceira idade nos períodos de baixa estação. Por que não reduzir as diárias nos meses de março, abril, maio, agosto, setembro e outubro? Mas isto não é feito.
    Conscientizar os donos de restaurantes, lanchonetes, bares e barracas de praia que turista não é otário. Ele paga o preço abusivo, mas não volta e recomenda em sua cidade a todos os seus amigos e conhecidos a não visitarem o destino turístico onde foi tratado como trouxa.
    Cursos de inglês e espanhol gratuitos devem ser oferecidos aos candidatos a guia turístico e aos motoristas de taxi que se interessem em trabalhar nesta área. Isto além de aulas de relações humanas e de conhecimento da história da região. E o mais importante, aplicar um teste vocacional em todos os candidatos a trabalhar tendo contato direto com os visitantes. Não é possível se imaginar um guia turístico impaciente e desconhecedor dos fatos da sua região. Apenas saber mostrar os dentes não é suficiente.
    Segurança é um item que deve ser tratado com muita atenção. O que mais o turista deseja é segurança. Um turista que seja assaltado ou sofra qualquer tipo de violência resulta no afastamento de centenas de outros turistas. Segurança é fundamental em qualquer projeto para alavancar o turismo.
    Certamente todas estas minhas sugestões são do pleno conhecimento de todos os participantes desta audiência pública. Só que nunca observei nas minhas andanças elas sendo postas em prática. É a velha história do sabe, mas não faz. Igualzinho a escovar os dentes com a torneira aberta…
    O Rio Grande do Norte precisa melhor explorar todas as suas potencialidades turísticas E tudo com o maior respeito ao turista.
    Deputado Souza, parabéns pela iniciativa de realizar este encontro.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FOI! KKKKKKK

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.