• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 18/09/2016 - 03:41h

E como dói!

Por Albert Dines

A Nova República não caiu , sequer começou. O temperamento de Dilma Roussef mostrou que ela é ingovernável, incapaz de controlar seus maus bofes. Caiu quando já não tinha mais nada a oferecer ao país. Caiu clamando vingança.

No último minuto , enquanto Temer oferecia pacificação e união, ela levantou o sabre. Conseguiu fracionar o país novamente.

Quem garante é um filósofo, Renato Janine Ribeiro, com uma curta experiência como ministro da Educação no governo Dilma Rousseff: “Acabou o Fla-Flu”.Para Janine, PT e PSDB já não servem para a política, esgotaram-se de tanto vociferar. O coadjuvante (PMDB), como nas piores peladas , levou a bola para casa.

“Partidos rachados conseguem propor um futuro?” Partidos rachados conseguem ao menos montar um simulacro de sustentabilidade e confiança? Os dois , PT e PSDB saem de língua de fora.

Mudar foi bom, mas não o suficiente, não foi legitimado por um voto e sim por um golpe. Renato Janine Ribeiro pergunta, que horizonte temos hoje?

Ninguém ganhou com a destruição dos dois partidos social-democratas que não conseguiram dialogar enquanto o Brasil naufragava nos últimos anos. O filósofo sabe que ambos não perceberam o tamanho do desastre. Nós , brasileiros, vamos descobrir na pele, nos próximos penosos meses.

O último capítulo do julgamento mais importante deste século XXI mostrou a face obscura e rasa do Brasil levando o país a extremos de vergonha e orgulho , dúvida e certeza. Traição, golpe, farsa, acusações, ofensas, Deus no meio de tudo, até Jesus Cristo baixou no Congresso.

day after

No final , a imensa tristeza sobre o que o futuro nos reserva. Qualquer que fosse o resultado nos deixaria num beco penoso. Nem Chico Buarque ali presente nos deu a certeza de seu canto , ” apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”– no caso de Chico, o alvo seria Temer. Não há nada a comemorar.

Palavras, mentiras, dúvidas, suspeições, o capítulo final terminou sem nenhuma grandeza, talvez só o suicídio de Getúlio ou a cicuta de Sócrates salvaria esta semana para a História.

Este “day after” é ainda mais árido do que o vivido pelos brasileiros no final das Olimpíadas.

A reconstrução do gigante adormecido vai levar tempo e custar muitas ilusões, ceifando parte dos sonhos imaginados quando o Brasil era grande e beirava o Primeiro Mundo.

Caímos, julgamos, acusamos, este capítulo final não teve vencedores nem heróis,  não temos líderes nem carismas, acordamos no ponto morto, cansados de tentar arrancar durante tanto tempo.

Encolhemos, vai ter trabalho, muito trabalho, para voltarmos ao ponto zero.

Aquele Brasil grande que sonhamos é apenas um retrato na parede e nas capas das revistas estrangeiras. E como dói.

Alberto Dines é jornalista, escritor e co-fundador do Observatório da Imprensa

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Acordamos em ”ponto morto” coisa nenhuma. A ”coração valente” engatou a marcha ré em 2014 e até agora ninguém conseguiu mudar de marcha. Está emperrada. Agora, a preocupação de todos é olhar pelo retrovisor no sentido de desviar o gigante adormecido para não ”bater” na Venezuela.

    Mais: apenas os desinformados achavam que o brasil beirava o primeiro mundo. Nunca beirou e poderá ate beirar, caso haja uma mudança radical de A a Z. Isso vai demorar seculos. Do jeito que está, só com a ajuda do telescópio Hubble o povo brasileiro consegue avistar o primeiro mundo.

    Para os informados e civilizados, isso dói. Entretanto, 99,99% da população não está nem ai, não dói. E doía, caso lhes faltasse o ”circo” e as tecnologias avançadas e inventadas apenas no…primeiro mundo.

