• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/08/2021 - 08:44h

Drama global no acesso às vacinas

Por Ney Lopes

Um dos maiores dramas que vive a humanidade não é a pandemia, mas sim o fato de que os países ricos têm 15% da população mundial, porém concentram 45% de todas as doses disponíveis.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção e combate contra doenças.

É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem.

Município avançou em cobertura, mas depende de novos lotes (Foto: Allan Phablo)

Países de alta renda compraram mais de 50% das vacinas (Foto: arquivo/Allan Phablo)

No caso brasileiro, o governo tem o dever de incentivar a aplicação do imunizante e torná-lo disponível. Isso porque o Artigo 196 da Constituição Federal determina que saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

O Estado tem obrigação constitucional de implementar políticas sociais que visem à redução do risco de doenças

No mundo há situações inacreditáveis. No Chade, por exemplo, não é possível sequer vacinar médicos e enfermeiros que trabalham na linha de frente.

A OMS informa que os países de alta renda compraram mais de 50% de todas as vacinas. Nações como Burkina Faso, Eritreia, Vanuatu, Burundi e Tanzânia ainda não começaram a vacinação.

O cenário preocupa.

A lenta vacinação pode prolongar a pandemia no mundo.

Os grandes laboratórios afirmam que seria possível imunizar a maioria da população mundial até o fim de 2021, mas especialistas alertam que países mais pobres podem conseguir terminar a inoculação apenas em 2024.

 O cenário favorece o surgimento de novas variantes, mais contagiosas e letais, como as cepas identificadas na África do Sul e na Índia.

As causas para a desigualdade no acesso às vacinas são muitas. A primeira, mais óbvia, é de ordem econômica, causando problemas também de infraestrutura e distribuição

A logística é um grande entrave. As vacinas que usam RNA mensageiro (como Pfizer e Moderna) são muito eficientes e muito seguras. Mas são difíceis de fazer, armazenar.

Um estudo publicado em março na revista Science afirma que investimento extra no desenvolvimento e aplicação de vacinas poderia ter economizado trilhões de dólares em todo o mundo.

De acordo com o estudo, se os governos tivessem investido para acelerar as campanhas em três meses, US$ 700 bilhões seriam economizados – ou US$ 1,3 trilhão, se forem contabilizados os custos de saúde, em um cálculo conservador.

Talvez, na história mundial, este seja o momento, em que a solidariedade entre os povos seja a única forma de minimizar os males trazidos pela catástrofe da pandemia.

Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.