    ”Circo” e tecnologias avançadas inventadas apenas no primeiro mundo. O resto é secundário.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O cientista político, sociólogo, antropólogo, filósofo, economista e, em fim, o sabe tudo de todas as coisas Dr. JOÃO CLÁÚDIO em mais uma inequívoca demonstração de bizarrice, estupidez, ignorância, alienação e falta de bom senso, inclusive de humor, quando de mais uma eloqüente investida em seu mundo fascista e farsesco tão manifesto, na alma e no corpo do que o próprio entende como comentários.
    O fato me faz lembrar e muito, do Grande escritor e semiólogo UMBERTO ECO. Pilar internacional de toda uma disciplina, a Semiologia, que marcou os estudos de Comunicação no mundo, Eco também legou à humanidade um imenso e singular legado sobre estudos de estética. Eco foi antes de mais nada um intelectual brilhante e reconhecido por sua obra sobre a estética medieval e sobre a filosofia da arte. Nascido em Alexandria, nas imediações de Turin, em 1932, diplomou-se em Filosofia em 1954 na Universidade de Turin. Sua formação diz muito: discípulo do grande filósofo antifascista Luigi Pareyson, defendeu uma tese de fim de estudos sobre Thomas de Aquino, que seria publicado dois anos mais tarde sobre o nome O Problema Estético em Tomas de Aquino.
    Quanto aos temas relacionados ao desenvolvimento da comunicação e, sobretudo da comunicação em tempo real facultada e disponibilizada à grande massa e à todos quantos queiram emitir suas opiniões sobre os mais diversos temas e assuntos, o escritor italiano nos deixou uma assertiva por demais contundente acerca de grande parcela dos comentaristas e comentários escritos e emitidos através de redes sociais e da internet, vejamos:
    “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.
    O que automaticamente, também, me faz lembrar outro escritor russo chamado Leon Tolstoi que tão sabiamente afirmava:
    “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.”
    No caso do idiota, midiota e rotundo imbecil de aldeia chamado João Cláudio, deveras, denota-se não saber o mesmo, de forma nenhuma pintar sua aldeia, seja em que sentido for e (ou) se aplique à temática supostamente desenvolvida pelo dito Web-leitor e pretenso comentarista.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. João Claudio diz:

    A grande revolta e os principais motivos pelos quais TODOS os PTralha$ (sem exceção) saem disparando munições em todas as direções são:

    1) O PULHA e LADRÃO Zé Dir$eu, ainda considerado por ”eles” como ”guerreiro e herói’ KKKKK, está trancafiado, enjaulado, vendo o Sol nascer quadrado todos os dias, sem comunicação com o mundo exterior, comendo quentinha e cagando de cócoras. Para o bem da sociedade honesta, esse elemento tem que permanecer preso por vários e vários anos. Isso é fato, e dói muito.

    2) A tão adorada, ”salve salve a torturada” e ”coração valente”, faz parte da quadrilha, fez parte do mutirão que quebrou as duas pernas da Petrobras, afundou e envergonhou o país no exterior, desempregou milhões de brasileiros, fechou fabricas e comércios, etc. Foi ”impichiada”. Levou um Senhor pé na bunda. Isso é fato, e como dói.

    3) De tanto roubar e insistir em fazer o povo de trouxa, o partido ”deles” tornou-se o mais corrupto e desacreditado do MUNDO. Está se ESFARELANDO de norte a sul do brasil. Isso é fato, e dói demais.

    4) O 2º Messias enviado por Deus; o salvador da pátria; aquele que prometeu acabar com a fome no mundo; aquele que sempre esteve ao lado dos pobres; o sindicalista que virou presidente e o ”comandante máximo” que orquestrou e CHEFIOU a maior quadrilha de BANDIDOS do planeta, DESDE 2003, está com os seus dias de liberdade contados. Se não fugir do país rapidamente, a Jararaca sem Rabo será hóspede permanente do XERIFE. Para ”eles”, além de muita dor, é o fim da picada.

    Eu não defendo e jamais defenderei ladrão porque não sou CONIVENTE com nenhum deles. Muito pelo contrário. Eu meto o cacete em todos. Seja um pé descalço, seja no presidente da republica. Isso é fato e chateia muito os PTralha$, a ponto ”deles” disparem munições em todas as direções.

    Concluindo, eu não sou idiota. Entretanto, eu acho que é melhor ser taxado de idiota que ser taxado de CONIVENTE com uma quadrilha de BANDIDOS.

    Sobre o fato do PTralha furioso fazer constar o numero da OAB em todos os seus comentários:

    a) Isso significa dizer que está fazendo propaganda a procura de clientes neste blog? Eu tenho certeza que não vai conseguir. Dizem que, a porta de uma delegacia é o endereço mais indicado e apropriado.

    b) É uma forma de mostrar aos leitores e comentarista que é… advogado???? E os engenheiros, médicos, odontólogos, professores, escritores e tantos outros profissionais que concluíram o curso superior e comentam aqui todos os dias, por que não fazem o mesmo? Por que não escrevem o nome da sua profissão no roda pé dos comentários? Porque não são RI-DÍ-CU-LOS, claro!

    c) Mas, PTralha$ precisam ser tão ridículos assim? Eu acho que sim, caso contrario, já teriam tomado ”Chá de Simancol”. Inclusive, esse OAB no rodapé nos comentários, já foi motivo de chacota em todos os blog’s da cidade. Isso é fato e ele nunca se mancou, ou melhor, tomou o chá.

    Pensando bem, imagine se o PTralha fosse um engenheiro da NASA. Nooossa! Deus nos acuda.

    Hoje, segunda feira 19, teremos mais novidades sobre o ”comandante máximo” do sub mundo do crime praticado em Corrupinópoles.

    Aguardemos a fala do verdadeiro ”cara”, o XERIFE, o paladino que colocará o cara de… pau atrás das grades.

    É apenas uma questão de tempo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.